terça-feira, 3 de novembro de 2009

A Fortaleza que não existe mais: O Clube Maguary


Sede do Maguary Esporte Clube, na Rua Barão do Rio Branco, palco de festas memoráveis
foto reprodução (Arquivo NIREZ)


o prédio atual ocupado pela COELCE

O Maguary Esporte Clube, um dos muitos clubes elegantes de Fortaleza, foi fundado em 24 de junho de 1924, numa iniciativa dos irmãos José, Raimundo e João Freitas Barbosa e por Armando Guilherme da Silva e Hugo Sanders.

Sua primeira sede ficava localizada no bairro do Alagadiço (atual São Gerardo), na Rua Bezerra de Menezes nº 25. A segunda era situada no então aristocrático bairro do Benfica, na avenida Visconde de Cauípe, nº 2081, hoje avenida da Universidade.

Posteriormente, um grupo de amigos, transformaram o antigo clube numa agremiação elegante, com sua nova e terceira sede social inaugurada em 20 de abril de 1946, em um amplo terreno, no número 2955 da rua Barão do Rio Branco, imóvel situado entre as ruas Padre Roma e Deputado João Pontes, no bairro de Fátima.

Naquela sede do Maguari praticava-se esporte profissional, (principalmente futebol) e amador. Ocorriam atividades festivas que marcaram a vida da cidade, principalmente nos alegres anos dourados, com o entusiasmo dos freqüentadores prolongando-se pelos anos seguintes. Muitas de suas animadas festas carnavalescas terminavam às dez horas da manhã seguinte acontecimentos inusitados para a pequena Fortaleza da época.

Em 14 de agosto de 1975, o clube encerrou suas atividades e sua sede foi vendida para a Coelce. José Leite Jucá foi o último presidente do clube e embora tenha sido contra a venda do imóvel , foi voto vencido.

2 comentários:

Lúcia Paiva disse...

Estive no Maguary em l955, dia em que o Clube recepcionou Emília Correia Lima que fora eleita Miss Brasil.Ela representou o Maguary na eleição de Miss Ceará. O Clube abriu as portas à multidão que alí se aglomerava: EU ESTAVA LÁ!
Outro fato é que dois primos meus,Arton e Tancredo Bezerra, foram jogadores do futebol do Maguary Spot Club na década de 1940. Parabéns pela matéria, Fátima!

Fatima Garcia disse...

obrigada Lucia.