sexta-feira, 20 de novembro de 2009

Gestão Ambiental: A Responsabilidade Socioambiental Corporativa

foto reprodução

A responsabilidade socioambiental foi definida pelo Conselho Mundial para o Desenvolvimento Sustentável (WBCDS), como “o compromisso permanente dos empresários de adotar um comportamento ético, contribuir para o desenvolvimento econômico, melhorando simultaneamente, a qualidade de vida de seus funcionários e de suas famílias, da comunidade local e da sociedade como um todo”.
Pode ser entendida também, como um modelo de gestão adotado pelas empresas, que tem por objetivos promover a inclusão social (responsabilidade social) e a conservação ambiental (responsabilidade ambiental).
O conceito surgiu de uma demanda de mercado onde os consumidores passam a delimitar a escolha dos seus produtos levando em conta a responsabilidade social e ambiental da empresa. No Brasil é um fenômeno recente.
A degradação ambiental de modo geral está diretamente associada as atividades econômicas praticadas no planeta. O modelo atual de desenvolvimento, baseado no modo de produção capitalista estimula o desperdício e a cultura do descartável; o consumo aumenta a utilização de recursos naturais; o aumento de lixo gerado pelas embalagens, pelos produtos não recicláveis e nem biodegradáveis; descarte no meio ambiente de resíduos sólidos e líquidos sem qualquer tratamento; exploração da terra; poluição do ar, da água e do solo; todos esses fatores atuando de forma desordenada promovem degradação ambiental.
A responsabilidade socioambiental implica na decisão da empresa de participar mais ativamente das ações comunitárias na região em que está presente e minimizar os possíveis danos ambientais decorrentes de suas atividades.
Mas, apoiar o desenvolvimento local e preservar o meio ambiente não são ações suficientes para se atribuir a uma empresa a condição de socialmente responsável. É primordial que invista no bem-estar de seus funcionários e dependentes num ambiente de trabalho saudável, além de promover comunicações transparentes, assegurar a sinergia com seus parceiros e garantir a satisfação de seus clientes e consumidores.
A preocupação com a preservação ambiental tem levado o setor privado a investir grandes somas em recursos tecnológicos, pois tais investimentos já são vistos como fundamentais para uma estratégia de negócios.

Fontes:
ALMEIDA, F. O Bom Negócio da Sustentabilidade. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2002.
DONAIRE, D. Gestão Ambiental na Empresa. São Paulo: Atlas, 2002.
FEDATO, Maria Cristina Lopes. Responsabilidade Social Corporativa: beneficio social ou vantagem competitiva. São Paulo, 2005. Dissertação de Mestrado – USP 2005.

Nenhum comentário: