quinta-feira, 11 de maio de 2017

Colégios Desativados de Fortaleza


Os excelentes resultados obtidos pelos colégios particulares de Fortaleza em olimpíadas de ciências exatas e os altos índices de aprovação em vestibulares difíceis, como o do Instituto Tecnológico da Aeronáutica (ITA), um dos mais concorridos do País, impressionam. Os números colocam o ensino privado da capital cearense entre os melhores do País. O talento para aprovar, contudo, é bem menor do que o talento para administrar.


 Só nos últimos dez anos, nada menos de 2262 escolas de ensino básico foram à falência no Ceará - uma média de mais de 200 por ano. Em Fortaleza está a maior parte desses estabelecimentos: 1318. Essas empresas sucumbiram diante da concorrência acirrada, do alto índice de inadimplência e da alta carga tributária, mas, principalmente, pela falta de habilidade para gerir seus negócios. Alguns deles: 

Colégio Evolutivo 


Surgiu em 1980 com o nome de Colégio Positivo, e passou a ser Colégio Evolutivo, em 1992. Chegou a ter nove sedes em Fortaleza e 15 mil alunos no mesmo ano. Após 32 anos de serviços prestados à comunidade, o Colégio Evolutivo chegou a representar um dos maiores grupos educacionais do Estado, se destacando no cenário local pela ampla oferta de bolsas e preços mais acessíveis que os praticados pelo mercado da época. A instituição fechou as portas em 2012, alegando dificuldades financeiras. Os prédios que abrigaram os colégios tiveram destinos diferentes. Alguns foram transformados em outros estabelecimentos comerciais, e outros, como a sede da Parangaba, agora abriga uma faculdade. 

Colégio GEO 


Com sedes espalhadas por mais de cinco bairros da Capital, além de cidades do interior do Ceará e de outros estados, a rede GEO foi referência na educação privada do Estado, de 1979  até o início dos anos 2000. As escolas com estrutura de clube e com oferta de diversas atividade extracurriculares atraíram mais de 5 mil matrículas, em balanço parcial. Após o fechamento, também motivado por questões administrativas, as unidades foram vendidas e transformadas em outras escolas. A sede Dunas, uma das maiores da rede, foi transformada em Faculdade. 

Colégio Agapito dos Santos 


Estava localizado na Avenida Tristão Gonçalves, 1409, propriedade dos professores Mozart Sobreira Bezerra, Lauro de Oliveira Lima e Ivan Vieira Ramos.  Foi oficialmente extinto em fevereiro de 2006. De acordo com documento oficial do Conselho de Educação do Ceará, a escola era de “grande tradição” no Ceará, dirigida por Lauro de Oliveira Lima. 

Colégio Cearense


O Colégio Marista Cearense Sagrado Coração foi fundado no dia 4 de janeiro de 1913. Funcionou inicialmente na Rua da Amélia n° 146 (atual Rua Senador Pompeu), Rua 24 de Maio e na Praça José de Alencar, onde depois esteve a Rádio Iracema. Mais tarde mudou-se para a Rua Barão do Rio Branco, no local onde hoje está o edifício Diogo. Por fim, em 1917, foi para o prédio próprio na Avenida Duque de Caxias. A partir de 1916 a administração do Colégio Cearense passou para os Irmãos Maristas. Na década de 80, os estabelecimentos de ensino, dirigidos por religiosos, viveram seus melhores dias, com grande procura por vagas, em razão da excelência do ensino que ofereciam.  O Colégio Marista Cearense ficou pequeno para comportar tantos alunos, eram 4.500, divididos em três turnos. A partir dos anos 2000, tudo mudou:  o aumento da inadimplência, a redução de matrículas, o surgimento de grandes conglomerados educacionais, que tornaram a educação um ramo de negócio altamente rentável, determinaram o fechamento de outros colégios religiosos e comprometeu o futuro do Colégio Cearense, que encerrou suas atividades no dia 31 de dezembro de 2007. 

Ginásio Capistrano de Abreu/Colégio Zênite 


Localizado na Rua Luís de Miranda, no Benfica. Consta que o prédio onde funcionou o antigo ginásio, era uma propriedade rural denominada Sitio Barro Preto, propriedade do Coronel Antônio Felinto Barroso, pai do escritor Gustavo Barroso. O escritor vinha de sua residência urbana, na Rua Formosa, de bonde de burro, descia na Fundição Cearense e caminhava até essa casa de campo, rústica, em terreno arborizado, de onde saía a passear montado no seu cavalo predileto, exibindo-se pelo centro da cidade e indo até a praia. O Colégio Capistrano de Abreu foi criado em outubro de 1966 e posteriormente, passou a chamar-se Colégio Zênite. Com única sede, situada no bairro Benfica, o colégio Zênite encerrou as atividades em 2012.  O prédio, que foi vendido para outro grupo escolar, faz parte da história do bairro universitário. 

Colégio Tony 

Surgiu nos anos 70, como um cursinho de matemática preparatório para vestibulares, cujas aulas eram ministradas pelo próprio professor Tony.  A Rede de Ensino Tony, também ficou conhecida em razão desses cursos preparatórios para vestibular e concursos, teve grande destaque no mercado local até a primeira metade dos anos 2000. Com sedes em vários bairros, a instituição foi responsável pela formação de mais de 5 mil alunos por ano. 

