terça-feira, 21 de julho de 2009

Bairros de Fortaleza: Arraial Moura Brasil


Alguns bairros de Fortaleza tem sua origem ligada a acontecimentos incomuns ou casuais. O Bairro Moura Brasil situado na zona de praia a Oeste de Fortaleza é um deles.
Em 1932 uma grande seca provocou, mais uma vez, a expulsão de sertanejos, que viam como única chance de sobrevivência, a migração para a Capital. Mas as autoridades locais tentavam impedir, a todo custo a entrada desses retirantes.
No interior onde havia estrada de ferro, eles eram confinados para não viajar para Fortaleza. Os que conseguiam burlar a vigilância e chegavam à capital, eram presos e isolados nos dois campos de concentração existentes em Fortaleza: um deles era o Arraial Moura Brasil, que ficou conhecido por “Curral”.

Ali no local do confinamento, vigiados por soldados, os retirantes podiam fazer tudo, contanto que não saíssem de lá. O governo fornecia alguma alimentação, água, e prometia soluções que nunca chegaram.
A preocupação demonstrada pelo poder público tinha bases concretas. Em 1877 uma leva de cerca de 110 mil sertanejos invadiram a capital e a transformaram num caos inadministrável. Promoveram invasões, saques, atemorizaram a população urbana, desestruturaram os serviços públicos básicos pelo inesperado aumento da demanda, destruíram e ocuparam áreas urbanizadas de forma inadequada.
Não se sabe ao certo até quando o governo manteve vigilância ou assistência sobre o campo de concentração, mas nos anos 1940, o lugar, ainda chamado de “curral” já era conhecida zona de prostituição, e considerado um local bastante perigoso para os que se aventuravam em suas ruas sem conhecerem bem sua rotina.
Em 1945 os dois bairros considerados mais pobres da cidade eram o Arraial Moura Brasil, espremido entre o centro comercial e a praia, e o Pirambu, localizado na praia e a noroeste do centro. O Pirambu era considerado um prolongamento do Arraial Moura Brasil, tanto territorial quanto nos problemas que apresentavam.
A história do bairro Moura Brasil começou a mudar a partir de 1975, com a inauguração da Avenida Presidente Castelo Branco (Av. Leste-Oeste), que ligava a zona industrial na Barra do Ceará à zona portuária do Mucuripe. Com o acesso facilitado pela nova avenida, o bairro que passou a ser chamado Moura Brasil, foi incorporado à malha urbana de fortaleza e recebeu investimentos tanto públicos quanto privados.


Fonte: http://www.tv.verdesmares.com.br/
http://www.usinadeletras.com.br/
Jornal o Povo divs. Edições
Verso e Reverso do Perfil Urbano de Fortaleza, de Gisafran N.M.Jucá

10 comentários:

andre lins disse...

é maravilhoso saber mais um pouco de meu bairro onde vivo e construi minha familia , hoje represento minha comunidade moura brasil sou presidente da associaçao comunitaria moura brasil com muito orgulho amo meu bairro e toda sua historia andré monteiro 085 88403536

Fátima Garcia disse...

Olá André
Parabéns pelo seu trabalho em favor do bairro e obrigada pela visita. volte sempre.

Luana e Alexandre disse...

Olá. Somos estudantes do curso de Arquitetura e Urbanismo da UNIFOR, e estamos desenvolvendo um trabalho sobre a comunidade de vocês (Moura Brasil), gostaríamos de saber mais sobre a comunidade e as atividades desenvolvidas ai. Como podemos fazer? Tem alguém com quem nós possamos entrar em contato? Aguardo resposta! Abraço!

Fátima Garcia disse...

Olá Luana e Alexandre
sugiro que voces entrem em contato com o Andre Lins, 1° comentarista desse post. Ele informa o telefone e é presidente da associação comunitária do bairro Moura Brasil.
obrigada pela visita ao blog, voltem sempre

Anônimo disse...

gostaria de montar uma exposiçao sobre a história do meu bairro MOURA BRASIL pois meu bairro é cheio de mitos ,histórias,doutrinas e culturas.mas no momento estou sem materiais de pesquisa como; camera fotográfica e um gravador de áudio e alguém que me incentivasse.
tenho pessoas que moram a muito tempo no bairro que dariam entrevistas e materiais para expor
meu sonho é tornar possível este projeto que tenho em mente e ser como LUIZ GONZAGA.expandir a cultura e a história de um local. para que todos saibam que MOURA BRASIL existe.
e que todos se surpreenda com a diversidade e a riqueza que esse bairro tem.por isso que eu quero montar esta exposição.
obrigado pela atenção!

MAIS INFORMAÇÕES; (85)85660467 ISMAEL GUTEMBERG;
JÁ FIZ CURSO DE PESQUISADOR E DE COMO MONTAR UMA EXPOSIÇÃO.

Fátima Garcia disse...

Olá Ismael,
estou certa que há de aparecer alguém disposto a financiar seu projeto e que você possa realizá-lo a contento. Sugiro que você procure o vereador do bairro ou alguma Ong que atue na região do Moura Brasil, quem sabe eles possam lhe fornecer algum tipo de ajuda.
abs

Anônimo disse...

O bairro moura Brasil vem com tudo e busca dos seus direitos

Fátima Garcia disse...

O bairro Moura Brasil está certissimo ao agir assim, buscando seu espaço, seus direitos, sua história. Parabéns

andre monteiro disse...

querida fatima garcia gostaria que vc possa mim ajudar a descobrir quantos anos o moura brasil tem pois queremos fazer o aniversario de nosso bairro moura brasil conto com sua presença também nesta festa desde já agradeço sua atenção andre monteiro 88854774

Fátima Garcia disse...

olá André Monteiro,
não sei se existe uma data certa de surgimento do Moura Brasil, geralmente os bairros vão se formando aos poucos, um pequeno aglomerado que se transforma numa vila, e vão surgindo novas casas, novos moradores, e vão abrindo ruas, e de repente, é um bairro. A origem do Moura Brasil está ligada aos acampamentos que o governo criou naquela região por ocasião das grandes secas e das migrações do interior para a capital. Quando for fazer a festa me avise, que eu vou
abs