sexta-feira, 8 de abril de 2011

Bairros de Fortaleza: Vila União

Fortaleza - 285 anos 

O bairro Vila União foi fundado pela prefeitura de Fortaleza em 23 de agosto de 1940. O lugar  hoje chamado Vila União, já foi denominado de Barro Preto. Aqui eram terras de propriedade da Sra. Maria de Conceição Jacinto, natural da cidade de União, hoje Jaguaruana. Em 1938 as terras foram vendidas  para o Dr. Manoel Sátiro, que loteou as terras e batizou o loteamento de Vila União. 


Final da Avenida Luciano Carneiro, a principal via do bairro, antigo acesso ao terminal de passageiros do Aeroporto Pinto Martins. 
A linha férrea  que corta o bairro liga a Parangaba ao Mucuripe. Foi construída em 1942.



O largo foi construído em 1965,  na gestão do prefeito Murilo Borges. Quando da inauguração do Aeroporto e da Avenida Luciano Carneiro, passou a ser chamada de Praça do Vaqueiro, por conta do monumento que existia no local. Em 1982 passou a ser chamada de Praça Brigadeiro Eduardo Gomes. 
 O lugar que já foi movimentadissimo, com pontos de taxis, restaurantes, lanchonetes, estacionamento de veículos, agora está vazio. é um lugar bonito, arborizado e agradável, mas que não conta com nenhum equipamento que atraia a presença de público. 


Depois da inauguração do novo terminal de passageiros em 1998, o antigo espaço passou a funcionar como  Terminal de Aviação Geral (TAG), onde opera a aviação de pequeno porte (aviação geral, executiva, táxi aéreo).



Monumento ao Vaqueiro fica na praça Brigadeiro Eduardo Gomes, bem em frente ao antigo aeroporto. Na escultura do artista plástico pernambucano Corbiniano Lins, um vaqueiro montado em seu cavalo domina um grande boi, ladeado por um cachorro. 
Corbiniano Lins também é o autor da Estátua de Iracema, no Mucuripe, e da Mulher Rendeira, no Centro. Como muitos outros na cidade, este monumento também está relegado ao abandono, pichado, quebrado, deteriorado. 

 A placa indicativa do monumento já diz tudo sobre o estado em que se encontra o conjunto.

 A Lagoa do Opaia é mais recursos hídrico poluído e com a qualidade da água comprometida.
 Não há equipamentos de lazer na lagoa nem no seu entorno, apenas ambulantes e bares 
improvisados. 


A beleza cênica não esconde os problemas ambientais que afetam a Lagoa da Opaia, situada nas imediações do Aeroporto Pinto Martins 

O único equipamento de lazer que localizei na lagoa do Opaia foi o modesto parquinho.

 Praça Jorge Vieira, inaugurada em 8 de novembro de 1968. 


Fica localizada entre as ruas Lineu Jucá, Almirante Rufino, Alberto Montezuma e Jorge Acúrcio. É conhecida como Praça da Igreja. 
O logradouro foi recuperado em parte, recentemente, por iniciativa da população com o apoio do pároco da Igreja.

 A Paróquia Jesus Maria José, foi fundada na mesma época da praça. Fica na Rua Montezuma, 473, Praça Jorge Vieira. 

o antigo Clube Vila União fica em frente a praça Jorge Vieira. 


Enfrentando dificuldades desde a década de 1980, com o declínio dos clubes sociais, o Vila União Atlético Clube é mantido pela população e sobrevive com a realização de eventos voltados para a comunidade.

Moderno shoping center na Avenida Luciano Carneiro



O Gabinete da prefeita funciona na Avenida Luciano Carneiro desde a década de 1990, quando o então prefeito Juraci Magalhães transferiu a sede do poder municipal, do centro  para o Bairro Vila União. 



O Hospital Infantil Albert Sabin – HIAS,  Foi inaugurado em 26 de dezembro de 1952 como Hospital Infantil de Fortaleza (HIF), com a competência de abrigar nas 03 enfermarias, crianças doentes provenientes principalmente do interior do estado.
 A iniciativa foi considerada pioneira, pois, até então, não existia em funcionamento no Ceará nenhuma unidade hospitalar voltada exclusivamente para o atendimento às crianças. 
Uma nova unidade foi inaugurada em 1976 e, em 17 de julho de 1977 por ocasião da visita do Dr. Sabin ao hospital, o governo decreta a mudança de HIF para Hospital Infantil Albert Sabin. 
Hoje o hospital tem uma média mensal de 650 internações, 20 mil consultas, 30 mil exames laboratoriais e 350 cirurgias. O corpo clínico é composto por quase 300 médicos, e cerca de 1.300 funcionários, entre servidores do estado e terceirizados.
Fica na Rua Tertuliano Sales, 544. Alguns sites de localização dão o Albert Sabin como localizado no bairro Parreão.

fontes:
Diário do Nordeste
O Povo
Wikipédia
página do HIAS  
fotos de abril/2011

8 comentários:

Lúcia Bezerra de Paiva disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Lúcia Bezerra de Paiva disse...

Só em ter uma lagoa, pra mim já é considerado um bairro bonito. Conheço pouco do Vila União e nunca vi a Lagoa do Opaia. É lamentável a degradação. A população poderia aproveitar tanto o local.

Que bacana, Fátima, a homenagem que vc está prestando à Fortaleza, pelos seus 285 anos.
Vc tamb merece os PARABÉNS!
Beijos

Fátima Garcia disse...

A lagoa do Opaia fica juntinho à pista do aeroporto, quando for embarcar, que o voo estiver decolando ou aterrisando ela só olhar p/baixo. É um lugar bonito, as margens ainda tem muita vegetação, mas é suja, poluida e mal cuidada, além de não oferecer equipamentos de lazer para os moradores.Obg pelos parabéns, temos que valorizar nossa cidade, não é?
bjs

Abreu martins disse...

discordo que a igreja tenha sido da mesma época da praça, pois me criei na vila união, e presenciei a construção da igreja já em meados dos anos setenta, e a praça já existia ha muito tempo.

Fátima Garcia disse...

Pode ser que você esteja certo, Abreu Martins, há muita controvérsia nessas informações obtidas nos jornais.

Armando siba disse...

Eu sou morador do bairro Vila união, posso afirma que a praça do vaqueiro esta abandonada, realmente é uma praça linda e sempre que posso se reúno lá para grafita ou para desenhar um pouco e as arvores tornam um clima bem aconchegante :).

Anônimo disse...

https://m.facebook.com/story.php?story_fbid=1082722145110879&id=1074967515886342

Anônimo disse...

Com certeza o Vila União é um dos bairros mais atraentes de Fortaleza, gosto de visita-lo. Alexandre.