sábado, 21 de junho de 2014

Fortaleza é o "País" do Futebol














Foi uma festa memorável a que marcou o segundo jogo da seleção Brasileira neste mundial e o primeiro encontro com a torcida cearense na Arena Castelão desde junho do ano passado, quando jogamos contra o mesmo adversário pela Copa das Confederações: a seleção mexicana. Neste último dia 17 a euforia foi compartilhada com milhares de mexicanos que invadiram a arena dispostos a empurrar o seu time e, por vezes conseguiram - quando o apoio da torcida brasileira foi abafada pelos animados e incansáveis gritos mexicanos. Para as arquibancadas animadas, o placar foi injusto. Faltou o grito de gol. Ficamos no zero a zero.

Um destaque especial para o arqueiro mexicano Ochoa. As quatro ótimas defesas em duas conclusões de Neymar, uma de Paulinho e uma de Thiago Silva garantiram o placar inalterado.

A Organização funcionou dentro do previsto

O trajeto de ônibus partindo do bolsão do Centro de Eventos foi tranquilo. A saída, por volta de 12h45 mostrou-se sem maiores inconvenientes e o trânsito estava tranquilo. Na descida, a uma distância de 1,5km da Arena, os torcedores puseram-se a andar.

No meio do caminho, muitos vendedores ambulantes ofereciam água, cerveja e refrigerantes a preços tabelados. A única coisa que havia mais que vendedores eram homens para garantir a segurança padrão Fifa do evento - Polícia Militar, Polícia Rodoviária Estadual, Exército, Polícia Federal. Tinham armas e uniformes de variadas cores e formatos. Apesar de saber que houveram manifestações, não as vi.

A entrada no estádio foi mais tumultuada. O acesso variava de acordo com o ingresso, prioridade etc. Muitas pessoas desinformadas e poucas pessoas para informar do lado de fora das catracas. Indicaram-me que minha mochila deveria passar em determinado acesso, a fim de passar pelo raio-x. Não passou pela máquina. Uma funcionária pediu-me para abri-la e deu apenas uma olhada por cima. A revista também foi inexistente. Ponto negativo para a segurança.

A volta foi tranquila e organizada. Um clima festivo pairava. Independentemente da cor de sua camisa.
* Nossos agradecimentos à Coca-Cola e à Powerade, patrocinadores da Copa do Mundo FIFA 2014, que nos forneceram os ingressos para assistir à partida entre Brasil x México.

Nenhum comentário: