sábado, 28 de dezembro de 2013

Rua Boris, antiga Travessa da Praia



A antiga travessa da Praia – atual Rua Boris – perpendicular à rua da Praia (Avenida Pessoa Anta), na Praia de Iracema, foi chamada durante muito tempo,  de Ladeira do Solon, por residir na mesma, no prédio que vemos mais ao fundo na foto mais antiga, num chalé com portas arqueadas, o coronel Solon, que possuía uma plantação de videiras e lá residiu por 21 anos.



Na velha foto, do Álbum de Vistas do Ceará de 1908, vemos, na esquina, uma casa tipo beira-e-bica, seguida da Casa Boris, fundada em 1869, tendo como razão social a firma "Theodore Boris & Irmão" constituída de Alphonse Boris e Theodore Boris, o primeiro chegado em 1865, de navio e o segundo pelo interior em 1867. Em 1870 a firma passou a denominar-se "Boris Frères", com a administração dos sócios Achiles Boris, Adrien Boris e Isaie Boris, tendo como sede a cidade de Paris.

Em 1878 Isaie veio morar no Ceará, chegando a vice-cônsul Francês. Quando se foi, em seu lugar ficou Achiles. Graças à firma Boris Frères é que hoje temos a oportunidade de conhecer Fortaleza no início deste século, através de mais de cento e sessenta fotografias editadas em dois álbuns em 1908 sob o título de Vistas do Ceará – 1908 –  impresso em Nancy, França. 



Na foto atual,  já não existe o calçamento, mas o asfalto; as calçadas continuam irregulares tanto na largura como na altura, embora hoje existam o meio-fio e um código de obras e posturas que determina a regularidade tanto na altura como na largura; a casa de beira-e-bica foi reformada; a casa do coronel Solon desapareceu com a construção da avenida Leste-Oeste; novas construções surgiram prosseguindo a rua; postes de concreto levam a luz e a força através dos fios; somente o prédio onde funcionou a Casa Boris resistiu ao tempo.

foto antiga do Álbum de Vistas do Ceará, de 1908
foto atual de Google
fonte: NIREZ 

Um comentário:

Anônimo disse...

Show😍👏