segunda-feira, 1 de setembro de 2008

Estádio Presidente Vargas - PV

O estádio foi inaugurado em 21 de setembro de 1941, com o jogo entre as equipes do Ferroviário 1 x 0 Trammways de Recife. É um estádio de médio porte com capacidade para até 22 mil pessoas, localizado no bairro do Benfica.
Não é um vizinho desejado: segundo moradores, em dias de jogos, a maioria das ruas dos bairro se transformam em campo de batalha. Gangues, bêbados, conflitos entre moradores e torcedores são ocorrências comuns. Além disso ocorrem roubos, furtos, assaltos, depredações do patrimônio, trânsito caótico, barulho de carros de som, palavrões e muita sujeira.
As pichações que marcam a fachada, mostram o pouco caso com o bem público. Dentro do estádio, cadeiras e arquibancadas quebradas, sanitários depredados e sujos completam o quadro de abandono.
Mas o estádio contribuiu para a construção da identidade de Fortaleza, e escreveu a página inicial da história do futebol cearense; abrigou times como Nacional, Gentilândia, Maguary, e Usina Ceará, equipes que hoje só existem na memória de torcedores mais antigos.

Um comentário:

Unknown disse...

O Sport Club Maguary (primeiro bi-campeao do PV em 1943/44) volta em 2009 na 3a. Divisao do Futebol Cearense, mandando seus jogos no Murilao (Messejana) em Fortaleza.