domingo, 18 de setembro de 2011

Biblioteca Pública Governador Menezes Pimentel

A Biblioteca Pública de Fortaleza é o equipamento cultural mais antigo do Estado, tendo sua criação autorizada no governo provincial do Barão Homem de Melo (1865-1866), que projetou a criação do equipamento com o objetivo de auxiliar a população de Fortaleza a adquirir novos conhecimentos.  Foi inaugurada no dia 25 de março de 1867, e antecede a criação da Academia Cearense de Letras, a primeira do país, que data de 1894.

O surgimento de equipamentos culturais como este, já no início da segunda metade do século XIX, quando somente Rio de Janeiro, Pernambuco e Bahia possuíam bibliotecas públicas, comprova a grande importância dada pelos antigos governos locais, à cultura e a literatura.


Mas como já ocorria nas demais bibliotecas públicas criadas no país, a nossa também tinha um caráter elitista, com um acervo de obras clássicas trazido da Europa e voltado principalmente para as artes, literatura e ciências.

A mudança de critérios na escolha do acervo aconteceu a partir de 1922, tendo como marco A Semana de Arte Moderna, quando os gestores da biblioteca perceberam a necessidade de formar um acervo com obras ligadas à tradição e à cultura locais.

Cartaz da Semana de Arte Moderna

A Biblioteca Pública Governador Menezes Pimentel é hoje responsável pela coordenação de 194 bibliotecas municipais. Ocupa uma área de 2.272 metros quadrados, integrada ao complexo Dragão do Mar,  dividida  em 5 pavimentos que abrigam um acervo de aproximadamente 115 mil volumes e cerca de 300 mil periódicos.
A BPGMP dispõe das seguintes seções:
Audiovisual – acervo composto de catálogos de filmes recreativos e documentários que podem ser escolhidos pelos usuários. Mantém um cineclube fixo, que funciona de segunda a sexta, a partir de 14h30.
Braille – atende através de técnicas e equipamentos especiais, portadores de necessidades visuais. Os livros em braile podem ser consultados e ou retirados como empréstimo domiciliar.

Infantil – reúne acervo variado incluindo desde clássicos infantis até livros didáticos e obras de referência que auxiliam pesquisas e trabalhos escolares. Realiza programações pedagógicas com atividades de leitura, jogos, fantoches, teatro e música.
Laboratório de Conservação e restauração de papéis – executa serviços de conservação, preservação e restauração do acervo da instituição. Oferece cursos de conservação de livros e documentos.
Periódicos – põe à disposição dos leitores o Diário Oficial do Estado desde 1970 até os números atuais; jornais locais, revistas, boletins informativos, anais, anuários estatísticos, etc.

Obras Raras – conta com grande quantidade de obras escritas em grego, latim e francês. Guarda preciosidades como o incunábulo “Eclogas, Bucólicas, Georgicas, Eneida”,  do ano de 1492, do poeta Virgílio.

Obras Gerais/Empréstimos – oferece obras didáticas, literatura estrangeira e nacional, abrangendo todos os ramos do conhecimento e forma o maior setor da biblioteca. Todo esse acervo pode ser consultado no local ou ser levado como empréstimo, pelo prazo máximo de 15 dias.
Para ter acesso ao serviço de empréstimo é necessário ter a carteira do estabelecimento, bastando apresentar duas fotos 3x4, comprovante de residência, cópia do RG e CPF e pagamento de taxa no valor de R$ 4.

Ceará – atua como depositário da produção bibliográfica do Ceará, além de edições publicadas sobre o Estado, seu povo, suas histórias e costumes.
Espaço Martin Luther King Jr – doado pela Embaixada dos Estados Unidos, consiste de um rico acervo totalmente informatizado sobre diversos aspectos da cultura e civilização americana.
Iconografia – guarda importante coleção de livros de arte, edições de luxo, edições limitadas e/ou comemorativas.
Centro Digital do Ceará – facilita e incentiva a inclusão digital por meio do uso de bases referenciais e textuais disponíveis na rede. Acesso grátis.
Microfilmagem – microfilmagem de jornais cearenses e documentos da Assembleia Provincial e Legislativa do Ceará
Encadernação – tem a função de encadernar todos os periódicos e conservar as encadernações e brochuras de todo o acervo da biblioteca.

Funciona na Avenida Presidente Castelo Branco, 255 - De 2ª. a 6ª de 8h às 21 h
Aos sábados e domingos de 14h às 18h
Informações (85) 3101-2544 – www.secult.ce.gov.br 
fonte de dados: Secult

Nenhum comentário: