quarta-feira, 21 de novembro de 2012

As Obras Inacabadas – Parte II


Praça da Lagoinha


A Praça Capistrano de Abreu, localizada no Centro de Fortaleza é uma das mais antigas da cidade, sua demarcação é anterior a 1859. Batizada em 1891, com o nome de Comendador Teodorico, passou a ser chamada de Capistrano de Abreu em 1965. É mais conhecida, no entanto, como Praça da Lagoinha porque um dos afluentes do riacho Pajeú passava pelo local e formava uma pequena lagoa, que foi posteriormente aterrada.
Há cerca de trinta anos, começou a ocupação irregular da Praça Capistrano de Abreu, com a invasão inicialmente de camelôs. Como o poder público não tomou nenhuma providência, a invasão foi crescendo, se consolidando, até ficar fora de controle. Por conta da grande quantidade de produtos comercializados sem comprovação de procedência, o local também ficou conhecido como feira dos malandros.
Em abril 2011, a praça foi cercada por tapumes, depois que, em cumprimento a uma liminar do Ministério Público que determinava a desocupação da praça, a prefeitura de Fortaleza retirou os feirantes que já eram cerca de 900.



Desde então a Praça da Lagoinha continua cercada por tapumes, sem que se saiba ao certo o que está feito, ou o que está por fazer, muito menos, quando ficará pronta.
Data de início da obra: não informada 
(mas a praça foi cercada por tapumes em abril/2011)
Valor: R$ 432.976,59.
Prazo: 90 dias 


Implantação do Corredor Comercial da Praça José de Alencar


Obra complementar  a anterior, a ser realizada no trecho da Praça José de Alencar, referente ao projeto “Rua das Praças”, dentro do compromisso de revitalização do Centro de Fortaleza.
Data de início não informada
Prazo 90 dias (a partir de quando?)
Valor: R$ 437.831,70
  

Nenhum comentário: