quinta-feira, 20 de março de 2014

Hidroporto Condor - O Pioneiro

Hoje enquanto se discute a modernização e ampliação do nosso Aeroporto Pinto Martins, inserido na modernidade requerida para equipamentos do gênero, recebendo passageiros oriundos de todo o planeta, dada a sua condição de internacional, poucos lembram que Fortaleza entrou na era do  voo pelas asas de aviões que aterrissavam nas águas transparentes do Rio Ceará, gerenciados pelo Hidroporto Condor.

Cenário do Hidroporto Condor, em 1930 

O hangar do velho hidroporto, onde estavam as rampas de embarque e desembarque de passageiros estava localizado às margens do Rio Ceará,  que corresponde atualmente ao número 1374, da Avenida Radialista José Limaverde, na Barra do Ceará. Duas companhias aéreas operavam na região: a Condor e a Panair. Os aviões desciam no rio e atracavam no hidroporto, que  funcionou até 1943, quando foi desativado


Alguns anos depois, a área foi declarada terreno de marinha, como patrimônio ambiental de uso público, através de decreto assinado pelo então presidente Getúlio Vargas.  Os alicerces das rampas de embarque estiveram de pé, até por volta de 2009, quando a área foi ocupada com entulhos.
De acordo com o pesquisador Ivonildo Lavor, oficiosamente, o aeródromo da Barra do Ceará, que ficou mais conhecido como Hidroporto Condor, iniciou suas atividades no ano de 1929. No entanto, alguns historiadores argumentam que muitas aeronaves já utilizaram o local para pousos e decolagens antes dessa data.
Depoimentos de remanescentes do povoado de Vila Velha – local antigamente habitado por pequenos agricultores em propriedades próximas ao rio Ceará – sustentam a mesma tese da passagem de monomotores pelas proximidades do rio, inclusive com pousos e decolagens na água. 


 hidroavião na Barra do Ceará em 1930

Mas, do ponto de vista histórico, o Hidroporto da Barra do Ceará começou a operar oficialmente no dia 22 de outubro de 1929 com o pouso de uma aeronave da Nyrba do Brasil S/A,  na época, uma subsidiária da empresa aérea norte-americana New-York-Rio and Buenos Aires Line Inc.  A aeronave da Nyrba, denominada de "Porto Alegre", iniciou por Fortaleza a primeira rota da empresa e fez o primeiro voo no Brasil conduzindo a mala postal dos Correios.


 foto de Raquel Vianna (dez/2013) 
Em 2010, uma equipe técnica da 4ª Superintendência do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN-CE), fez um levantamento da área, com base em documentos, plantas, fotografias e mapas da época, com vistas à edificação de um memorial, apesar do pouco que havia restado. A julgar pelo silêncio da administração e o abandono da área, conclui-se que o projeto não vingou.

fotos do arquivo Nirez
http://www.ivonildolavor.com/livros_publicados/capitulo7.html

2 comentários:

Claymilton Malaquias disse...

Graça e paz a todos!

Estar em pleno andamento o projeto de urbanização planejada na orla do rio Ceará na Barra do Ceará. Penso que ainda exista alguns vestígios do antigo hidroporto Condon onde tem um motel que deverá ser alcançado pelas desapropriações na orla do rio Ceará. Esta é a oportunidade ´"Unica" para erguer uma placa ou outro marco registrando a inauguração OFICIAL do hidroporto CONDOR no ano de 1929, e encerrado em 1942 com a declaração do estado de guerra do Brasil para com a Alemanha no ano de 1942.

Equipe Tigre Branco disse...

Boa noite meu amigo Claymilton... satisfação em revê-lo, mesmo que virtualmente. Vamos levar adiante esse projeto, conte conosco!!! Precisamos resgatar nosso passado, para esperar um futuro melhor... que Deus te abençoe!!!