quarta-feira, 11 de julho de 2012

Conjunto Prefeito José Walter


Conjunto Prefeito José Walter em 1972 (Arquivo Nirez)

Nos anos 1970, vários conjuntos habitacionais foram construídos em Fortaleza com base na política do Banco Nacional de Habitação (BNH), que utilizava recursos do FGTS para financiar habitações populares. O primeiro deles, localizado na zona Oeste de Fortaleza, foi o Prefeito José Walter, construído  entre 1967 e 1970.
A maioria dos conjuntos foi implantada em áreas distantes, na direção do Distrito Industrial de Maracanaú e junto ao leito das vias férreas.
As propagandas referentes a esses Conjuntos Habitacionais se utilizavam do sonho, da maioria dos eventuais compradores,  de ter sua casa própria que seria construída em um local distante da cidade, porém com toda a infraestrutura necessária, como água encanada, fornecimento de energia, saneamento básico, escolas, igrejas, parques, posto de saúde, transporte. Propagandas em grande parte enganosas que fizeram com que muitos saíssem do aluguel e fossem morar num bairro isolado localizado no distrito de Mondubim. Na realidade, o conjunto foi entregue somente com as casas. 
Estes conjuntos foram fundamentais para a expansão da cidade. Os moradores, uma vez instalados, passaram a exigir infraestrutura e serviços, os quais favoreciam a valorização dos vazios urbanos. 

 Capela do Cristo Ressuscitado fica na Avenida João Araújo de Lima, 3ª Etapa

Igreja Matriz Santissima Trindade
A Paróquia da Santissima Trindade foi criada a 5 de fevereiro de 1971, por decreto do então Arcebispo de Fortaleza , Dom José de Medeiros Delgado, assinado por ele durante uma missa solene que recebeu o mesmo nome da paróquia. Antes de sua conclusão , as missas semanais eram na Capela da Casa dos Padres Sacramentinos, na Rua 65, n° 40, onde também funcionava a secretaria.

O Conjunto Prefeito José Walter começou a ser habitado em 1970, no bairro do Mondubim, no limite de Fortaleza com Maracanaú, numa área originalmente ocupada pelo antigo Núcleo Integrado Habitacional do Mondubim, que era habitada por inúmeras famílias pobres. Foi projetado pelo arquiteto Marrocos Aragão seguindo o modelo de cidade planejada. Possui 4 etapas tendo o modelo original projetado com 5500 casas. Em sua inauguração foi considerado o maior conjunto habitacional da América Latina.


Lagoa do Catão, uma das áreas de lazer mais procurada pelos moradores, está cercada de lixo e com mato crescido ao redor. Ainda assim, é um belo cenário.

O Conjunto está limitado ao Norte pelos bairros Passaré e Parque Dois Irmãos;Ao Sul, pelo Bairro Pajuçara (Maracanaú); a Leste pelo Conjunto Palmeiras; e a Oeste, pelos bairros Mondubim e Planalto Airton Sena.


Todas as avenidas do bairro possuem árvores antigas - figueiras, juazeiros, castanholas - o que termina causando uma sensação térmica muito agradável. Moradores do bairro dizem que a temperatura ali é mais amena, e que os termômetros chegam a marcar em média 2 graus abaixo da temperatura de outras regiões da cidade. 


Quando foi inaugurado, o Conjunto Prefeito José Walter contava com 5.500 casas. Hoje, já são mais de 26 mil pessoas residindo no local, de acordo com o último Censo Demográfico do IBGE. O bairro é arborizado, possui vários campos de futebol e lembra cidades tranquilas do Interior, com suas ruas estreitas e numeradas.




