quarta-feira, 29 de dezembro de 2010

Praça da Bandeira (Praça do Cristo-Rei)

Vista do alto mostra a vastidão do Colégio Militar, quando os dois blocos laterais ainda tinham só o andar térreo. Ao fundo, o Outeiro e seu casario (arquivo Marciano Lopes)
A origem da praça remonta ao lançamento da pedra fundamental do prédio que seria para funcionamento do Asilo de Mendicidade, iniciado por subscrição pública promovida pelo Barão de Ibiapaba, e que acabou sendo cedido à Escola Militar de Fortaleza. 
Foi demarcado grande terreno no Outeiro, que recebe o nome de Praça Barão de Ibiapaba, em homenagem ao doador do terreno. Depois foi Praça do Asilo, do Colégio Militar, Benjamin Constant e hoje é Praça da Bandeira, também conhecida por Praça do Cristo-Rei, por causa da Igreja do mesmo nome que fica em frente a praça.



O busto do Duque de Caxias foi inaugurado em 25 de agosto de 1947, na administração do prefeito José Leite Maranhão (1947-1948). 

4 comentários:

Lúcia disse...

A velha troca de nome!Desde menina eu conhecia como praça do Colégio Militar.Não faz tanto tempo que se tornou, oficialmente, da Bandeira. No entanto, as pessoas ainda se referem à Praça Clovis Beviláqua (hoje) como sendo a da Bandeira. Essas troca de nomes só servem para confundir. Ontem mesmo. passei por aí. É tão grande e tão desarborizada, uma pena!

Fátima Garcia disse...

Se vc pegar um táxi e disser que quer ir p/Praça da bandeira, seguramente vc vai parar na Praça Clovis Beviláqua, a conhecida praça da bandeira, p/a maioria da população, é aquela. O espaço é grande e mal cuidado, com poucas árvores, bem que o Colegio Militar podia adotar a praça e cuidar da sua manutenção.
bjs Lucia

Daniel Joca disse...

Olá Fátima!

Acabo de criar o Blog Orfanato da Árvore, com o objetivo de ampliar o debate sobre as questões voltadas ao meio ambiente. Sobretudo a questão da desarborização que vem sofrendo nossa cidade. Sou grande interessado nessa Fortaleza de antigamente, que aos poucos vai ficando esquecida e apagada pelos grandes edificios e empreendimentos modernos. Espero que possamos nos juntar nessa luta por uma Fortaleza mais verde e que aprendamos a preservar nossas raizes. Daniel Joca

Fátima Garcia disse...

Oi Daniel
concordo com voce, estamos juntos nessa. Dei uma olhada no seu blog, muito oportuna a questão que voce coloca em debate.