quarta-feira, 19 de março de 2014

São José – Padroeiro do Ceará

 estátua de São José em Maracanaú

A parceria entre São José e o Estado do Ceará começou há mais de 300 anos quando pescadores encontraram uma imagem do santo no litoral cearense, e  São José de Ribamar foi declarado padroeiro da cidade de Aquiraz, a primeira capital do Ceará.
O sertanejo deposita em São José suas esperanças de bom desempenho da estação chuvosa, que é prenúncio de boa colheita, água para a lavoura e mesa farta para o resto do ano. No entanto nem todos os anos são bons de chuva no Estado, e aí entra a relação do santo com as chuvas. Considerado o padroeiro dos agricultores, é no dia do santo que os nordestinos fazem a previsão de chuvas para o restante do ano. Segundo a tradição, se chover no dia 19 de março, vai ter inverno.  Caso não chova, a estiagem é dada como certa. 

 Estátua de São José de Ribamar em Aquiraz 

Segundo o meteorologista e professor da Universidade Federal de Alagoas, Luís Carlos Molion, em entrevista ao site da UOL,  a crença sertaneja tem uma ponta de fundamento científico. "Faz sentido, mas apenas no norte do Nordeste", disse, explicando: "Existe uma região praticamente paralela ao Equador em que os ventos do hemisfério Sul se encontram com os do Norte --que são os ventos alísios. Essa zona de convergência intertropical é de extrema importância para chuva em Estados como Piauí, Rio Grande do Norte e Ceará. Normalmente, quando é nessa época do ano, essa zona atravessa a região equatorial, atingindo três graus de latitude sul, chegando a esses Estados. E isso coincide justamente com o dia de São José, quando ocorrem chuvas precedentes ao inverno", disse.
O feriado do dia 19 de Março em Fortaleza foi decretado através da Lei Municipal n° 8.796, de 09 de dezembro de 2003.  

fotos do acervo do blog

Nenhum comentário: