sexta-feira, 17 de dezembro de 2010

Fortaleza Antiga

Inauguração da Escola Jesus Maria José, na antiga Rua do Colégio,  ano 1905
A Escola Jesus Maria José, da Arquidiocese de Fortaleza,  foi inaugurada no dia 22 de janeiro de 1905, sob os auspícios de Dom Joaquim José Vieira, para acolher meninos órfãos, dirigida por Irmãs de Caridade. 
A construção foi iniciada em 14 de setembro de 1902. A escola ficava localizada na Rua Coronel Ferraz (antiga Rua do Colégio),  ao lado da Igreja do Pequeno Grande, compreendendo todo o quarteirão da Rua Visconde de Sabóia até a Rua do Pocinho. 
Depois funcionou no prédio o Serviço de Profilaxia, o Cine Paroquial, a Rádio Assunção Cearense, as Organizações o Gabriel, a Marcosa e hoje é a Escola Nossa Senhora Aparecida.

Igreja de Nossa Senhora do Carmo na então Praça do Livramento - 1906

A igreja do Carmo foi inaugurada no dia 25 de março de 1906, com missa oficiada pelo bispo diocesano Dom Joaquim (o mesmo da escola jesus Maria José), na Praça do Livramento, depois Gonçalves Ledo e hoje Praça do Carmo. Seu primeiro capelão foi o Monsenhor José Gurgel do Amaral Barbosa.

Fábrica de Cortumes, hoje Escola de Aprendizes Marinheiros - 1908
A Escola de Aprendizes marinheiros mudou-se no dia 1° de outubro de 1908, para o prédio no Jacarecanga, ocupado anteriormente pela Fábrica de Cortumes, na Avenida Coronel Philomeno Gomes, n° 30.
Usina do Passeio Público da Ceará Tramway Light & Co - 1911

No dia 08 de maio de 1911 é criada a Usina de Luz e Força do Passeio Público, da Firma The Ceará Tramway Light & Co, para abastecer os bondes, que eram de tração animal e passariam a ter tração elétrica.

Capela Nossa Senhora dos Navegantes, no Jacarecanga - 1913

A capela foi construída por Alfredo Salgado, com benção e inauguração no dia 06 de abril de 1913, com missa rezada pelo Bispo Dom Xisto Albano. 

Grupo Escolar Visconde do Rio Branco - 1919
no dia 07 de abril de 1919 foi instalado o Grupo Escolar Modelo, institu[ido por ato de 27 de março do mesmo ano. O prédio localizado na esquina da Visconde do Rio Branco com a Rua Padre valdevino, foi obra do arquiteto carioca Armando Oliveira.

Usina Gurgel na Avenida José Bastos - 1919
A Usina Gurgel foi fundada em 12 de outubro de 1919, de Teófilo Gurgel Valente. A solenidade de inauguração contou com a presença do presidente do estado, João Thomé de Saboia e Silva. 
Seria depois  Usina Ceará ou Siqueira Gurgel 

fonte:
Cronologia Ilustrada de Fortaleza, de Miguel Ângelo de Azevedo (Nirez)
fotos: Arquivo Nirez

2 comentários:

Lúcia Bexerra de Paiva disse...

Há muitos anos passei pela Escola de Aprendizes Marinheiro e Igreja dos Navegantes. Será que permanecem como eram?
O prédio da antiga escola Jesus Maria e José, que acho lindo, deveria ser tombado. Vc sabe se é, Fátima? Tenho boas recordações dalí!

Fátima Garcia disse...

No prédio da antiga Jesus Maria José funciona hoje a escola N.Sra.Aparecida. O imóvel foi tombado pelo municipio em 2007. Quanto a igreja dos navegantes não sei onde fica, não localizei o endereço (na verdade, sou ruim p/achar endereço) e a escola de aprendizes não tenho certeza quanto a modificações, me parece muito parecido com o da foto antiga.