quarta-feira, 21 de agosto de 2013

A Câmara Municipal no Centro de Fortaleza

A indefinição da localização da sede da primeira vila do Ceará, fez com que a Câmara desenvolvesse um trabalho itinerante entre o Iguape, Fortaleza e a Vila Velha (Barra do Ceará); nessa caminhada não teve sede própria nem um local digno para desenvolver suas tarefas.  
  
 Praça da Sé, em postal de 1915

Em sessão da Câmara do dia 9 de abril de 1709, o Juiz Ordinário requereu ao Rei de Portugal que se mandasse fazer a Casa da Câmara e Cadeia;  não sendo atendidos, os oficiais da Câmara resolveram estabelecer uma contribuição em alqueires de farinha, para com isso obterem recursos para a execução da obra. No dia 2 de julho de 1709 foi contratado o mestre carpinteiro Domingo Teixeira, o qual contou com a mão-de-obra  indígena; o local escolhido foi a atual Praça da Sé e a madeira utilizada foi trazida das matas do Mondubim até Parangaba, e de lá até Fortaleza. A obra ficou pronta em 1726, quando o povoado foi elevado à categoria de Vila. 

 Praça do Ferreira em 1937 - foto de Amélia Earhart

Na década de 80 do século XIX, apesar de ter passado por inúmeras reformas, a casa se encontrava em ruínas, tendo a Câmara alugado algumas casas para se instalar, enquanto era construído um novo prédio.  A planta da nova casa da Câmara foi feita pelo engenheiro Custódio Francisco Azevedo em 1782, mas somente em 1786 foi aprovada a compra de uma vila de casas de uma certa viúva Inácia, próxima à casa do capitão-mor, na Rua dos Mercadores nº 42.


 Rua Conde D'Eu (arquivo Nirez)

Provisão Régia de 26 de novembro de 1802 aprovou a compra da casa do capitão-mor Antônio de Castro Viana – o atual Palácio da Luz – para servir de sede da Câmara. Em janeiro de 1809, atendendo a proposta do governador, a casa foi trocada pelo Palácio do Governo, na Rua dos Mercadores n° 42; o referido prédio passou para o Governo do Estado, em definitivo, em 6 de novembro de 1819.
Em maio de 1818, Antônio Simões ficou encarregado de realizar obras no entorno do Palácio do Governo: construiu o paredão do lado da Rua dos Mercadores e realizou o aterro para formar a atual Praça General Tibúrcio.

 O prédio da Intendência Municipal foi o primeiro sobrado de tijolo e telha, construído por Francisco Pacheco de Medeiros em 1825. Em 1831 a Câmara comprou o prédio mudou-se para a nova sede em 1833. (foto do Arquivo Nirez) 

Ficou então decidido que seria construída uma nova casa para a Câmara e Cadeia, já que a existente não era suficiente. Para isso foi comprada a casa de Francisco José Pacheco Medeiros – lado norte da atual Praça do Ferreira. A Câmara mudou-se para lá em 1833, após executar obras de reforma e adaptações. 

Fonte:
Caminhando por Fortaleza, de Francisco Benedito

Nenhum comentário: