segunda-feira, 13 de agosto de 2012

Pelas Ruas e Avenidas de Fortaleza - parte IV


Rua Justiniano de Serpa

Rua Justiniano de Serpa em data não especificada. (arquivo Nirez)
Foto atual da rua, vista em sentido contrário a da foto antiga
Neste local, no cruzamento da Rua Justiniano de Serpa com a Rua Bela Cruz existia a Capela de São Sebastião, chamada pelos moradores de Igrejinha. A Igrejinha foi demolida por volta da década de 1970. No local foi construída essa pracinha, chamada de Praça Frei Teodoro, homenagem a um frade franciscano da Igreja das Dores.

O muro que se estende por uma quadra, entre as ruas Justiniano de Serpa,  Dom Jerônimo,  Antônio Pompeu e Avenida Domingos Olímpio, pertence ao convento dos Frades Franciscanos da Igreja de N.S. das Dores

Antigamente o matadouro de Fortaleza ficava na atual Avenida José Bastos, esquina com a Bezerra de Menezes, nas imediações de onde hoje se encontra a Delegacia do 3° Distrito Policial e fundos da Secretaria Executiva Regional (SER-I). por ali vinha o gado a ser abatido, por um caminho conhecido como Estrada do Gado, que não é outra senão a atual Rua Justiniano de Serpa, que nasce na Avenida Duque de Caxias e termina na Avenida 13 de Maio, que também foi estrada de gado.

Quem era


Nascido em Aquiraz, em 6 de janeiro de 1952, começou bem cedo a ajudar o pai no trabalho diário, tangendo animais de carga para abastecimento dos mercados de Fortaleza e Cascavel. Apesar da origem humilde, Justiniano de Serpa conseguiu formar-se em Direito, destacar-se como orador nos movimentos abolicionistas e republicano, ser eleito deputado Federal e nomeado Governador do estado para o período de 1920 a 1924. Durante seu governo - mais democrático do que os anteriores - dedicou especial atenção ao problema educacional e incentivou as manifestações artísticos-literárias, sendo responsável pelo reflorescimento da Academia Cearense de Letras, sendo Patrono da cadeira n° 8. 

 prédio da antiga Escola Normal Justiniano de Serpa

Em 12 de Junho de 1923, devido a problemas com a saúde, transferiu o governo a Ildefonso Albano, primeiro vice-presidente do Estado. No Rio de janeiro, depois de muito padecer, Justiniano de Serpa veio a falecer no dia 1° de agosto de 1923. Em sua homenagem foi erguido um busto em bronze na Praça Figueira de Melo. E a Escola Normal recebeu o nome do homem de origem modesta que atingiu o mais alto posto do Estado, vencendo os obstáculos impostos pela miséria e pela tradição política das famílias cearenses.

fonte:
A História do Ceará passa por esta rua
de Rogaciano Leite Filho

Um comentário:

Ana Luz disse...

Não mudou quase nada,é certo que não há espaços p/ mudanças mas a arborização bem que podia ser feita..Deu saudade.