Colégio Júlia Jorge 


O colégio foi inaugurado no dia 24 de junho de 1966, com a presença do presidente da República, do Governador do Estado, e outras autoridades. Foi instalado na esquina das ruas General Piragibe com a Azevedo Bolão. Estabelecimento de ensino da rede cenecista, o Júlia Jorge foi a grande opção de escola de boa qualidade para moradores dos bairros da Parquelândia, Parque Araxá, Monte Castelo e vizinhanças.  Em 2007, fechou, encerrou as atividades, segundo dizem, por falta de alunos. Depois, o prédio foi vendido a uma imobiliária, e logo começou a ser demolido. No local, foram construídos vários edifícios residenciais. O mesmo destino teve o Colégio João Pontes, também da rede cenecista, localizado no bairro do Jacarecanga, à rua Antônio Bandeira, n° 50. 

Colégio Redentorista


Localizado no bairro Rodolfo Teófilo, a instituição foi administrada por padres da Congregação do Santíssimo Redentor, mais conhecidos como redentoristas. Com o fechamento do colégio, o prédio abrigou outra instituição escolar. O prédio onde funcionou o colégio foi erguido em 1963, na rua Delmiro de Farias, 900, no bairro Rodolfo Teófilo, por missionários redentoristas para abrigar, a princípio, confrades em Fortaleza. Em carta enviada ao Provincial, o Padre Jaime detalhava a casa a ser construída: “Devido ao clima daqui, é necessário ter chuveiros nos quartos. Os corredores dos dois lados dos quartos também são necessários por causa do clima. Em algumas partes do mosteiro, haverá combogó”. O Colégio Redentorista foi fundado em 1966 e funcionou até 1999. 

Colégio das Doroteias 


Em 1915, o Colégio N. S. do Sagrado Coração – das Irmãs Doroteias – instalou-se em edifício próprio na Avenida Visconde do Rio Branco, com grande prestigio na cidade. A criação deveu-se a recomendação de D. Manuel da Silva Gomes, o terceiro bispo do Ceará e o primeiro arcebispo metropolitano de Fortaleza. Sua direção foi entregue às Irmãs da Congregação de Santa Doroteias, e construído de acordo com quatro referenciais importantes, nesse momento, para a educação da elite feminina do Ceará: os ideais católicos; os pressupostos patrióticos baseados na República recém instaurada; preparação para o casamento, à família e o lar e, por fim, a criação de um ambiente condizente com o bem-estar saudável e civilizador oferecido pela arquitetura monumental do prédio que se estabelecera. 

Colégio General Osório


Quando foi fundado em 1970, era o Curso General Osório, um preparatório para exame de admissão ao Colégio Militar. Seu diretor, Major Asthon, animado com os resultados alcançados pelos seus alunos, decidiu fundar o colégio. Em maio de 1971 iniciou as quatro primeiras séries, e gradativamente, foi implantando novas turmas, até ser transformado em escola de 1° e 2°graus. Ficava na Avenida Santos Dumont. 

Colégio São João


O Colégio São João surgiu em 1930, sob direção do professor César Adolpho Campello, e patrocínio de seu cunhado João da Frota Gentil e instalou-se na antiga Villa Adolpho Quixadá, na Avenida Santos Dumont. O imóvel foi construído por Adolfo Quixadá e foi utilizada como residência dos presidentes de Estado. Em 1976 o colégio foi vendido para a Organização Farias Brito. 

Colégio Stella Maris


 foto de Erikson Salomoni 

O Colégio Stella Maris, foi fundado em 1952, uma cinquentenária instituição educacional, responsável pela educação de milhares de membros da elite da sociedade cearense. Com o encerramento de suas atividades, o respeitado Colégio fechou sua sede, localizada à Rua Antônio Justa. O prédio foi demolido. 

Colégio Salesiano Dom Lustosa 

A escola da rede salesiana, localizada na Avenida João Pessoa, foi declarara extinta em 07 de junho de 2013. O prédio que abrigava a instituição foi vendido ao SESC/Ceará. 

Colégio Santa Maria Goretti 

O Colégio Santa Maria Goreti, instituição ligada às irmãs de caridade da ordem das Vicentinas,  foi construído na Avenida do Imperador, com entrada pela Avenida Domingos Olímpio, em terreno doado pelo bispo Dom Manuel da Silva Gomes. Fazia parte da mesma entidade mantenedora do Patronato Nossa Senhora Auxiliadora (também extinto) e a Escola Doméstica São Rafael, atual Colégio São Rafael. O Santa Maria Goretti encerrou as atividades em 2004.

fontes: Jornal O Povo, Verdinha, Diário do Nordeste, IG-Último Segundo, Wikipédia 
fotos Anuário do Ceará,O Povo, Verdinha, Portal IG

239 comentários:

1 – 200 de 239   Recentes›   Mais recentes»
Unknown disse...

Faltou aí os Colégios Rui Barbosa, que ficava na Av. Imperador, e o Colégio Rio Branco, que ficava na Rua Padre Mororó, ambos no centro. Se possível for, busquem informações sobre estas escolas. Obrigado. Bela matéria, parabens.

Anônimo disse...

E também o colégio Castelo Branco na Dom Manuel

Anônimo disse...

Que saudade do Colégio General Osório. Entrei lá em 71 com 9 anos e fiquei até 79.

Anônimo disse...

Faltou também o colégio Oliveira Paiva e o anglo.

Unknown disse...

Parabéns pel matéria.

Anônimo disse...

Colégio nossa senhora da Assunção, com sede na padre Valdivino ;)

Alex Silva disse...

Estudei no colégio Agapito dos santos, terminei meu ensino fundamental lá.

Guilherme Rabelo disse...

favor incluir o Colegio Castelo Branco da av. Dom Manuel, um dos mais antigos da cidade que iniciou suas atividades em 1900 e findando no ano de 2002 como "cooperativa dos professores do colégio castelo branco" - coopecab.

Anônimo disse...

Tenho muita saudade do General Osório, estudei vários anos lá. Lembro com muito carinho das professoras do primário, dos antigos colegas e também de vários funcionários da escola. O Major Asthom não era apenas um diretor, mas um referencial para muitos dos jovens que passaram por lá.

Unknown disse...

Colégio Rosa Gatorno, colégio Oliveira Paiva, Colégio Nossa Senhora de Lourdes, colégio Rui Barbosa, colégio Fênix Caxeiral, colégio Anglo, colégio Positivo e colégio Capital, tudo ali na região central!

Unknown disse...

Parabéns pela matéria excelente. E o colégio Joaquim Nogueira, ainda existe? O colégio Capital, Justiniano de Serpa, Rosa Gatorno... ....

Fábio disse...

Parabéns pela matéria. Sugiro que vocês revejam as informações sobre o Colégio Evolutivo. Esse nome só foi atribuído à escola no final dos anos 1990. Além disso, o antigo colégio Positivo ainda teve o nome Positivest/PhD.

Anônimo disse...

Faltou o anchieta, na parangaba

Anônimo disse...

Faltou tb o Ginásio Pio XII

Renato Silva disse...

Isso, Anchieta, Parangaba. Enorme infraestrutura, que foi sendo sucateada, embora tenha estudado lá não conheço a história do Colégio Anchieta, que pela estrutura deve ser grande.

Anônimo disse...

Realmente faltou o Colégio Rui Barbosa...na Imperador, perto da Praça da Lagoinha...depois foi adquirido pelo grupo dono do Colégio Capital...estudei lá de 82 a 87...quanta saudade!!!

Anônimo disse...

Faltou o Colégio Nossa Senhora da Assunção, Colégio Pedro Nunes

Vilma Severo disse...

faltou o Colégio Nossa Senhora das graças no centro ao lado do Imaculada
Eu estudei lá.Da um aperto no coração.

Anônimo disse...

Com certeza. Estudei nos dois. Mas ainda faltou tb o colégio padre Anchieta e o fênix caixeral. Ambos no centro

palairton disse...

Então fecharam todos, já que estão faltando vários.

palairton disse...

O Castelo Branco fechou. Dos padres Joselito e Jonas?

Anônimo disse...

Faltou o Ginásio Anchieta da Parangaba e o Anexo da Oliveira Paiva.
Saudades...

Anônimo disse...

Ainda existe o Joaquim Nogueira,inclusive hoje é uma escola profissionalizante

Anônimo disse...

Faltou colégio nossa senhora da Assunção, da rua padre Valdevino.

Unknown disse...

Estudei no Oliveira Paiva em 1994

Virginia Barroso disse...

Queria algo sobre o Colégio Padre Champagnat, ele tinha 3 sedes, Montese, Centro e Otávio Bomfim. Estudei todo primeiro grau na sede do Montese! Foram anos maravilhosos!

Virginia Barroso disse...

Queria algo sobre o Colégio Padre Champagnat, ele tinha 3 sedes, Montese, Centro e Otávio Bomfim. Estudei todo primeiro grau na sede do Montese! Foram anos maravilhosos!

Unknown disse...

Ainda está em atividades os Colégios Juvenal de Carvalho no Jardim América?

Unknown disse...

Faltou o Colégio Cabral na Av. João Pessoa no bairro Damas.

Unknown disse...

O Centro Educacional João Pontes ficava na rua: Jaime Benevolo, 212

Anônimo disse...

Faltou o Colegio Pio X na Rua Barão de Aratanha Centro

Luciana Soares disse...

Faltou o colegio padre champagnat era um colégio muito bom estudei da 7° ao 1°ano do ensino médio

Fátima Garcia disse...

Anotei todos os nomes de colégios sugeridos e vou fazer nova pesquisa, agora com estes. Agradeço demais as sugestões.

Fátima Garcia disse...

Jansenio Brito, os Colégios Joaquim Nogueira e Justiniano de Serpa ainda funcionam, os outros dois não mais

Fátima Garcia disse...

Sergio Sousa, o Juvenal de Carvalho se encontra em plena atividade

Unknown disse...

Depois do anchieta no mesmo prédio veio o Evolutivo

Carla Milene Correia Máximo disse...

Faltou o Colégio São José que ficava na Av. Visconde do Rio Branco do lado do Praça da Criança

Unknown disse...

Faltou o Colégio Integral...que tinha como proprietário o ex-deputado federal Prof. Moraes.

Anônimo disse...

Faltou o colegio Educandario Casimiro de Abreu, do Bairro Barra do Ceara. Excelente colegio de ensino fundamental. Estudei la da primeira a oitava serie.

LARISSE disse...

Que legal! Amei demais essas fotos.
http://www.filhadoreioficial.com.br

Anônimo disse...

Oi! Que matéria bacana, um clima de saudosismo me invadiu... Mas ficou faltando um colégio pelo qual tenho enorme carinho: o Colégio Cooperativo de Fortaleza - COOPEFOR, dos funcionários do Banco do Nordeste (BNB). Estudei lá do ano de sua fundação (1993 - 2ª série) até 1997 (6ª série); em 1998 parti para outra escola, e anos após (não lembro se 1999, 2000 ou 2001) o COOPEFOR foi extinto. Abraço!

Anônimo disse...

Oi gostaria de saber a respeito do Colégio Virgem do Socorro que ficava ao lado do cemitério da Parangaba. Estudei lá quando tinha 06 anos. Lembro com muita saudade.

Unknown disse...

E O GINASIO NORDESTE NA AVENIDA JOÃO PESSOA?

Unknown disse...

E O ROTARY DO MONTESE?

Silvana disse...

Ainda funciona sim!!!

Juniorpql disse...

Colégio Monteiro Lobato que ficava na rua cónego penaforte parquelandia.

Daniel Almeida disse...

Colégio Juventus que ficava na rua Julio Siqueira no Dionísio Torres.

Anônimo disse...

Faltou o Colégio Brasil. Os alunos do ensino médio sempre eram aprovados no vestibular. Excelentes professores. O time de futebol de salão e de e voleyboll eram medalhistas

Anônimo disse...

Colégio Capital, que virou Evolutivo Capital, na Av. Heráclito Graça.

Unknown disse...

Carilino Sucupira CNEC

Unknown disse...

Carilino Sucupira CNEC

AVS disse...

E ninguém lembra do Rachel de Queiroz com sede na Av.Aguanambi e outra sede na Cidade dos Funcionários. Eu estudei na sede da Aguanambi. Foram 30 e poucos anos de existência e em 2008 ele fechou as portas. No lugar foi construído a Faculdade Apoena e agora no final de 2017 estão construindo mais uma sede da farmácia pague menos.

Unknown disse...

Faltou o Colégio Brasil, e o Teófilo Gurgel onde eu estudei.

Unknown disse...

Estudei Col Agapito dos Santos. Saudade desse tempo. Ótimos professores. Como gostaria de revê-los

Edileuza disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...

Saudades do Colégio Rui Barbosa, estudei lá de 93 a 99, tempos bons!!!

Anônimo disse...

Faltou o Educandario Maria Jose Barroso, anos 80 na Parangaba e anos 90 na Maraponga...

Unknown disse...

gostariam de saber de um Colégio que tinha no começo da avenida do imperador que eram dirigindo pelas irmãs de um convênto os fundos deles ficavam por detrás da rua senador alencar se alguém tiver alguma informação do que foi feito dele me digam por favor fico grato.

Anônimo disse...

Colégio São Pedro na Praia de Iracema e Colégio São José (ao lado da Cidade da Criança). Raquel de Queiróz na Cidade dos Funcionários (já mencionado acima).

Unknown disse...

PARABÉNS pela matéria. Muitas saudades dos colégios que estudei Cearense e Dorotéias.

Raimundo Carlos Nobre Júnior disse...

Parabéns pela matéria. Na próxima coloca o colégio Rui Barbosa que faltou aonde estudei. E um colégio em que tive bons momentos lá que peço que procure que encerrou em 2006, e eu terminei o ensino médio lá foi o Colégio ou Instituto São Paulo. Ficava ali na Av. da Universidade, quase em frente a delegacia das mulheres aonde atrás fica ou ficava o instituto de indetificação. Hoje no lugar uma parte é um salão, o escritório do filho do ex-dono (Ivá Monteiro) e a parte aonde ficava as salas de aula fica agora o CEPEP.

Raimundo Carlos Nobre Júnior disse...

Ainda tem o Colégio Rio Branco que ficava ali pelo centro. Se não me falhe a memória parece que acabou por causa de um incêndio. Se eu estiver errado alguém me corrija

Júnior Nobre disse...

Parabéns pela matéria. Na próxima coloca o colégio Rui Barbosa que faltou aonde estudei. E um colégio em que tive bons momentos lá que peço que procure que encerrou em 2006, e eu terminei o ensino médio lá foi o Colégio ou Instituto São Paulo. Ficava ali na Av. da Universidade, quase em frente a delegacia das mulheres aonde atrás fica ou ficava o instituto de indetificação. Hoje no lugar uma parte é um salão, o escritório do filho do ex-dono (Ivá Monteiro) e a parte aonde ficava as salas de aula fica agora o CEPEP. Ainda tem o Colégio Rio Branco que ficava ali pelo centro. Se não me falhe a memória parece que acabou por causa de um incêndio. Se eu estiver errado alguém me corrija.

Anônimo disse...

Por favor , gostaria de saber sobre o colégio General Tibúrcio , que ficava por trás do colégio Militar

Bem-Vindos!!! disse...

Verdade

Beto disse...

De fato, merece um resgate histórico para o Colégio São José, na Visconde do Rio Branco, ao lado do Parque da Criança, e do Colégio Br.asil, não citados. Estudei em ambos, além do Rui Barbosa.

Anônimo disse...

faltou Saleziano Dom Bosco e Colegio Juventus.

O General Osorio emplacou nos anos 70! Lembro que chegavam umas gatas de maverick e landau zerado, a rapaziada era em grandissimo estilo

Marcelo Fragoso disse...

Outro Colegio que também fechou as suas portas foi o Educandário Casimiro de Abreu,tinha duas unidades, o ECA 1 que ficava no bairro Carlito Pamplona e o ECA 2 que ficava na Barra do Ceará. Não era um Colégio renomado se comparado com outros Colégios da cidade, mas posso dizer que era um Colégio organizado e bem disciplinado, no ECA 2, onde, eu estudei entre os anos de 1979 a 1983 tinha a direção do Sr. Joaquim e da Sra. Nair, Dona Rosa a coordenadora de ensino e os nossos mestres como os professores : Apolônio, Aline, Carlinhos, Claudia, Josieda, Josy, Rita e outros que não me lembro mais dos seus nomes e desde já peço desculpas por não me lembrar. Muito obrigado a todos eles.

Marcos Pinto disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Marcos Pinto disse...

Colégio Brasil que ficava na rua Dona Leopoldina, estudei lá muitos anos

Marcos Pinto disse...

Também o Colégio Capital que ficava na Heráclito Graça

Anônimo disse...

Como disse a Carla Milene e o Beto faltou o Colégio São José, que era situado na Av. Visconde do Rio Branco. Estudei lá de 81 a 85 no turo manhã. Segundo me informaram o colégio ainda pertence aos antigos donos. Tempos maravilhosos!!!!!!!!!!!

Unknown disse...

J.oliveira tá podre

Unknown disse...

Estudei no colegio instituto frei cirilo em messejana

Anônimo disse...

Fui aluno do Júlia Jorge, por oito longos anos, de 1981 a 1988. Hoje me parte o coração passar pela Rua Piragibe e ver que ele não existe mais. Saudades imensas. lamento não ter sabido aproveitar melhor a época e ter valorizado mais a escola onde estudava.
Pedro Meira.

Unknown disse...

marcondez sales

Ana Maria disse...

Faltou o Colégio Equipe que funcionava na aldeota ano de 1974. Aonde se encontra a documentação pois preciso de 2a via do diploma do Ensino Médio.

Unknown disse...

O Justiniano de Serpa existe sim. É um colégio da rede pública estadual.

Unknown disse...

Com certeza está faltando o Nossa Senhora da Assunção. Estudei a minha vida toda lá. Do infantil ao Ensino Médio e depois ensinei lá por 10 anos. Devo a essa escola não só minha formação intelectual, mas também a humana.

Anônimo disse...

Faltou o Centro Educacional João XXIII, na Av. Antônio Sales, onde hoje é o Cometa Supermercado.

Unknown disse...

Queria saber do educandario Casimiro de Abreu no bairro Carlito Pamplona

Anônimo disse...

Não faltou o Fênix Caixeral - Excelente colégio que ficava na Tristão Gonçalves ou 24 de Maio, perto do Mercado São Sebastião

Rafael disse...

Também estou querendo saber muito sobre essa escola. Estudei nela e gostaria de reencontrar alguns alunos da minha época. Na decdéc de 80

Unknown disse...

Tô emocionado aqui vendo o Colégio General Osório. Ainda hoje tenho sonhos que estou estudando nele.

Unknown disse...

Estou aqui emocionado ao ver o Colégio General Osório. Ainda hoje sonho que estou lá estudando.

Anônimo disse...

Faltou o saudoso Colégio Pio X, na Av. Barão de Aratanha. Estudei lá de 1982 a 1986. Comecei na alfabetização, com a professora Esterzinha, e sai na quinta série. Tempos que não voltam mais. Marlos.

Associação de Guias de Turismo disse...

Queria muito saber sobre o Ginásio Don Bôsco que ficava na Rua 24 de Maio, acho que onde hoje está o SESC

Unknown disse...

Eu queria saber do colégio Ângulo vestibulares, ema avenida Imperador, estudei lá nos anos 90, Show de colégio! E os professores eram todos feras. O Professor Wellington por exemplo, aprendi muito com todos eles.

Anselmo muller disse...

Estudei no ginásio olavo bilac. Ficava onde hoje é o terminal da parangaba. Ninguém nunca ouviu falar desse colegio nem encontro pessoas que estudaram nele. Faltou o ginásio Nordeste, vizinho ao barviao, colegio santa cruz, próximo a estação antiga da parangaba. Carolina sucupira, com sua farda marrom.

ENIO MAIA disse...

Saudades do Colégio João Pontes, da Jaime Benévole, 212 - Fortaleza-CE.
ENIO OILIVEIRA MAIA
Ex-aluno entre 1986 e 1987

ANTONIO JOSE PEREIRA DE FIGUEIREDO disse...

Estudei no Colégio Agapito dos Santos em 1952, a foto da fachada é a mesma da minha memória, então a fundação do colegio não foi em 1997.Lembro do prof. Lauro de Oliveira Lima e do prof.

ANTONIO JOSE PEREIRA DE FIGUEIREDO disse...

Estudei no Colégio Agapito dos Santos em 1952, a foto da fachada é a mesma da minha memória, então a fundação do colegio não foi em 1997.Lembro do prof. Lauro de Oliveira Lima e do prof.Macambira.

Adriana Araujo disse...

Parabéns pelo seu Blog!Tenho interesse em fotos antigas e informações sobre o IFCE, ex-Escola Técnica do Ceará, para uma pesquisa de mestrado. Você tem alguma publicação no Blog sobre ela?
Grata.

Madson Hermanny disse...

Boa Tarde!

Gostaria de saber mais sobre dois colégios que marcaram época, pelo menos a minha, COLÉGIO SÃO PAULO e COLÉGIO CABRAL, ambos na Avenida João Pessoa

Unknown disse...

Faltou o Instituto beneficente são José no final da imperador

Eduardo Rocha disse...

O colegio Tiradentes na Av. do Imperador ainda existe? resistiu?

Unknown disse...

Estudei nessa escola, vc também estudou lá?

Anônimo disse...

O colégio Opção, ainda existe?

Anônimo disse...

eu estudei no colegio olavo Bilac onde hoje e o terminal da parangaba ,jardim .

Viana disse...

Muito bom! Meu fundamental estudei Instituto Domingos Sávio no bairro Benfica (extinto, foi uma excelente escola, tenho pouquíssimo conhecimento histórico), e também no Agapito dos Santos.

Raimundo Nonato disse...

Fiz parte do primário no Grupo Escolar Duque de Caxias na rua Clarindo de Queiroz próximo do Mercado São Sebastião. O prédio já não existe mais, porém não esqueço da minha turma, principalmente da troca de figurinhas dia jogadores da Copa de 1970 e do álbum Perdidos no Espaço. Saudades dos meus amigos Antonio Eugênio e Maciel

Unknown disse...

Fátima Garcia, parabéns pelo o blog, amei eu nada sabia da minha Fortaleza antiga achei lindos aqueles casarões antigos e também a história de cada um deles. eu fui em Fortaleza em 2012 e fiquei triste,😥💔 por não encontrar a minha Fortaleza de 1964,mas tem aquele provérbio é o progresso, só que o progresso destrói todas nossas lembranças dos anos de nossa infância. gostaria muito que da próxima vez você falasse sobre três colégio um eu esqueci o nome ele ficava no centro da cidade também não o nome da rua eu sei que ele pertencia a cunhada do arcebispo de Fortaleza Don Raimundo de Castro e Silva O outro é o Educandário são José, este ficava na parangaba perto da Praça só que ele ficava enfrente a linha do trem, outro é o Instituto bom pastor este ficava no jacarecanga perto do liceu. Bjs 😘 e Obrigada 👏🌹🌻🍀

Anônimo disse...

Tenho boas recordações do Colégio Ginásio São Vicente que ficava no bairro de Antônio Bezerra. Também era conhecido como Seminário, pois lá funcionou um Seminário de formação de Padres Lazaristas. Estudei no Ginásio ate a sétima série, a educação era rígida com os padres Lazaristas impondo a disciplina a todos os alunos, puxões de orelha eram comuns nos alunos mais danados. O nosso diretor era o Padre Pedro - grande figura. Além da formação colegial, recebíamos a formação religiosa com primeira comunhão e a missa todos os domingos na capela do Colégio. Hoje, no local, funciona a Faculdade Ateneu.

Unknown disse...

Eu tbm! Bons tempos...

Anônimo disse...

a saudade me bateu com essa matéria. estudei no general osório , da 4 serie até o término do ensino médio, tenho com o fechamento dessas escolas é como enterrar um grande pedaço da nossa vida.

Unknown disse...

Grande parte dos meus amigos que jogavam volei estudaram no zênit, justo no ano que iria estudar lá 2013 a escola faliu. Lamentável!!

Unknown disse...

Vc fala o fênix Caixeiral ali do lado do imaculada e escola normal? Esse o prédio ainda está lá ,servindo de abrigo p moradores de rua ,o prefeito e o governo alugam prédios ,e não reformam nada pra reaproveitar.

Unknown disse...

Sim ,em perfeito estado.

Unknown disse...

Parabéns Fátima ,que gesto nobre essa matéria e o resgate das nossas memórias estudantis,quanta. saudade.

Unknown disse...

Pio X,João Pontes, Patronato nossa senhora auxiliadora, São Rafael, Colégio Cearense Marista. Ficaram somente as boas lembranças ♡

Unknown disse...

Também gostaria de saber sobre o Ginásio Nordeste.
Estudei lá.

Unknown disse...

Também estudei lá.
À noite.

Unknown disse...

Parabéns pela matéria.
Voltei no tempo.

Unknown disse...

Ninguém falou do colégio São José , era na Visconde do Rio Branco do lado do parque das crianças. ,estudei do 1 ao 5 ano tempo bom.

Unknown disse...

Ninguém falou nada sobre colégio São José ,era do lado do parque das crianças ,estudei 5 ano foi maravilhoso

Unknown disse...

Hj é um funerária,nesse momento estou bem pertinho

Unknown disse...

Estão esquecendo o Colégio São Rafael que funcionava na av imperador logo após o 7 de setembro.

Unknown disse...

Gostaria de saber se ainda existe o educandário Casemiro de Abreu da Barra do Ceará

Unknown disse...

Estudei lá também da alfetização até a sexta série, era uma excelente escola

Unknown disse...

Era uma excelente escola, muito rigorosa com a disciplina também estudei lá de 80 a 86 a diretora era Dona Leda, tinha o professor Francisco de educação física, professora Lucimar, os campeonatos de futebol de salão

Unknown disse...

Parabéns fiquei muito feliz de recordar a memória da história das escolas da cidade e ver alguns posts de pessoas como eu que estudaram no educandário Casemiro de Abreu Barra do Ceará

Unknown disse...

O educandário Casemiro de Abreu da Barra do Ceará

Unknown disse...

Existe o prédio mas com outro nome, estudei lá de 80 a 86

Unknown disse...

Estudei no Capistrano de Abreu, amava esse colégio.quando passo aí em frente, bate uma saudade imensa.saudades dos professores, amigas..... Amei a matéria q vocês fizeram.

Unknown disse...

Estudei muito tempo lá...saudades!

Jorge Luiz de Castro e Silva disse...

Parabéns Fátima pelas lembranças. Estudei no Instituo São Paulo que ficava na Av. João Pessoa, perto da Gentilândia, no período de 1963 a 1964. O dono do colégio era o Professor e Coronel Olegário Memória, onde ensinava as turmas do 5o. ano primário. Depois fui para o Colégio Militar na Av. Santos Dumont. O coronel Olegário Memória fez parte da FEB e lutou na segunda guerra mundial nos campos da Itália. Nas batalhas, levava a bandeira do Brasil dentro do seu uniforme de guerra. Dedicou grande parte da sua vida à educação e levou luz as trevas. Já aos 60 anos de idade vendeu ou arrendou o colégio para um político de Fortaleza (Ivá Monteiro). Mudou-se para uma fazenda entre Sobral e Nova Russas, onde construiu uma barragem de açude durante a seca no Ceará. Segundo informações, trabalhava junto com seus operários usando a enxada na construção. Grandes mestres devem ser sempre lembrados. Quem quiser compartilhar alguma informação sobre o Instituo São Paulo e o seu criado Olegário Mariano coloco meu e-mail: jlcs53@gmail.com

CEARENSE2000 disse...

EXCELENTE MATÉRIA. QUEIA INFORMAÇÕES DO COLÉGIO MEDALHA MILAGROSA, FICAVA NO MONTESE, PRÓXIMO DA IGREJA NAZARÉ, COMANDADO POR FREIRAS.

Anônimo disse...

Faltou o Lourenço Filho. E para quem morou/mora na Parquelândia,deve lembrar do Educandário XV de Novembro, na rua Padre Guerra.

Anônimo disse...

Perdão o Lourenço Filho, aínda existe.

Paulo Roberto disse...

Olá! Achei essa matéria fantastica, muito saudosista, contado um pouco da historia dos Colégios particulares, que também conta uma parte da historia da nossa querida cidade, Fortaleza. Mas faltou o Colégio Santa Lúcia, localizado na rua Costa Barros, praticamente vizinho ao IMACULADA CONCEIÇÃO! Foi um dos melhores colégios de Fortaleza, fundado na decada de 1970, pela Diretora Enedina Ramos Ferreira, que pra mim, foi uma das melhores professoras que já tive! Um colegio voltado pra educação cristã, com valores familiares bem solidos!Eu tive o prazer de estudar nessa instituição MARAVILHOSA, em meados da decada de 80, começo dos anos 90! D. Estela, Dona Baisa, Tia Terezinha, e a minha querida Tia Marise Alexandre, uma das mulheres mais lindas, e inteligentes que eu conheci na minha vida! Pena que após a morte da nossa querida diretora, a familia não quis mais saber de continuar com o Colégio Santa Lucia! Hoje no seu lugar, tem um estacionamento horroroso! Muito triste, mas tenho boa lembranças de lá, do ensino dos amigos e das professoras inesqueciveis, numa época que as crianças respeitava seu Mestes! Ah que saudades do Santa Lucia !

Anônimo disse...

faltou o Domingos brasileiro,são crisanto,Joaquim Tavora,colegio são João Batista conhecido como colegio do pedro nunes todos esses na avenida visconde do rio branco, no bairro Joaquim Tavora, e tambem o colegio João XXIII Na avenida antonio sales bairro Joaquim tavora

Unknown disse...

Colégio Gal Osório. .estudei entre 1974e 1975fomos as primeiras turmas mistas...Amizades que deixaram saudades...

Anônimo disse...

Verdade, estudei la no final dos anos 90.
Já estava no fim, mas os tempos eram bons e tenho boas recordações de lá.

Max disse...

Estudei lá e sempre me lembro tbm da Dona Dalva esposa do Major Asthom. Quantas saudades,foi um período inesquecível.

Maria José de Almeida Teobaldo Pequeno disse...

Estudei no Colégio Erotides Melo Lima, Bairro Tauape, que também fechou há muitos anos

Unknown disse...

Falto o Anglo, o Sistema,Rui Barbosa e o Fênix Caixeiral

Unknown disse...

Rosa gatorno ainda tem meus filhos estudam lá.

Unknown disse...

Sim o rosa gatorno só mudou de local.

Unknown disse...

Estudei lá quando era o evolutivo.

Unknown disse...

E o colégio sistema

Francisco de Assis Lima Lopes, ex- aluno do Colégio Castelo Branco da Rua Dom Manuel). disse...

Tomo a liberdade de comentar a falta de citação do Colégio Gregório Mendel, Skema dos saudosos mestres Coelinho,Montenegro, Hamilton Andrade,J> Coelho,Gerardo e tantos outros. Rede do Colégio 15 de Novembro da Rua Padre Guerra,Monte Castelo,Barra do Ceará,Messejana,Bairro Bonsucesso(Colégio Marechal Deodoro da Fonseca,Colégio Marechal Rondon(Jurema ex - distrito de Caucaia....).

Mirelly disse...

Adorei a matéria! Só faltaram duas escolas. Fênix Caxeiral e Colégio Rui Barbosa.

Assis Arruda disse...

