quarta-feira, 11 de julho de 2012

Conjunto Prefeito José Walter


Conjunto Prefeito José Walter em 1972 (Arquivo Nirez)

Nos anos 1970, vários conjuntos habitacionais foram construídos em Fortaleza com base na política do Banco Nacional de Habitação (BNH), que utilizava recursos do FGTS para financiar habitações populares. O primeiro deles, localizado na zona Oeste de Fortaleza, foi o Prefeito José Walter, construído  entre 1967 e 1970.
A maioria dos conjuntos foi implantada em áreas distantes, na direção do Distrito Industrial de Maracanaú e junto ao leito das vias férreas.
As propagandas referentes a esses Conjuntos Habitacionais se utilizavam do sonho, da maioria dos eventuais compradores,  de ter sua casa própria que seria construída em um local distante da cidade, porém com toda a infraestrutura necessária, como água encanada, fornecimento de energia, saneamento básico, escolas, igrejas, parques, posto de saúde, transporte. Propagandas em grande parte enganosas que fizeram com que muitos saíssem do aluguel e fossem morar num bairro isolado localizado no distrito de Mondubim. Na realidade, o conjunto foi entregue somente com as casas. 
Estes conjuntos foram fundamentais para a expansão da cidade. Os moradores, uma vez instalados, passaram a exigir infraestrutura e serviços, os quais favoreciam a valorização dos vazios urbanos. 

 Capela do Cristo Ressuscitado fica na Avenida João Araújo de Lima, 3ª Etapa

Igreja Matriz Santissima Trindade
A Paróquia da Santissima Trindade foi criada a 5 de fevereiro de 1971, por decreto do então Arcebispo de Fortaleza , Dom José de Medeiros Delgado, assinado por ele durante uma missa solene que recebeu o mesmo nome da paróquia. Antes de sua conclusão , as missas semanais eram na Capela da Casa dos Padres Sacramentinos, na Rua 65, n° 40, onde também funcionava a secretaria.

O Conjunto Prefeito José Walter começou a ser habitado em 1970, no bairro do Mondubim, no limite de Fortaleza com Maracanaú, numa área originalmente ocupada pelo antigo Núcleo Integrado Habitacional do Mondubim, que era habitada por inúmeras famílias pobres. Foi projetado pelo arquiteto Marrocos Aragão seguindo o modelo de cidade planejada. Possui 4 etapas tendo o modelo original projetado com 5500 casas. Em sua inauguração foi considerado o maior conjunto habitacional da América Latina.


Lagoa do Catão, uma das áreas de lazer mais procurada pelos moradores, está cercada de lixo e com mato crescido ao redor. Ainda assim, é um belo cenário.

O Conjunto está limitado ao Norte pelos bairros Passaré e Parque Dois Irmãos;Ao Sul, pelo Bairro Pajuçara (Maracanaú); a Leste pelo Conjunto Palmeiras; e a Oeste, pelos bairros Mondubim e Planalto Airton Sena.


Todas as avenidas do bairro possuem árvores antigas - figueiras, juazeiros, castanholas - o que termina causando uma sensação térmica muito agradável. Moradores do bairro dizem que a temperatura ali é mais amena, e que os termômetros chegam a marcar em média 2 graus abaixo da temperatura de outras regiões da cidade. 


Quando foi inaugurado, o Conjunto Prefeito José Walter contava com 5.500 casas. Hoje, já são mais de 26 mil pessoas residindo no local, de acordo com o último Censo Demográfico do IBGE. O bairro é arborizado, possui vários campos de futebol e lembra cidades tranquilas do Interior, com suas ruas estreitas e numeradas.




Em 1969 a primeira etapa do conjunto habitacional foi inaugurada e recebeu o nome do Prefeito de Fortaleza, José Walter. Pouco tempo depois, a segunda e terceira etapa foram construídas , enquanto a quarta etapa somente foi inaugurada na gestão do sucessor de José Walter na prefeitura, Vicente Fialho.
Hoje o conjunto Prefeito José Walter se constitui numa comunidade periférica de Fortaleza que teve suas conquistas sociais quanto à prestação de serviços,  educação e transportes, mas continua carente nas áreas de preservação e proteção das seus espaços públicos e áreas verdes, manutenção das vias e, principalmente,  de segurança pública, tantas vezes exposta pela ação violenta de meliantes e vândalos, que trazem o medo e a sensação de abandono por parte das autoridades competentes.

Fotos de julho/2012
por Rodrigo Paiva e Fátima Garcia 

pesquisa:
wikipédia
portal José Walter 
jornal Diário do Nordeste
artigo O Processo de Constituição do Conjunto Habitacional Prefeito José Walter, de Marise Magalhães Olímpio.

8 comentários:

Ana Luz disse...

Ruas desertas.Civilidade ou medo?Otima postagem.

Fátima Garcia disse...

talvez pelo fato de ser domingo, próxima à hora do almoço; ou quem sabe tudo isso junto.
abs Ana Luz

GLEUTON MOURÂO disse...

DECADA DE 80, JOGUEI BOLA, FUI A FESTAS QUE ACONTECIAM NAS RESIDENCIAS DOS AMIGOS, MAS QUE ERA ABERTO AO PÚBLICO.
FALAVAMOS NAS CALÇADAS, FREQUENTAVAMOS AS FEIRINHAS POPULARES QUE ACONTECIAM NAS PRINCIPAIS PRAÇAS DO BAIRRO, ENCONTROS DE AMIGOS E ARTISTAS DA COMUNIDADE, TEMPO QUE O TEMPO SE ENCARREGOU DE ESTRAGAR ESSES PRINCÍPIOS, QUE HOJE VIVEM NAS LEMBRANÇAS DOS QUE CURTIAM A VIDA DE FORMA BEM SADIA. OBRIGADO JOSÉ WALTER AINDA CARREGO A VONTADE DE MEU FILHO PODER APROVEITAR O POUCO QUE AINDA RESTA DE TÍ

Fátima Garcia disse...

belo depoimento, Gleuton Mourão, acho que todos nós nos sentimos um pouco assim, sem entender direito onde ficou aquela cidade calma e pacata da nossa adolescência

Unknown disse...

foi otimo minha vida na infancia neste bairro,tenho lembranças mal e bem,porem,foi minha vida ali na epoca. deixo minhas lembranças a todos que me conheceram na epoca. saudades!

amadio persico disse...

Pessoal, bom dia

alguem teria alguma foto do final da linha do angelim / autoviacao fortaleza na decada de 80 ali proximo ao posto itapery? Agradeço. Estamos montando um mural para uma exposição


se possivel me envie para 2100asp@gmail.com ou amadiopersico@yahoo.com.br

amadio persico disse...

Pessoal, bom dia

alguem teria alguma foto do final da linha do angelim / autoviacao fortaleza na decada de 80 ali proximo ao posto itapery? Agradeço. Estamos montando um mural para uma exposição


se possivel me envie para 2100asp@gmail.com ou amadiopersico@yahoo.com.br

Fátima Garcia disse...

olá Amadio,
não tenho essa foto que vc precisa. Faça uma busca no site da Cepimar, tem muita coisa lá.
http://bancodedados.cepimar.org.br/bdceara/fotografias/index.html
abs