domingo, 23 de março de 2014

Inauguração do Clube Cearense e da Iluminação da Cidade

 Esquina das Ruas Guilherme Rocha e Major Facundo em 1915. Ao fundo a torre da Igreja do Patrocínio

A iluminação pública da cidade pelos lampiões a gás hidrogênio carbonado instalou-se em 17 de setembro de 1867. No entanto, antes dessa data, em 7 de setembro, ocorreu o primeiro ensaio com duzentos bicos de gás da Companhia de Iluminação, clareando parcialmente a cidade. Poucos prédios foram beneficiados e, dentre esses, o sobrado de Dona Manuela Vieira, na Rua da Amélia, hoje Senador Pompeu, onde se festejava nessa noite, a inauguração do Clube Cearense. Algumas notícias de jornais da época referem-se aos dois fatos ocorridos na capital cearense.

 Antiga Rua da Misericórdia (atual Rua Dr. João Moreira)
1 - União Cearense; 2 - Casa Liebmann; 3 - Casa Mississipi; 4 - Prédio do Clube Cearense,  (Hotel de France) 
 fonte José Liberal de Castro

Club Cearense

Esta sociedade deu o seu primeiro baile no dia 7 de setembro, no sobrado da Exmª. Sra. D. Manuella. Houve grande concorrência e muita ordem. O edifício este iluminado a gás carbônico. Jornal o Cearense, 11/09/1867.

Iluminação Pública

A instâncias de muitas pessoas e do sr. Tenente-coronel Joaquim da Cunha, a Companhia de Iluminação a gás desta capital, designou-se fazer uma experiência na noite de sete do corrente, que foi coroada dos melhores resultados. As obras do gasômetro ainda não estão concluídas, contam-nos que brevemente se inaugurará a iluminação. Jornal O Cearense, 11/09/1867.

Há duas semanas que a Companhia de Iluminação a gás desta capital acende todas as noites duzentos bicos. A companhia ainda está em experiência, mas estas despesas já correm por conta da província. As obras do gasômetro ainda não estão concluídas e por este motivo não podem funcionar os 696 combustores distribuídos por toda a cidade. Jornal O Cearense, 20/09/1867.

A iluminação foi contratada entre o presidente da Província e o Barão de Ibiapaba, Joaquim da Cunha Freire e seu sócio Thomas Rich Brandt, os quais transferiram posteriormente essa concessão à companhia inglesa “The Ceara Gáz Company Limited”.

Passeio Público com a iluminação à base de lampiões

Dona Manuela Vieira, proprietária do prédio onde funcionou o Clube Cearense em sua inauguração, foi esposa de José Maria Eustáquio  Vieira. Em 1845 o casal residia no local onde, mais tarde, seria construído o palacete Guarany. Em 1848 receberam em um baile memorável, o presidente da Província, Fausto Aguiar, acontecimento registrado nas crônicas sociais da cidade, descrito em um dos jornais da época e reproduzido por Raimundo Girão em seu livro “A Princesa Vestida de Baile”: 
" das 7 horas da noite em diante começaram a concorrer os convidados, e à proporção que se aproximava qualquer família, era sua vinda anunciada pela música que, postada na portada do edifício, fazia ouvir agradáveis sons ..." " Já completo tão esplêndido concurso, quando s.  exa. o sr. Presidente com a exmª sua senhora, vieram aumentar o prazer de tão numerosa como brilhante companhia, depois de ter ido a seu palácio para acompanhar s.s. exas. uma comissão composta dos srs. Fernandes Vieira, Comendador Machado,e o negociante Gouveia, em cujas companhias s.s. exas. vindo para a casa do baile, foi a sua chegada anunciada por girândolas e logo depois pela música que os recebeu tocando o hino brasileiro."
 
sede própria do Clube Cearense em frente ao Passeio Público. (foto Ah, Fortaleza!)

Há contradição entre os estudiosos quanto ao tempo de ocupação das duas sedes do Clube Cearense no Passeio Público, após sua inauguração no sobrado de Manuela Vieira. Segundo Gustavo Barroso, o Clube Iracema tinha luxuosa sede própria, depois sede do Correio Geral. Isso, antes de ocupar o grande sobrado à esquina da Rua Major Facundo, em frente ao Passeio Público.

Passeio Público e a Rua Major Facundo - 1908

A luxuosa sede aludida pelo escritor foi a sede própria do Clube Cearense, edificada pela União Cearense, na esquina da Rua Floriano Peixoto com a rua Dr. João Moreira, no Passeio Público. O grande sobrado, referido por Gustavo Barroso, era o casarão dos Borges Telles – alugado pelo Clube Cearense – e que alojaria depois o Hotel de France e o Palace Hotel. Nele funciona atualmente a sede da Associação Comercial do Ceará. 

sobrado de Odorico Segismundo de Arnaut, mais tarde, primeira sede do Liceu do Ceará. Hoje no local, está o prédio da Polícia Civil, na Praça dos Voluntários 

A residência dos Borges Telles no Passeio Público foi construída após a demolição do sobrado de Odorico Segismundo de Arnaut, que em 1845 abrigou a primeira sede do Liceu do Ceará. O casal Emília Borges e Dario Telles de Menezes foi posteriormente residir em Maranguape, onde passou a administrar o Sitio Ypióca, adquirido da família Amaral e distante sete quilômetros de Fortaleza.  

extraído dos livros
Ideal Clube - História de uma Sociedade de Vanius Meton Gadelha Vieira
Geografia Estética de Fortaleza, de Raimundo Girão
fotos do Arquivo Nirez
    

Nenhum comentário: