terça-feira, 17 de junho de 2014

Praça Doutor Moreira de Sousa


 
Localização: entre as Avenidas da Abolição, Desembargador Moreira, Antônio Justa e Rua Barbosa de Freitas, no bairro Meireles. Em frente ao Clube Náutico Atlético Cearense.
Recebeu a denominação de Moreira de Sousa através da Lei n° 703 de 09 de outubro de 1953. Em 1960, na gestão do Prefeito Cordeiro Neto, o nome da Praça foi modificado para Dez de Abril, em homenagem ao dia da Fundação do Forte Schoonenborch, origem histórica da cidade. No entanto, pela lei 2001 de 03 de agosto de 1962, o logradouro retomou seu antigo nome, ou seja, Praça Dr. Moreira de Sousa. 


Em 2012 a praça ficou interditada por mais de 6 meses para reforma. Foi reaberta no início de 2013, com sinais visíveis de que a reforma não fora concluída: o piso estava incompleto, o gramado mal cuidado e as sobras do material de construção ficaram no local. Em menos de 1 ano, voltou a ser cercada por tapumes e ficou mais uma temporada isolada.
Agora, adotada por uma empresa privada, foi finalmente reaberta. O resultado é um espaço arborizado, sinalizado e muito bem cuidado. 





   



Homenageado


Francisco Moreira de Sousa nasceu em Russas, Ceará, a 10 de março de 1899, filho de André Moreira de Sousa e Cosma Moreira de Sousa. Formou-se pela Faculdade de Medicina da Bahia em 1929, vindo em seguida, clinicar em Fortaleza. Casou-se em Salvador em 1929, com Maria Augusta Moreira de Sousa com quem teve 2 filhos.
O Dr. Moreira de Sousa montou seu consultório no Edifício Granito, na Praça do Ferreira, cuja especialidade era Ginecologia e Cirurgia. Operava rotineiramente nas Casas de Saúde César Cals, São Raimundo e São Lucas, sendo conhecido pelo espírito humanitário e pela competência que lhe valeu o conceito de ter sido um dos melhores cirurgiões do Estado.
Foi diretor da Divisão Médica da Caixa de Aposentadoria e Pensões do Centro Médico Cearense; Presidente do Náutico Atlético Cearense no biênio 1948-1949; e um dos fundadores da Faculdade de Medicina do Ceará.
Faleceu em Fortaleza, a 18 de outubro de 1950. O féretro saiu de sua residência na Rua Floriano Peixoto, 1363, para o Cemitério São João Batista com grande acompanhamento de seus inúmeros amigos e pacientes.


Fonte:

Praças de Fortaleza, de Maria Noélia Rodrigues da Cunha
fotos de Rodrigo Paiva
jun/2014 

Nenhum comentário: