quinta-feira, 19 de junho de 2014

Capela de Santa Terezinha



Sua construção foi iniciada em 14 de novembro de 1926, e foi inaugurada dois anos depois, em 1928.  Está localizada no Bairro Moura Brasil, na Avenida Presidente Castelo Branco, local dos antigos abarracamentos promovidos pelo governo local para manter sob controle os retirantes que fugindo da seca, se dirigiam para a capital.
Em 1878 o Presidente da Província, baixa instruções dividindo os subúrbios da cidade em nove distritos para abrigar os emigrantes da seca, que ficam alojados nos abarracamentos, entre os quais está o distrito do Pajeú que naquela época correspondia ao trecho ocupado hoje pela Av. Leste-Oeste, entre as ruas Barão do Rio Branco, Senador  Pompeu e General Sampaio, e também a área que corresponde ao Marina Park e seus equipamentos. Com a chegada dos sertanejos, se formou no local uma grande comunidade, carente de tudo: saúde, alimentos, água, higiene, assistência médica, etc.
  





Para amenizar essa situação dramática, os moradores, com o apoio da Igreja Católica, fazem movimento para construção da Capela Santa Terezinha, em louvor a santa  protetora daquela comunidade onde em seus momentos de aflição, angústia ou desespero recorriam ao aconchego acolhedor do templo.
Com a expansão da cidade, surgiu o projeto de construção da Avenida Castelo Branco, na década de 70, que previa a remoção dos moradores como de fato ocorreu, e a demolição da capela, o que não foi concretizado em virtude dos protestos e das manifestações populares.  O projeto foi alterado e o templo permaneceu no local.
Outra tentativa de demolição da capela ocorreu algum tempo depois, com a execução do projeto do Hotel Marina Park.  Como compensação, foi proposta a construção de outra igreja, mais ampla e moderna, apta a receber não penas os remanescentes moradores do bairro, mas pessoas de diferentes áreas da cidade. O projeto ganhou simpatias e teve o apoio da Paróquia a que estava subordinado o templo. À época, as atividades da Capela de Santa Terezinha estavam parcialmente suspensas, em virtude das obras que estavam sendo construídas no seu entorno. 

 Igreja de Santa Edwiges, construída em troca da demolição da Capela de Santa Terezinha

Avenida Presidente Castelo Branco (Leste-Oeste) em 1974 (foto do arquivo Nirez)

A nova igreja proposta pela direção do empreendimento foi efetivamente construída, a alguns metros à frente, na mesma avenida. A Igreja de Santa Edwiges foi inaugurada no dia 1° de outubro de 1995, quando foi celebrada a primeira missa no local.
No entanto, mais uma vez a população se mobilizou contra a demolição do templo, agora com apoio da Câmara Municipal que apresentou o Projeto de Lei de nº 05/86, considerando de relevante interesse histórico e cultural para a cidade de Fortaleza. O projeto foi aprovado pela Câmara e sancionado pela então prefeita Maria Luiza Fontenele. 
A Capela de Santa Terezinha venceu mais essa batalha, e está até hoje no mesmo local. Tombada pelo Município através da Lei 6087 de 09 de junho de 1986. 

fotos de Raquel Garcia 
jun/2014

Nenhum comentário: