sábado, 3 de novembro de 2012

O Cinema e o Futebol

Um dos primeiros filmes produzidos em Fortaleza teve como tema o futebol. A obra intitulada Temporada Maranhense de Football no Ceará retrata os quatro amistosos realizados por um combinado de São Luís, em 1924, contra o Ceará (vitória do Ceará por 4x2), Fortaleza (vitória por 4x0), América (vitória por 2x0) e Guarany, time da capital já extinto (derrota por 4x0).

 Fundada pelo comerciante Alcides Santos, a equipe do Stella Football Club, foi extinta poucos meses antes da fundação do Fortaleza.A explicação para a extinção do time (Stella era o nome de um colégio suíço onde estudavam os filhos de alguns nobres representantes da alta sociedade de Fortaleza), e a posterior criação do Fortaleza com as mesmas cores, estava no fato de que Alcides Santos não sabia precisar a data de fundação do Stela, o que tirava seu caráter oficial.

Os jogos aconteceram no Estádio do Alagadiço, num terreno ao lado de onde hoje está a Igreja de São Gerardo, na Avenida Bezerra de Menezes. Este é considerado o primeiro registro cinematográfico do Ceará e do Fortaleza, clubes mais tradicionais da cidade.
O filme fez parte de uma série de registros produzidos a partir da década de 20 pelo cearense Adhemar Albuquerque, considerado pioneiro na produção documental de qualidade técnica no cinema fortalezense.

Igreja de São Gerardo, na Avenida Bezerra de Menezes, onde num terreno ao lado, ficava o Estádio do Alagadiço 
 
Duas décadas depois do surgimento dos primeiros cinemas fixos em Fortaleza, o cineasta passou a rodar documentários em películas 35 milímetros, sobre aspectos e acontecimentos diversos da capital e de cidades do interior. Dessa forma, ele captou em suas lentes, por exemplo, os colégios da época, a indústria do sal, e as paradas militares de 7 de Setembro. Sensível ao fenômeno do futebol, que começava a virar febre no Brasil, cobriu toda a excursão do combinado maranhense e a sua repercussão em Fortaleza.

 Cine Moderno em 1924, onde  foi exibido o curta

O documentário, um curta-metragem em preto e branco e sem áudio, foi lançado no dia 15 de outubro de 1924, no Cine Moderno. Sobre a produção, o jornal Correio do Ceará teceu largos elogios na edição do dia seguinte: trata-se de uma interessante cinta cinematográfica, contendo phases dos jogos que se realizaram, flagrantes das archibancadas e do movimento de torcedores e gentis torcedoras para o fiel do Alagadiço, onde se feriram as pugnas. Há ainda outros aspectos do desembarque dos desportistas visitantes, dos teams, captains, juízes e auxiliares na temporada, publicou o jornal, num estilo ainda carregado de termos ingleses e grafias da época.

 Sala de Projeção do Cine-teatro Majestic Palace, que também exibiu o filme de Adhemar Albuquerque 

Numa época em que as viagens entre as capitais do país demandavam dias, receber uma equipe de São Luís significava um evento extraordinário para os futebolistas. Na esteira da repercussão dos amistosos dos maranhenses contra os grandes clubes cearenses em 1924,  Temporada Cearense de Football no Ceará virou um grande sucesso, segundo conta o livro Fortaleza – A Era do Cinema, de Ary Bezerra Leite. No dia 22 de outubro, o filme foi novamente exibido no Cine Moderno e também no Majestic.

 Loja da Aba Film, império da fotografia e da produção de imagens, fundada por Adhemar em 1934.

Na época com 32 anos, Adhemar se tornaria ainda mais famoso na cidade com a Aba Film, empresa de fotografia criada por ele em 1934. O pioneiro do cinema documental de Fortaleza, faleceu em 1975, aos 83 anos. Deixou uma vasta filmografia, boa parte dela perdida com o tempo. Para os fãs de futebol, ele foi um visionário que enxergou o potencial cultural do esporte quando muitos o consideravam um mero passatempo. 

extraído da Revista Fortaleza, fasciculo 8
fotos do Arquivo Nirez
 

2 comentários:

Motor 5.0 disse...

Prezado, meus pais estão comemorando 60 anos de casamento, no próximo dia 12.09. Estamos fazendo uma retrospectiva desses 60 anos, e a história começa no Otávio Bonfim, na Rua Justiniano de Serpa, e na Igreja S.Gerardo. Perdemos todas as fotos antigas em uma enchente, ocorrida em 1985, em S.Luís-MA, onde moramos. Gostaria imensamente de obter fotos do seu blog para ilustrar essa história de amor. Caso seja possível, meu e-mail é marcia.sego@gmail.com. Muito obrigada, desde já. Um abraço

Fátima Garcia disse...

Enviei para seu email, Márcia