segunda-feira, 8 de setembro de 2008

Farol do Mucuripe


Construído no século XIX, o velho Farol do Mucuripe guiou as embarcações pela costa de Fortaleza até a década de 50. Em 1982, foi tombado pelo Patrimônio Histórico e transformado no Museu do Jangadeiro.
De longe a fachada parace intacta. Mas a falta de manutenção do Farol do Mucuripe afastou os visitantes. Os moradores da região dizem que o local, que era pra ser ponto turístico de Fortaleza, foi esquecido.
O Farol do Mucuripe tem um passado importante. Foi construído por escravos entre os anos de 1840 e 1846, passou por inúmeras reformas, e acabou sendo desativado no fim da década de 1950. A última recuperação foi há 25 anos quando o farol foi tombado pelo Patrimônico Histórico e Artístico da Secretaria da Cultura.
Hoje o lugar parece que perdeu importância.
A placa é de indicação de um equipamento turístico, mas o Farol do Mucuripe está completamente abandonado. A prova disso é que ele está fechado para a visitação pública. O Prédio está pichado e não há sinal de nenhum tipo de manutenção.
Por já ter abrigado o Museu do Jangadeiro, no seu interior ainda existem fotos antigas e registros da construção.
O monumento relembra os tempos da colonização, quando navegadores portugueses e espanhóis aportaram no litoral cearense. De estilo barroco, a fachada do prédio é composta por oito paredes de tamanhos iguais. Por dentro, uma escada helicoidal leva ao topo do prédio, de onde se tem uma visão panorâmica da Praia Mansa e de todo o bairro do Mucuripe.
Praticamente esquecido, o velho farol não é mais incluído no roteiro dos visitantes.

Nenhum comentário: