segunda-feira, 28 de março de 2011

Mercado São Sebastião


No inicio o que havia era a Praça São Sebastião, um espaço imenso onde os circos armavam suas lonas: Nerino, Thiany, Garcia. 

Sem a presença dos circos, o local virava campo de peladas. 
Depois mudaram o nome da praça para Paula Pessoa e levaram o mercado para lá. Em 1937, quando o Mercado de Ferro, localizado na antiga Praça José de Alencar, começou a ser desmontado, uma parte da estrutura importada, foi para a Aldeota, no que é hoje o Mercado dos Pinhões, e outra parte foi para a Praça Paula Pessoa, para o Mercado São Sebastião.


Após alguns anos, a estrutura metálica tornou-se pequena para atender o comércio da praça Paula Pessoa, e o mercado foi novamente desmontado e levado desta feita para a Aerolândia, onde ainda  se encontra, sendo construída na praça São Sebastião uma nova estrutura que foi sendo ampliada ao correr do tempo.

O Mercado São Sebastião é um equipamento público municipal administrado pelo Sindicato do Comércio Varejista de Frutas e Verduras de Fortaleza (SINCOFRUTAS), por outorga concedida pela Município de Fortaleza.  Foi reformado e inaugurado no final de 1997, pelo prefeito Juraci Magalhães. No entanto, sua história é bem mais antiga, remontando ao início do século XX.  Foi construído em local onde se realizava uma feira livre de venda de gêneros alimentícios.


No inicio o São Sebastião era dedicado principalmente ao comércio de frutas, verduras e carnes. Atualmente conta com 449 boxes que comercializam uma grande variedade de produtos , como artesanatos, plásticos, descartáveis, raízes, castanhas, ferragens, material elétricos, hidráulico e de construção. Conta ainda com lanchonetes, farmácias e estacionamento. 

A Praça Paula Pessoa  é praticamente toda ocupada pelo Mercado São Sebastião e sua estrutura de apoio.
o Mercado São Sebastião funciona de 2a a sábado das 5 às 17 horas, e aos domingos até o meio dia. 
Fica na Rua Clarindo de Queiroz, 1745, centro de Fortaleza. 


14 comentários:

Lúcia Bezerra de Paiva disse...

"Circo Nerino, de Nerino Avanzi"..era a canção que cantava no rádio, qndo o Circo Nerino estava na cidade.Tmb fui ao Garcia e ao Thiany...grandes e bons circos, mas nós íamos tmb aos mambembes, de bairro...bom demais!
O mercado antigo ficou na saudade, mas era muito sujo e desorganizado.
O novo é muito bonito e tem de tudo mesmo...

Excelente matéria!

Fátima Garcia disse...

O São Sebastião está mesmo bem organizado,não tem sujeira pelos cantos, muito comuns nesses lugares. Mas o pessoal se queixa da perda de clientes, estão perdendo os clientes para os supermercados, porque no mercado a maioria só vende a vista e com dinheiro. Lugar que não aceita cartão, já viu né?
bjs

Anônimo disse...

Tenho certeza que um dos motivos do Mercado São Sebastião ser um equipamento público limpo e organizado é o fato de não ser administrado pela prefeitura de Fortaleza e sim pelos sindicato de fruts e verduras. Embora seja gritante a diferença entre a gestão do sindicato anterior e a atual!

Anônimo disse...

vale ressaltar que a mudança da gestão do sinducato foi para melhor! Muito competente os atuais gestores, diferente da diretoria anterior!

Fátima Garcia disse...

sorte do sindicato, pessoas competentes e comprometidas com metas e resultados estão cada vez mais raras.

Anônimo disse...

Pra quem não sabe o mercado São Sebastião é administrado por um Sindicato que não tem sequer ajuda da Prefeitura e mesmo assim é notável a mudança desses últimos anos,aumento de funcionários que já passam de 50 e todos de carteira assinada, limpeza em todos os setores e sem contar na comodidade que o cliente sente ao entrar na Administração isso graças a competência da nova gestão desse sindicato que esta mudando a antiga realidade que não vamos ressaltar mais quem realmente convive e conviveu no mercado São Sebastião,sabe que mudou do pior para 100% melhor,Obrigado Presidente SrºJoão Bastista,e colaboradores por fazerem a diferença socorrendo o nosso mercado.

Fátima Garcia disse...

parabéns então à nova administração do Mercado São Sebastião. Também achei muito organizado.

Anônimo disse...

Acho que dava para melhorar 1000 %. é notório e público alguns fatos ocorridos no Mercado... dentre eles o caso das torneiras para banheiro de luxo que foram compradas em nome do Sincofrutas e foram parar na construção particular no Montese do então presidente João Batista. As notas fiscais foram rastreadas e apresentadas aos logistas e comprovadamente houve fraude... as torneiras do mercado são de plástico, Certamente o presidente João Batista deve ter comprado também umas Pizzas.

Anônimo disse...

Houví falar desse caso das torneiras, achava o gestor uma pessoa séria, mas ficou claro que houveram inúmeros desvios, sem falar nos almentos constantes de preço de estacionamentos e mensalidades de lojas. Fica uma dúvida... o prédio é público? porque cobram estacionamento se é público.

Anônimo disse...

O povo fica alheio a estas questões, e vê algo bonito, mas na realidade era para ser de "OURO" se não fossem os tais gatunos de luxo...

Fátima Garcia disse...

o post retrata o que eu percebi, em comparação com o que era. Apenas isso. Quanto ao estacionamento me pareceu ser terceirizado. ou não?

A arte na Cozinha disse...

Lembro também do incêndio ocorrido a alguns anos no antigo Mercado , Por este motivo a reforma e reestruturação do mesmo. Morava na Justiniano de serpa ( Antiga Rua do Corrente) era noite Como era pequena não lembro se teve Mortes .Se não me engano foi em 1989.

Fátima Garcia disse...

não soube do incêndio, Arte na Cozinha, vou pesquisar pra ver se encontro algo a respeito.
abs

Anônimo disse...

As denúncias de mal feitos fizeram a administração pública abolir o sindicato do comando do mercado, exatamente, ontem dia 28 de fevereiro de 2015. todos foram convidados a sair, foi o que chamamos de "vaza!". Vão ter que selecionar outro local para fazerem mal feito.