Em 1969 a primeira etapa do conjunto habitacional foi inaugurada e recebeu o nome do Prefeito de Fortaleza, José Walter. Pouco tempo depois, a segunda e terceira etapa foram construídas , enquanto a quarta etapa somente foi inaugurada na gestão do sucessor de José Walter na prefeitura, Vicente Fialho.
Hoje o conjunto Prefeito José Walter se constitui numa comunidade periférica de Fortaleza que teve suas conquistas sociais quanto à prestação de serviços,  educação e transportes, mas continua carente nas áreas de preservação e proteção das seus espaços públicos e áreas verdes, manutenção das vias e, principalmente,  de segurança pública, tantas vezes exposta pela ação violenta de meliantes e vândalos, que trazem o medo e a sensação de abandono por parte das autoridades competentes.

Fotos de julho/2012
por Rodrigo Paiva e Fátima Garcia 

pesquisa:
wikipédia
portal José Walter 
jornal Diário do Nordeste
artigo O Processo de Constituição do Conjunto Habitacional Prefeito José Walter, de Marise Magalhães Olímpio.

19 comentários:

Ana Luz disse...

Ruas desertas.Civilidade ou medo?Otima postagem.

Fátima Garcia disse...

talvez pelo fato de ser domingo, próxima à hora do almoço; ou quem sabe tudo isso junto.
abs Ana Luz

GLEUTON MOURÂO disse...

DECADA DE 80, JOGUEI BOLA, FUI A FESTAS QUE ACONTECIAM NAS RESIDENCIAS DOS AMIGOS, MAS QUE ERA ABERTO AO PÚBLICO.
FALAVAMOS NAS CALÇADAS, FREQUENTAVAMOS AS FEIRINHAS POPULARES QUE ACONTECIAM NAS PRINCIPAIS PRAÇAS DO BAIRRO, ENCONTROS DE AMIGOS E ARTISTAS DA COMUNIDADE, TEMPO QUE O TEMPO SE ENCARREGOU DE ESTRAGAR ESSES PRINCÍPIOS, QUE HOJE VIVEM NAS LEMBRANÇAS DOS QUE CURTIAM A VIDA DE FORMA BEM SADIA. OBRIGADO JOSÉ WALTER AINDA CARREGO A VONTADE DE MEU FILHO PODER APROVEITAR O POUCO QUE AINDA RESTA DE TÍ

Fátima Garcia disse...

belo depoimento, Gleuton Mourão, acho que todos nós nos sentimos um pouco assim, sem entender direito onde ficou aquela cidade calma e pacata da nossa adolescência

Unknown disse...

foi otimo minha vida na infancia neste bairro,tenho lembranças mal e bem,porem,foi minha vida ali na epoca. deixo minhas lembranças a todos que me conheceram na epoca. saudades!

amadio persico disse...

Pessoal, bom dia

alguem teria alguma foto do final da linha do angelim / autoviacao fortaleza na decada de 80 ali proximo ao posto itapery? Agradeço. Estamos montando um mural para uma exposição


se possivel me envie para 2100asp@gmail.com ou amadiopersico@yahoo.com.br

amadio persico disse...

Pessoal, bom dia

alguem teria alguma foto do final da linha do angelim / autoviacao fortaleza na decada de 80 ali proximo ao posto itapery? Agradeço. Estamos montando um mural para uma exposição


se possivel me envie para 2100asp@gmail.com ou amadiopersico@yahoo.com.br

Fátima Garcia disse...

olá Amadio,
não tenho essa foto que vc precisa. Faça uma busca no site da Cepimar, tem muita coisa lá.
http://bancodedados.cepimar.org.br/bdceara/fotografias/index.html
abs

Antonio Cruz disse...

Preste bem atenção ,o maior conjunto habitacional da América Latina, salve 31 de Março de 1964 o Regime Democrático Militar .O presidente Nº 1 foi o Cearense Marechal Castelo Branco , com ele o Brasil iniciou a Maior Revolução Industrial e Social do Século XX.

AURICELIO PRAXEDES disse...

MOREI NESSE CONJUNTO MARAVILHOSO CHAMADO PREFEITO JOSE WALTER NA DÉCADA DE 90, LEMBRO-ME MUITO DO CENTO SOCIAL URBANO ONDE FINAL DE SEMANA TOMAVA BANHO DE PISCINA COM AMIGOS, JOGAVA BOLA NO CAMPO QUE FICAVA ENTER A SEGUNDA ETAPA E A TERCEIRA ETAPA APROXIMADAMENTE NA AVENIDA E, PERTO DA RUA ONDE EU RESIDIA, RUA 89 NA CASA 270 RESIDENCIA DA DONA DEUZUITI, TENHO MUITAS LEMBRANÇA BOA DESSE LUGA MAS UM DIA VOU VOLTA PARA ESSE CONJUNTO INCRÍVEL QUE E O JOSE WALTER.

anarco2002 disse...

Bom... pelo visto, serei o mais "antigo" morador deste maravilhoso conjunto habitacional... Nos mudamos para a Av B número 660 (1ª Etapa) nos primeiros dias do mes de janeiro de 1970! Morei neste endereço até o final de 1980 quando fui morar no Rio de Janeiro após de sido aprovado no Concurso de Sargentos Especialistas do Exército (servi no 10º GAC). Tenho as mais belas lembranças de minha infância e adolescência! Foram dez anos de muita alegria e felicidade! Soube que depois dos anos 2000 a droga passou a fazer parte da vida da população jovem e o resto a gente sabe como termina! Estudei no Grupo Municipal Diogo Vital de Siqueira / Francisco Nunes, Polivalente e Escola Técnica Federal do Ceará!

Unknown disse...

Eu fui uns dos primeros moradores à chegar no Zé walter.hoje eu sinto muita saudade da minha infância num Zé. Há mais de vinte anos que eu estou fora.

amadio persico disse...

Vc falou dos anos 90..imagine quem viveu nos anos 80 como eu...era bem mais incrivel....

Anônimo disse...

Saudades do Conjunto José Walter dos anos 80 e 90, foram momentos felizes que tive até o início da minha adolescência. Faz 30 anos que saí do Ceará, mas guardo nas minhas memórias os momentos felizes no José Walter.

Anônimo disse...

Tive excelentes professores na Escola Polivalente Modelo de Fortaleza . Professores: Manuel se não me engano de História, Mascarenhas de Matemática. O ensino era excelente nessa escola naquele tempo. Fiz cursos técnicos de T.A, T.C, e T.M nessa escola.

Anônimo disse...

Vivi o final dos anos 80 e começo 90 e confirmor o que vc falou.

francisco aquino disse...

Também vivi neste bairro no começo dos anos 70. Na rua 33. Estudei no Diogo o primário (70-72), e o ginásio no Polivalente (73-75). Lembro-me dos colegas Ednardo, Romino, Francivaldo, Denise, Ieda, Hudson, Gorete, Paulo, Marcos, Cleiton Fernandes, Regina Garces, e outros.
Moramos até 76, depois fui estudar no Julia Jorge e depois fui para Brasília, onde me formei em Química.
Lugar calmo, segura, arborizado e cheio de campos de futebol. Tempo bom...

Anônimo disse...

Praça do Colégio Diogo Vital de Siqueira onde fica a estátua do Marechal Emílio Mallet da 1etapa está esquecida, moradores trazem seus pets para defecar e não recolhem suas fezes, moradores colocam seus lixos na praça, "levam" a areia de mijo e cocô dos animais domésticos (despejam na praça), deixam restos de comidas para alimentar os gatos de ruas, por consequência, ratos e sujeiras se acumulam no ambiente. O que prejudica o coletivo e o bem jurídico da vizinhança. É, possível, encontrar moradores do bairro ou não abandonando filhotes de animais na praça. Parquinho, acadêmia pública e quadra estão deterioradas. Mato e sujeiras tomam de conta pois os garis só limpam onde os comerciantes dão o velho "agrado".

Anônimo disse...

É vdd