terça-feira, 10 de novembro de 2009

TV Ceará Canal 2 - a pioneira


Em 1960 foi descarregado no porto do Mucuripe o material da torre da TV Ceará Canal 2, obra pioneira do grupo Diários Associados, comandado por Assis Chateaubriand. Uma noticia veiculada pelo jornal Correio do Ceará, pertencente ao mesmo grupo empresarial, informava que o material era procedente da Inglaterra e pesava 30 toneladas. 
Adiantava que a torre seria instalada sobre uma base de 90 metros de altura, que juntamente com a antena de 18 metros, perfazia um total de 108 metros de altura.
A TV Ceará entrou no ar em 26 de novembro de 1960, época em que Fortaleza tinha cerca de 500 mil habitantes e apenas 200 televisores. 
Foi instalada no bairro Estância Castelo (atual Dionísio Torres), no local onde hoje funciona a holding do Grupo Edson Queiróz na Avenida Antonio Sales.
Era famosa a imagem do indiozinho bochechudo, que chegava a ficar horas no ar enquanto arrumavam os estúdios para apresentar o próximo programa. 
Não existiam na época nem o video-tape nem as garotas propagandas para completar o tempo da transmissão, era tudo ao vivo e na hora.
A TV Ceará encerrou suas atividades em 1980 juntamente com outras emissoras do Grupo Diários Associados, devido a cassação da concessão pelo governo militar.

3 comentários:

Antônio Salles disse...

Um dos maiores lamentos de minha vida...

RADIO STUDIO VINIL-FORTALEZA, CE.- BRASIL disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
RADIO STUDIO VINIL-FORTALEZA, CE.- BRASIL disse...

A gente ficava de olhos grudados na "imagem padrão", (meia hora), esperando o começo da programação. Depois vinha a abertura e começava a "fábrica de sonhos". Existe uma simulação muito interessante da "abertura da programação" no Youtube. Pesquisar:"A Tv Ceará-Canal 2 era assim"