segunda-feira, 1 de outubro de 2012

Palacete Ceará


Em 1914 o banqueiro José Gentil Alves de Carvalho contratou a firma Rodolfo F. da Silva e Filho para construir o Palacete Ceará, um projeto de João Sabóia Barbosa. 
O prédio foi uma das obras mais representativas das primeiras décadas do século XX, período em que ocorre grande transformação na aparência arquitetônica da cidade e de inúmeras obras relevantes no centro de Fortaleza.
Por muitos anos o palacete abrigou no seu andar térreo o Rotisserie Sportman, restaurante, sorveteria, café e casa de chá de Efrem Gondim, e no andar superior, o Clube Iracema, que ocupou o local de 1922 a 1936.

 O Palacete Ceará ficou todo iluminado para comemorar o cinquentenário do Clube Iracema, que funcionava no andar superior

Em 1922 o palacete foi ampliado em dois blocos pelo lado da Rua Floriano Peixoto e o Rotisserie instalou um salão de bilhares. Também em 1922 a Academia Cearense de Letras instalou-se no Salão de Honra do palacete.
Na década de 1930 foi sede da Secretaria do Interior e Justiça do Estado. Em 10 de maio de 1946 a Caixa Econômica adquire o prédio vizinho (Palacete Fortaleza), esquina da Rua Guilherme Rocha com Rua General Bezerril. 


Com as transformações por que passou a cidade, principalmente depois do fim da última guerra, novas funções foram dadas ao prédio que acabou por ter uso degradado, sofrendo, em consequência, algumas intervenções nos interiores. Finalmente foi adquirido pela Caixa Econômica Federal em 1945, que adaptou às novas funções, instalando ali sua agência centro.

O Palacete Fortaleza também foi adquirido pela Caixa Ecônomica Federal. Fica vizinho ao Palacete Ceará, na Rua Guilherme Rocha esquina com a General Bezerril. (foto Fátima Garcia) 

 Palacete Ceará e sua aparência atual (foto Tarcísio Garcia)

Em 1982 o prédio foi quase totalmente destruído por um grande incêndio, restando apenas sua fachada. Chegaram a planejar sua demolição para levantar um prédio moderno, mas diante dos protestos de vários segmentos da sociedade, os dirigentes da Caixa reconsideraram e o Palacete Ceará foi restaurado dois anos depois, sob a supervisão de um arquiteto do IPHAN.  
Está localizado na esquina das Ruas Floriano Peixoto e Guilherme Rocha, na Praça do Ferreira.
Tombamento Estadual de 1983

fotos antigas do Arquivo Nirez

Um comentário:

Sergio Albuquerque disse...

Hoje, para minha alegria, li no DN a noticia sobre a restaracao do Palacete Ceara. Este fato destaca que, apesar de muitos no Ceara nao terem interesse na preservacao de sua historia, ainda dispomos de pessoas com a necessaria sensibilidade para a realizacao desse proposito. Parabens a todos esses. Espero que tao digna atitude seja tambem estendida a outros imoveis e areas historicas da Cidade.Sergio Albuquerque .