terça-feira, 7 de julho de 2009

Personagens da Fortaleza Antiga: o Casaca de Urubu

Há muitos anos viveu em Fortaleza um individuo bastante popular, chamado José Cândido, que era conhecido pela alcunha de Casaca de Urubu. Baixinho, gorducho, vestido com uma descomunal casaca de cor indefinida, chapéu-coco, gravata borboleta, trazia invariavelmente os dedos indicador e mínimo da mão direita espetados no ar num gesto que lhe era característico  segurando com a outra mão um velho guarda-chuva, tão velho quanto a casaca que lhe valera o apelido.
José Cândido era epiléptico, por isso vivia caindo na via pública, acometido do mal, sempre que a molecada o perseguia, aos gritos, com o apelido que o revoltava: Casaca de urubu... bubu!
Nas horas vagas das suas funções de serventuário do Tribunal da Relação, Casaca de Urubu vivia de comissões com a cobrança de contas atrasadas de maus pagadores. Ficava sempre na Praça do Ferreira à cata dos seus clientes que lhe fugiam às léguas e evitavam transitar pela praça.
Mas Casaca de Urubu era habilidoso na arte de cobrar, era a quem entregavam como última esperança os papéis já amarelados e amarrotados das dívidas não pagas. Era infalível a intervenção de Casaca de Urubu, conta na sua mão era conta recebida. Tinha uma lábia incrível e para ele todos os meios para fazer o devedor quitar o débito, eram perfeitamente aceitáveis; em último caso ameaçava com escândalos, com gritaria e polícia na porta. Muitas vezes nessas ocasiões, era acometidos de ataques epilépticos, o que atraía grande número de espectadores. Era fórmula que não falhava: o devedor não tinha mais como fugir e tratava de pagar, porque o que Casaca de Urubu ameaçava, acabava realizando de fato.
Certa vez recebeu a incumbência de cobrar de determinado devedor, que não havia meios de lhe pagar apesar de todas as ameaças que costumava lançar mão. Cansado de tanto vai e vem, e em último caso, propôs ao devedor que lhe pagasse ao menos sua parte, os 50% de comissão a que tinha direito. E recebeu. Em seguida, devolveu a conta ao credor e disse-lhe sem a menor cerimônia: “aqui está a parte de sua conta que não consegui receber, sendo que, os 50% da minha comissão eu já recebí”.
José Cândido, o Casaca de Urubu viveu largos anos na Fortaleza de antigamente, vivendo dos expedientes mais inacreditáveis.

Extraído do livro: Coisas que o Tempo Levou, de Raimundo Menezes

Nenhum comentário: