segunda-feira, 23 de setembro de 2013

Animando os Coretos

Os coretos populares construídos em praças públicas, surgiram no Brasil na segunda metade do século XIX, para atender cantadores, poetas e, principalmente, bandas de música que habitualmente se apresentavam nesses locais. Assim, estão fortemente associados a atrações musicais, embora algumas vezes tenham sido utilizados como palanques em períodos eleitorais. 

Coreto do Passeio Público, construído em 1879 por Tito Antônio Rocha (Álbum de Vistas do Ceará - 1908)

O primeiro coreto de Fortaleza surgiu no Passeio Público, construído por volta de 1879, pelo negociante português Tito Antônio Rocha, que tomou a si a tarefa de transformar o Passeio Público, naquele tempo  uma praça cheia de areia, em um logradouro público elegante e requintado. Para atrair a população para o local, e antes de começar os trabalhos, fez com que aos domingos, pela tarde, a música do 15° Batalhão tocasse dentro do recinto, junto do portão que dava para a Misericórdia. Depois, dentre outras realizações, o português levantou uma torre para a caixa d’água, bem em frente à Rua da Palma (Major Facundo), construiu o coreto da música e o botequim, sendo que o coreto tinha uma elegante coberta em forma de pirâmide. 

Praça Marquês de Herval (atual Praça José de Alencar) com seu coreto artisticamente trabalhado (foto do Álbum de Vista do Ceará-1908)

Na Praça Marquês de Herval existia, no centro da praça, um grande coreto coberto onde se apresentava duas vezes por semana a Banda de Música do Batalhão de Segurança. Como pode ser visto na foto antiga, estátuas e combustores rodeavam o coreto dando uma graça que era completada com o jardim, bancos e o catavento que alimentava a caixa d’água.  O coreto foi erguido em 1903, na grande reforma da praça empreendida pelo intendente Guilherme Rocha.

Coreto da Praça General Tibúrcio (Praça dos Leões em abril/2010) foto acervo do blog

O Coreto da Praça General Tibúrcio foi construído em 1914, na reforma do logradouro promovido pelo intendente Ildefonso Albano. Destinava-se a apresentação de bandas de músicas. O antigo coreto foi demolido e construído o atual.

Coreto da Praça do Ferreira utilizado em campanha eleitoral - 1931 (foto MIS)

O coreto mais conhecido foi sem dúvida o da Praça do Ferreira, mandado construir em 1925, pelo prefeito Godofredo Maciel, onde a filarmônica da policia Militar executava dobrados e outras belas canções à noitinha. O coreto foi demolido em 1933, pelo prefeito Raimundo Girão, substituindo-o pela Coluna da Hora.

Coreto do Passeio Público (abril/2013) foto acervo do blog

Hoje os coretos ainda sobrevivem sem nenhuma função cultural, desprovidos de coberturas, embelezamentos, sem maiores atrativos, nas praças do centro de Fortaleza, elas próprias abandonadas, carentes de manutenção e equipamentos, esquecidas da população e do Poder Público.

fontes:
José Liberal de Castro - Passeio Público - espaços, estatuária e lazer
Raimundo Girão – Geografia Estética de Fortaleza   
  
   

2 comentários:

Anônimo disse...

Belas histórias e grandes lembranças. Fico imaginando as pessoas se reunindo no final da tarde. Inúmeras famílias, enamorados ouvindo a banda tocar curtindo um programa saudável e familiar

Fátima Garcia disse...

É anonimo, mas parece que o coreto saiu de moda, caiu em desuso, não só aqui, que as tradições são rapidamente esquecidas, mas em outros lugares também. Uma pena.