segunda-feira, 8 de fevereiro de 2010

Praia de Iracema - uso e ocupação

edificio São Pedro

Neste prédio hoje em ruínas, funcionou um dos mais requintados hotéis de Fortaleza, o Iracema Plaza Hotel. Foi a primeira edificação da orla de Iracema, com a fachada inspirada em hotéis de Miami. No térreo funcionou o restaurante “Panela”, que durante muito tempo, serviu como ponto de encontro da elite local e de personalidades que visitavam a cidade.
O edifício não foi concebido para abrigar um hotel, a transformação decorreu de um encontro realizado em Fortaleza, promovido pela junta comercial, que não contava com uma rede hoteleira capaz de atender as necessidades.
O hotel foi desativado na década de 1970, encerrando um ciclo de luxo e requinte nos tempos áureos da Praia de Iracema.

A Feira de artesanato funciona nos finais de semana a partir das 5ªs. feiras, reunindo uma grande variedade de produtos como peças de vestuário, bijuterias, quadros, telas, artigos de decoração, bolsas, calçados, toalhas de mesa, rendas e bordados.
Ao fundo o paredão de edificios, que modificou o clima da cidade, elitizou a moradia na Praia de Iracema, expulsou os antigos moradores e descaracterizou a orla de Fortaleza.


Nas poucas casas que sobraram funcionam hotéis, pousadas e restaurantes. São imóveis com fachadas bem cuidadas, pintadas com cores chamativas.

Nenhum comentário: