quarta-feira, 12 de dezembro de 2012

Prédio do IPHAN

 fachada original do prédio da Escola Normal 

O prédio localizado na então Praça Marquês de Herval (atual Praça José de Alencar), foi construído para abrigar a Escola Normal.  Em 2 de outubro de 1881 foi feito o lançamento da pedra fundamental, projeto do engenheiro Henrique Foglare e execução do mestre Francisco de Souza Brasil. Foi concluído em dezembro de 1882, mas sua inauguração só aconteceu algum tempo depois, em 1884. 

 A Praça Marquês de Herval ao tempo da inauguração do prédio da Escola Normal

A Escola Normal instalou-se em 23 de março de 1884, na esquina das Ruas Liberato Barroso com 24 de Maio. Quando a Escola Normal se mudou, o prédio passou por uma reforma em seu telhado e em toda sua fachada. 
Em 1925 passou a ser ocupado pelo Grupo Escolar Norte da Cidade,  mais tarde, pelo  Grupo José de Alencar.  Em 1947 o prédio foi doado ao Instituto Médico, atual Faculdade de Medicina, a qual passou a funcionar no local a partir de 17 de novembro de 1947, permanecendo até 1954. 
Foi transferido para a Universidade Federal em abril de 1956, tendo sido ocupado pela Faculdade de Farmácia e Odontologia até 1987, quando o curso foi transferido para o Campus de Porangabuçu,  passando o prédio a ser ocupado pelo IPHAN. 

 fachada atual do prédio 
(foto: http://www.skyscrapercity.com/showthread.php?t=712538)

O IPHAN tem origem numa lei de 1936, onde seria criada uma instituição com a finalidade de preservar monumentos, documentos e obras de arte do país. No ano seguinte, em 1937, foi criado o Serviço do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional – SPHAN, dirigido por Rodrigo Melo Franco de Andrade.  Em 1946 transformou-se em Diretoria do Patrimônio Histórico Nacional. 


Em 1970 recebeu a denominação atual, ao tempo em que inicia uma nova política de tombamento voltada para a preservação de conjuntos arquitetônicos, em razão da urbanização acelerada, crescente industrialização e especulação imobiliária.  Em 1979 foi criada a Fundação Pró-Memória, executora das normas da Secretaria do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional. Em 1990 a Fundação foi extinta, passando suas atribuições ao Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional – IPHAN.
o prédio onde funciona o IPHAN é de propriedade da Universidade Federal do Ceará, e foi tombado pelo Estado do Ceará, em 1995.  

fonte:
Caminhando por Fortaleza, de Francisco Benedito
fotos do Arquivo Nirez 
  

Nenhum comentário: