sábado, 15 de março de 2014

Há 20 anos Dom Aloísio Lorscheider era Sequestrado




Às 9 horas de 15 de março de 1994, dom Aloísio Lorscheider, cardeal-arcebispo de Fortaleza, iniciou uma visita pastoral ao IPPS – Instituto Penal Paulo Sarasate, penitenciária de segurança máxima localizada no município de Aquiraz, às margens da BR 116.
A visita havia sido marcada pelo próprio D. Aloísio, sensibilizado com as noticias que davam conta do clima tenso entre os detentos, em razão da grande insatisfação devido a superlotação e das péssimas instalações do presídio. Três outros religiosos (D. Edmilson Cruz, D. Geraldo Barbosa e o então vigário episcopal de Fortaleza, D. Aldo Pagotto) e alguns integrantes de movimentos sociais foram convocados para uma vistoria na instituição. De dentro da cadeia, um grupo de detentos aguardava os visitantes.


 O Cardeal Dom Aloísio dominado e ameaçado com uma faca por um detento do IPPS. A imagem chocou o Brasil

A visita às celas durou cerca de uma hora, quando então, todos se dirigiram ao auditório. No fundo, uma movimentação chamou a atenção dos presentes.  O então coordenador do Sistema Penal do Estado, Raimundo Brandão falava para a plateia, quando três presos subiram no palco. O detento Antônio Carlos de Souza Barbosa, vulgo Carioca, destacou-se do grupo e imobilizou Dom Aloísio com uma faca;  os outros dois dominaram os Bispos Auxiliares, D. Edmilson e D. Geraldo, e D. Aldo Pagotto, hoje Bispo de Sobral. Brandão também foi imobilizado. Os policiais que faziam a escolta dos visitantes reagiram; houve troca de tiros, dois detentos morreram e um policial ficou ferido.  A partir daí, o Arcebispo e mais 13 pessoas ficaram mais de 20 horas em poder dos detentos. 

entrada do IPPS (imagem do site acsmce.com.br/

Só quando o então governador do Estado, Ciro Gomes, chegou ao IPPS é que as negociações avançaram. Os presos pediam um furgão, 10 rifles e 10 revólveres. No final da noite, por volta das 23 horas, o furgão saiu do IPPS com 26 pessoas seguindo para a Ibaretama, onde vivia a família do detento Roberto Aguiar Muniz, o Fazendeiro.
O grupo foi libertado por volta das 6h do dia seguinte, depois do carro de fuga sofrer um acidente. Nenhum dos reféns ficou ferido.  Dizem os envolvidos no episódio, que o desfecho sem maiores incidentes se deveu principalmente a Dom Aloísio, que transmitia palavras de conforto  tanto aos sequestradores, quanto aos reféns.
A caça aos fugitivos durou 10 dias: 12 fugitivos foram recapturados e 2 foram baleados e mortos em troca de tiros com a polícia. Dom Aloísio Lorscheider faleceu em 2007, aos 83 anos de idade;  o Instituto Penal Paulo Sarasate,  inaugurado em 18 de agosto de 1970, pelo então presidente General  Emílio Garrastazu Médici, com capacidade para 400 internos, foi desativado  em agosto de 2013.  


Nenhum comentário: