quinta-feira, 12 de junho de 2014

Futebol e Cultura no Século XX

No final do século XIX, período que ficou conhecido como Belle Epoque, os filhos das classes dominantes brasileiras, iam, em geral, estudar na Europa, então uma referência cultural, modelo para modernidade e civilidade. Tradicionalmente é dito que foi pelos pés desses jovens abastados que teria chegado ao Brasil o foot-ball association, o qual como é concebido hoje, surgiu na Inglaterra, por volta da segunda metade do século XIX.
Se nacionalmente afirma-se que o futebol teria chegado ao País em 1894, com Charles Miller, no Ceará o mito da fundação é atribuído a José Silveira, jovem estudante na Suíça, que em 1904, trouxera a primeira bola para o Estado junto com um livrinho de regras. 

  
O mais antigo time do Estado é o Ceara Sporting Club, fundado em 2 de junho de 1914, com o nome de Rio Branco Football Club, foi criado a partir de uma conversa entre Luís Esteves Junior e Pedro Freire durante um encontro no Café Art Nouveau, que funcionava na Praça do Ferreira.

Teria ele organizado a 25 de dezembro daquele ano, no segundo plano do Passeio Público, a primeira partida envolvendo cearenses contra uma equipe de ingleses moradores em Fortaleza, marinheiros de um navio ancorado em passagem para o Sul. Há também quem firme que o futebol teria chegado a Fortaleza em 1903, quando um navio britânico, levando um time para excursionar pelo sul do Brasil e Argentina, ancorou na capital, realizando uma exibição no Passeio Público.


 Time do Stella, fundado em 1918 pelo comerciante Alcides Santos, que foi extinto, para a criação do Fortaleza com as mesmas cores. A explicação  estava no fato de que Alcides não sabia precisar a data de fundação do Stela, o que tirava seu caráter oficial.

Novos pesquisadores, porém , estão mostrando que antes de Miller, do navio britânico, o foot-ball já era praticado no Brasil e no Ceará, respectivamente. O futebol como prática social existia antes, com chutes aleatórios e partidas de várzeas, fossem de elementos das elites ou populares.  Estudantes, marinheiros, e empregados de companhias inglesas praticavam o futebol em internatos, pelas ruas e portos das cidades brasileiras, a exemplo de Fortaleza. 


O Campo do Prado inaugurado no dia 07 de setembro de 1912,  foi o primeiro estádio oficial de Fortaleza,  e o principal palco dos jogos de futebol cearense  durante quase trinta anos.  Nele foram realizados os jogos da Liga Metropolitana Cearense de 1915 a 1919, e do Campeonato Estadual de 1920 a 1941. 

Depois de um certo hiato entre 1906 e 1912, sobre o qual existem poucas informações – embora se saiba que o esporte fosse praticado em colégios como o Liceu e o Castelo e nas ruas da capital, onde surgiam times como os rivais da 24 de Maio e Barão do Rio Branco - o esporte popularizou-se de vez entre a população que já assistia lutas de boxes e torneios de turfes (corrida de cavalos).
Relaciona-se a tal popularização à chegada da Europa e do Centro-Sul de um grupo de estudantes apaixonados pelo futebol , os quais estimularam e possibilitaram a fundação de várias equipes como o English team, o Stella, o Rio Negro, o Hesperia, o Maranguape, o Fortaleza Sporting Clube, o American-Foot-Ball Clube, e o Rio Branco, mais tarde chamado Ceará Sporting Club.
Na verdade, o futebol tornou-se em pouco também paixão da massa, praticado por pobres, negros, mulatos, brancos. Tal massa assistia aos jogos das elites e marinheiros estrangeiros com curiosidade, e vendo as emoções que as partidas provocavam, passou a disputar suas próprias partidas nas fábricas, várzeas e subúrbios. 

 Brasil, time campeão do mundo em 1958

O passar do tempo só confirmou a paixão brasileira pelo futebol, principalmente depois que a seleção do Brasil passou a obter resultados positivos ainda nos anos 50. Passados mais de meio século desde a primeira conquista em 1958, o futebol é de longe, o esporte mais popular entre os brasileiros.

fonte:
História do Ceará, de Airton de Farias 

Nenhum comentário: