segunda-feira, 23 de março de 2015

Remodelação sócio-urbana de Fortaleza

A partir da segunda metade de século XIX, Fortaleza desenvolveu sua integração com o capitalismo internacional e consolidou-se como centro político e econômico do Ceará. Nove décimos do algodão cearense passaram a ser comprados por Liverpool, assim como o couro e a pele dos seus rebanhos.

Casa Villar inaugurada em 1854, ocupando todo o quarteirão da Rua São Paulo entre as Ruas Major Facundo e Barão do Rio Branco, ficando nesse endereço até 1959. Antes, nesse imóvel residiu e foi assassinado o Major Facundo, em 1841.

Estabeleceram-se as primeiras linhas regulares de navegação a vapor, sediadas em Liverpool: a Booth Line e a Red Cross Line, ligando Liverpool a Fortaleza. Estas companhias permitiram o contínuo movimento comercial entre o Ceará e a Inglaterra e estenderam-se depois para Hamburgo, Havre, Nova Iorque e Trieste. O trigo consumido em Fortaleza era adquirido nos Estados Unidos. Os finos tecidos ingleses substituíam os mais grosseiros do Porto. As Casas Amaral e Villar importavam as ferragens que eram alemãs ou inglesas. O melhor que se vestia, usava e comia procedia da Inglaterra; objetos de luxo, porcelanas, cristais, tapetes, instrumentos e partituras musicais, enfim, tudo que era sofisticado era importado da Europa. 

Ponte dos Ingleses (Viaduto Lucas Bicalho) A construção do viaduto foi iniciada em 24 de setembro de 1921, pela empresa inglesa Norton Griffts Co., para ser o Porto de Fortaleza, em substituição a antiga Ponte Metálica. No entanto, nunca funcionou como porto.

Começaram a surgir prédios de porte na cidade, rompendo com o antigo e arraigado preconceito, segundo o qual nesta cidade não podia haver sobrado, porque os alicerces, cedendo ao peso das paredes altas, afundariam na areia. O sobradão do Comendador Machado, de três pavimentos, situado onde hoje se encontra o Excelsior Hotel, foi um dos primeiros a ser construído. 

sobrado do comendador José Antônio Machado, construído em 1825, pelo engenheiro coronel Conrad Jacob de Niemeyer com o auxílio dos presos da cadeia do crime. No sobrado funcionou o antigo Hotel Central e o Café Riche. Foi vendido a Plácido de Carvalho, que o mandou demolir no ano seguinte, para construir o Excelsior Hotel. 

A iluminação com hidrogênio carbonado da The Ceara Gaz Co. Ltd., substituiu a iluminação pública, feita com azeite de peixe, sob a responsabilidade de Vitoriano Augusto Borges. O abastecimento de água foi explorado pela companhia inglesa Ceara Water Work Co. Ltd. as ruas de areia foram pavimentadas pelos calceteiros açorianos contratados por intermédio da família Amaral. A primeira carruagem particular, uma sege, pertencia ao Senador Alencar, que a trouxe de Lisboa. Inaugurou-se em 1880, o transporte coletivo com bondes de tração animal da Cia. Ferro Carril do Ceará. A energia elétrica na rede pública chegaria à cidade em 1913, através da The Ceara Tramway Light and Power Co. eletrificando os bondes.

Em 1861 surgiu a Santa Casa de Misericórdia, o primeiro hospital de Fortaleza, em terreno doado por Maria Guilhermina Gouveia, filha do cônsul de Portugal no Ceará, Manuel Caetano de Gouveia. Para a execução do seu projeto, constituiu-se uma comissão de alto nível integrada pelos comendadores Joaquim Mendes da Cruz Guimarães, Antônio Telles de Menezes e João Batista de Castro e Silva. 

 Estação Central da Estrada de Ferro Baturité,concluída em 1880.Tanto a estrada de ferro quanto a estação central foram construídas utilizando a mão-de-obra de retirantes da seca de 1877/79. 

A construção da Estrada de Ferro Baturité, ligando a capital ao interior, foi decisiva para a circulação de mercadorias exportadas e importadas e resultou do contrato firmado entre o governo  e a sociedade Anônima Companhia Cearense da Via Férrea Baturité. 

Mais tarde, um porto foi ensaiado no antigo Maceió, defronte ao Forte. Algumas pontes foram edificadas para servirem de embarcadouro de passageiros e mercadorias. A Ponte Metálica e a Ponte dos Ingleses, as últimas a serem construídas ainda podem ser apreciadas na Praia de Iracema.

Igreja da Conceição da Prainha, inaugurada no dia 8 de dezembro de 184l
 
As igrejas se destacavam entre os belos edifícios da cidade. a Igreja Conceição da Prainha, erigida no alto do Outeiro da Prainha, ladeando o futuro Seminário de Fortaleza – importante centro de formação espiritual e intelectual – teve seus alicerces abençoados pelo vigário da cidade Carlos Augusto Peixoto de Alencar. Sua construção durou cinquenta anos, através de donativos dos devotos, contando com a família Borges entre os seus maiores benfeitores. 

A Igreja do Sagrado Coração de Jesus foi edificada pelo Barão de Aratanha, exclusivamente para seu filho Antônio Xisto Albano, ordenado padre pelo Cardeal-Arcebispo de Paris e, tempos depois, consagrado bispo nesta igreja da família Albano. A Igreja de Nossa Senhora dos Remédios no Benfica, foi uma realização da família Amaral e, posteriormente, aprimorada pelos Justa, pelos Theóphilos, paroquianos abastados moradores do bairro, tendo a frente o Coronel José Gentil Alves de Carvalho e sua família.

Igreja do Pequeno Grande cuja pedra fundamental foi lançada em 1898, pelo padre Chevalier, reitor do Seminário e capelão do Colégio da Imaculada. 

A formosa capela do Pequeno Grande, arquitetada por Isaac Correia do Amaral e cuidada pelas freiras francesas, fundadoras do Colégio da Imaculada Conceição, é ainda um dos mais belos templos de Fortaleza. Esta igreja, em estilo neogótico, coberta com placas de ardósia, é sustentada por estrutura metálica importada da Bélgica.

Em 1881, ligando Fortaleza ao Sul do País, instalou-se a Agência do Telégrafo Nacional e, no ano seguinte, o cabo submarino, sob a responsabilidade do American Telegraph and Cable Co. em 1883, começou a funcionar o serviço telefônico com aparelhos de manivela. No dia 11 de fevereiro desse ano, comerciantes, autoridades e o público em geral, apinharam a Casa Confúcio, para assistirem a inauguração solene do primeiro telefone de Fortaleza.


Extraído do livro de Vanius Meton Gadelha Vieira
Ideal Clube – história de uma sociedade
fotos do Arquivo Nirez e do site Fortaleza em Fotos

Nenhum comentário: