quarta-feira, 22 de dezembro de 2010

Praça do Coração de Jesus

O nome oficial é Praça do Coração de Jesus. 
Mas já foi Praça da Boa Vista, Praça do Lago, Praça da Lagoa do Garrote,  Praça da Liberdade e Praça José Júlio. 
A grandiosa Igreja do Coração de Jesus no centro do logradouro,  foi construída pelo Barão de Aratanha para seu filho Xisto Albano, que era frade capuchinho e mais tarde foi eleito bispo. Durante muito tempo a igreja foi chamada de Igreja dos Albanos.
 A Praça Coração de Jesus em tempos remotos (Arquivo Marciano Lopes) 

Segundo Marciano Lopes, a praça não pertence à prefeitura, embora seja administrada por ela, pois todo o terreno pertencia ao barão que doou o lote à Ordem dos Capuchinhos. 

Como todos os locais do centro de Fortaleza, a Praça do Coração de Jesus sofre com a insegurança e a ocupação desordenada, invadida por camelôs, pedintes. 
O cenário que se desenha por trás do templo, onde existe um ponto de ônibus é o retrato da desorganização, da bagunça e da sujeira, fruto da incompetência, da desqualificação e da falta de aptidão para gerir a coisa pública por parte dessa tosca administração municipal.       

2 comentários:

Lúcia Bezerra de Paiva disse...

É sempre prazeroso, rever essa praça, essa igreja. Minha infância foi toda por aí...como dizia minha mãe, "a igreja é na "goteira" de casa"...só 2 pequenos quarteirões, na Barão de Aratanha, 232.
Pra variar, nossa família, Paiva, teve "ligações" com a Família Albano. A 2ª esposa do pai do Barão de Aratanha,sua madrasta, quando enviuvou casou-se com o Cel.
Antônio Pereira de Brito Paiva, meu tio-avô. Na Revista do Instituto do Ceará, há uma biografia do português, pai do Barão de Aratanha, que relata toda essa história dos casamentos das viuvas e viuvos dos Albanos/Paiva.

Boa tarde, Fátima!

Anônimo disse...

Fátima, boa noite.

Parabéns pela iniciativa inteligente de divulgar e resgatar a história da nossa cidade.

Gostaria, que se possível, V.Sa pudesse me informar a quem pertence à praça, existe algum órgão responsável pela mesma, se sim, qual? De acordo com as pesquisas realizadas, encontrei divergências nas informações, pois existem pessoas que dizem que a praça é de responsabilidade da prefeitura, outros dizem que pertence a igreja, que é referencia do local. Segundo dados levantados, a igreja foi doada aos capuchinhos, que moram num prédio, próximo a praça. O padre do convento não soube informar a quem pertence à praça, já que a igreja fica no espaço da praça e tem como dono os capuchinhos. Caso não seja possível a coleta da informação, favor informar quem pode repassar essa informação. Sou estudante de psicologia da FATECI, e preciso dessa informação para realização de um trabalho.

Meu e-mail: jessicaaguiar23@hotmail.com