segunda-feira, 23 de novembro de 2009

Sacolas plásticas: um impasse global


Ainda que timidamente os supermercados de Fortaleza iniciaram uma campanha pela diminuição do uso das sacolas plásticas para transportar os produtos. A idéia é que sejam utilizadas sacolas de tecidos reutilizáveis ou caixas de papelão.

Quando surgiram no final da década de 1950, as sacolas plásticas eram motivo de orgulho das redes de supermercado. Com a discussão sobre as causas dos problemas ambientais, passaram de símbolo de praticidade, a vilãs do meio ambiente. E os motivos são óbvios: o plástico polui e muito; demora pelo menos 300 anos para se decompor no meio ambiente. No mundo todo são produzidos 500 bilhões de unidades por ano, o que equivale a 1,4 bilhões por dia ou 1 milhão por minuto. No Brasil 1 bilhão de sacolas são distribuídas nos supermercados mensalmente, o que corresponde a 66 sacolas por brasileiro ao mês.

Os fabricantes contra-argumentam: as sacolas plásticas são reutilizáveis, higiênicas e tem múltipla utilidade. São particularmente importantes para os consumidores que fazem compras e se locomovem a pé ou de ônibus.

Realmente as sacolas são reutilizáveis principalmente para descarte do lixo doméstico. Os sacos azuis e pretos, feitos especialmente para colocação do lixo, são ainda mais nocivos ao meio ambiente do que as sacolas de supermercados, pois são mais resistentes e tem decomposição mais lenta.

Em vários estados já existem propostas para redução e posteriormente a total eliminação das sacolas plásticas. A principal alternativa são as sacolas de plástico oxibiodegradáveis, que contêm um aditivo químico que acelera a decomposição em contato com a terra, a luz ou a água. O prazo de degradação é até cem vezes menor, ou seja, uma sacola leva apenas três anos para se decompor. Mas já foi lançado o alerta: o fato de as sacolas se decomporem a luz do sol não significa que esse material vá sumir do meio ambiente.

Pelo menos em Fortaleza o uso das sacolas deve continuar por tempo indeterminado. A cidade não faz coleta seletiva, e a empresa que faz a coleta de lixo, só recolhe os resíduos se estiverem embalados nos famosos sacos plásticos, inclusive caixas de papelão: se interessar aos catadores de lixo, eles levam do jeito que estiverem; mas se não interessar aos recicladores, precisam estar dentro de sacos, ou a ECOFOR não recolhe.

Nenhum comentário: