quarta-feira, 1 de julho de 2009

A Coleta de Lixo reciclável



É inaceitável que uma cidade do porte de Fortaleza não conte ainda com a coleta seletiva do lixo. Esta coleta recolhe resíduos diferenciados que podem ser reciclados e reaproveitados e é feita exclusivamente por catadores, que nos dias de coleta invadem as ruas com seus carrinhos improvisados, e espalham nas vias os materiais que não lhes interessam.
Mas a coleta seletiva e a reciclagem de lixo já são realizadas pelo poder municipal em muitas cidades brasileiras tendo em vista sua importância para o meio ambiente.
A ameaça de exaustão de recursos naturais não renováveis aumenta a necessidade de reaproveitamento dos materiais recicláveis.
Principais vantagens da coleta seletiva
ü Diminui a exploração de recursos naturais
ü Reduz o consumo de energia
ü Diminui a poluição do solo, da água e do ar
ü Prolonga a vida útil dos aterros sanitários
ü Possibilita o reaproveitamento de materiais que iriam para o lixo
ü Diminui o custo de produção, com o aproveitamento de recicláveis pela indústria
ü Reduz o desperdício
ü Diminui os gastos com a limpeza urbana
ü Cria oportunidades para organizações comunitárias
ü Gera emprego e renda pela comercialização dos recicláveis
A embalagem do produto permite ao consumidor identificar de maneira rápida e fácil que a embalagem é reciclável e que deve ser descartada seletivamente visando facilitar seu encaminhamento para o fabricante ou para a indústria recicladora. Ainda, a identificação da embalagem com o símbolo respectivo do seu material contribui para a sua correta separação. Adote esta simbologia e contribua para o crescimento da reciclagem no Brasil!


Um comentário:

Anônimo disse...

já tinha visto esses desenhos em algumas embalagems mas não sabia o que eram