visão do METROFOR de dentro do Shopping Benfica
Quando as obras do METROFOR foram iniciadas há 10 anos, o prefeito de Fortaleza era Juraci Magalhães, o salário mínimo era R$ 130,00, a passagem de ônibus custava R$ 0,80 e a Feira da Parangaba anunciava a venda de veículos usados com ótimos preços:
Fiat 76 – R$ 400,00
Chevette 73 – R$ 1.300,00
Corcel II 78 – R$ 800,00 e
Belinas de R$ 800,00 a R$ 1 mil.
Em 1999 a Praça do Ferreira completava 170 anos de fundação, O Ministro da Justiça (????) era Renan Calheiros e assinou um decreto proibindo que menores de 18 anos pilotassem motocicletas de até 50 cilindradas; O transporte alternativo contava com 320 vans e 561 moto taxis regulamentados.
O METROFOR iniciou a negociação com os donos de boxes do Beco da Poeira, que seriam transferidos para outra área já que por ali seria uma estação (ou coisa que o valha) do metrô.
No ano seguinte o censo realizado pelo IBGE revelava: Fortaleza tinha uma população de 2.141.402 habitantes e era a quarta capital do país.
No decorrer desses 10 anos, o METROFOR , como um furacão, passou por cima de tudo que encontrou no seu caminho: imóveis, árvores, comércios, calçadas, passeios, escolas, monumentos, memórias, lembranças, referências, pessoas.
Apesar de tudo, de tantas vidas modificadas, de tanto dinheiro escorrido pelo ralo, da mudança de gestores, de prefeitos, da mudança de mentalidade com relação ao desempenho público, o empreendimento até hoje, não se concretizou, continua como uma expectativa de vir a ser, de um dia quem sabe...
Hoje tudo mudou, Fortaleza conta com 2.431.415 habitantes (IBGE/2007), tem novas necessidades, a demanda por mobilidade aumentou, os problemas se multiplicaram. Como o METROFOR não tem prazo para iniciar seu funcionamento, é possível que a obra não ofereça mais aquelas vantagens todas anunciadas no início:
Fiat 76 – R$ 400,00
Chevette 73 – R$ 1.300,00
Corcel II 78 – R$ 800,00 e
Belinas de R$ 800,00 a R$ 1 mil.
Em 1999 a Praça do Ferreira completava 170 anos de fundação, O Ministro da Justiça (????) era Renan Calheiros e assinou um decreto proibindo que menores de 18 anos pilotassem motocicletas de até 50 cilindradas; O transporte alternativo contava com 320 vans e 561 moto taxis regulamentados.
O METROFOR iniciou a negociação com os donos de boxes do Beco da Poeira, que seriam transferidos para outra área já que por ali seria uma estação (ou coisa que o valha) do metrô.
No ano seguinte o censo realizado pelo IBGE revelava: Fortaleza tinha uma população de 2.141.402 habitantes e era a quarta capital do país.
No decorrer desses 10 anos, o METROFOR , como um furacão, passou por cima de tudo que encontrou no seu caminho: imóveis, árvores, comércios, calçadas, passeios, escolas, monumentos, memórias, lembranças, referências, pessoas.
Apesar de tudo, de tantas vidas modificadas, de tanto dinheiro escorrido pelo ralo, da mudança de gestores, de prefeitos, da mudança de mentalidade com relação ao desempenho público, o empreendimento até hoje, não se concretizou, continua como uma expectativa de vir a ser, de um dia quem sabe...
Hoje tudo mudou, Fortaleza conta com 2.431.415 habitantes (IBGE/2007), tem novas necessidades, a demanda por mobilidade aumentou, os problemas se multiplicaram. Como o METROFOR não tem prazo para iniciar seu funcionamento, é possível que a obra não ofereça mais aquelas vantagens todas anunciadas no início:
A obra foi planejada para uma cidade, e vai funcionar (se funcionar) em outra.
2 comentários:
De tanto ler suas postagens me convenci que os juizes estão certos quando dizem que diploma de jornalista não ensina como expor uma ponto de vista. Ou sabe ou não sabe.
E voce sabe. parabens
Fátima, e o estado do asfalto e das calçadas em frente ao shopping é deplorável. O que fizeram com nossa linda cidade? Quero minha Fortaleza de volta!
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