Gostaria de dados sobre o Instituto São Paulo que funcionava na Avenida da Universidade, e foi dirigido pelo Coronel Olegario Memoria. Grato.

Emanuel disse...

Faltou um colégio que funcionava no Benfica e que fez muita história que foi o Instituto Domingos Sávio da dona Cilinha. Quando os alunos acabavam a quarta série já entrava no Rachel de Queiroz da Aguanambi.

Anônimo disse...

Olá! Pode incluir o Colégio XV de Novembro, que ficava na Av. Padre Anchieta, no Bairro Monte Castelo.
Ficava de frente para o Colégio Mater Amabilis que ainda existe.
Josi.

Edu Ykarus disse...

Faltou o ginásio Anchieta da parangaba, o Educandário Maria José Barroso da parangaba e o colegio estadual Paulo VI do Montese. Gostaria mto de ver a história dessas escolas memoráveis de Fortaleza.

Ricardo Cavalcante disse...

Tembem estudei lá,eu estudava na sala do filho da tia Tereza se chamava Ricardo Nunes e eu Ricardo Cavalcante,bons tempos,tenho vontade de falar com meu amigo Ricardinho como era conhecido

Anônimo disse...

alguém estudou no colégio jk no centro, ou conhece? minha mãe estudou lá,
mas só lembrar das siglas , quero saber o nome desse colégio.....

Anônimo disse...

Fui aluna do Colégio Geo Fátima de 2000 a 2007. Foi a melhor escola que já estudei. Essa escola não era preocupada apenas com o desempenho no vestibular, mas também com a formação cultural e de caráter dos alunos. Era muito engajada com projetos sociais, com eventos voltados ao esporte, à dança, à leitura... A vida vai muito além de uma prova para entrar em universidades. Todas as escolas deveriam ter essa preocupação de formar cidadãos e não máquinas de fazer prova. Todos os professores e funcionários das coordenações sabiam o nome de cada um dos alunos. Não éramos apenas um número que serviria de estatística em rankings de vestibulares. Éramos tratados como indivíduos. O Geo Fátima fechou há quase 13 anos e ainda tenho muitas lembranças dessa época.

Unknown disse...

Saudades do geo centro.

Marcela Melo disse...

Eu dei aula nos 3 Anglos. Muito obrigada

Marcela Melo disse...

Dei aula no Integral tmb

Marcela Melo disse...

Eu fiz meu vestibular da UFC lá. Primeiro vestibular que eu fui aprovada. Nunca vou esquecer

Unknown disse...

Estudei no colégio São João Batista(Pedro Nunes)e tb no Nossa Senhora da Assunção, bons tempos

Zonte disse...

O colégio São José na avenida Visconde do Rio Branco ainda existe? Não consegui nenhuma informação nem no Google.

Unknown disse...

Faltou ai o colégio Nossa Senhora de Lurdes, era das Irmãs ordem dos capuchinho

Iran Rosa disse...

Zonte, o Colégio São não existe a muito tempo. Parece que o prédio ainda pertence à mesma família que era dona do colégio.
Estudei lá no início dos anos 80. Estudei no turno manhã.

Iran Rosa disse...

Zonte, o Colégio São José não existe a muito tempo. Parece que o prédio ainda pertence à mesma família que era dona do colégio.
Estudei lá no início dos anos 80. Estudei no turno manhã.

Zonte disse...

Grato, Iran Rosa! Também estudei lá pela manhã no final/início dos anos 70/80, da quinta série até o primeiro ano do segundo grau. Se não estou enganado, a escola pertencia ao Sr. Lourival Banhos.

Iran Rosa disse...

Isso mesmo Zonte, realmente o proprietário era o Sr. lourival Banhos.
Na minha época lembro dos professores Margarida (matemática), Mamede (inglês), Assis (história), Martins (matemática), Socorro (acho que era hiostória), Roberto, que esposa da professora Socorro (matemática), Nena (ciências).

Iran Rosa disse...

Lembro também do Célio (coordenador).

Zonte disse...

Legal! Lembro de um coordenador barbudo que se chamava João (ele dizia assim aos mais atrasados na hora do hasteamento da bandeira - vambora, gente pro pátio). Também lembro dos(as) seguintes professores(as) - Mamede, Margarida, Lidiane (inglês), Milanês (OSPB), Eliazira Filizola (história), Formiga (português), Cunha (física), entre outros que tenho só uma vaga memória.

Zonte disse...

O professor Cunha era tradicional e dava as suas aulas trajando paletós. 👋👍

Iran Rosa disse...

Na minha época no colégio São José, o professor João não estava na função de Coordenador, se não em engano, ele lecionava história.

Zonte disse...

Ok! Na verdade, não lembro bem o nome daquele coordenador barbudo, se o nome dele era mesmo João, você sabe dizer se esse coordenador Célio também tinha uma barba fechada? 👋👍

Arislandio Carneiro disse...

Muito bom mesmo essas matérias.. Quando possível fala um pouco sobre os Colégios: Colégio Sistema e a Fênix Caixeiral, para mim, são inesquecíveis. Não só porque estudei neles, mas porque certamente fazem parte da nossa história, ou pelo menos deviam, e hoje foram transformados em um estacionamento. Que pena naquele momento não existia redes sociais e nem tel com filmadora, caso tivesse , eu teria muitas fotos . Esses dois Colégios funcionaram no Centro de Fortaleza, ambos na Avenida do Imperador, entre as ruas: Liberato Barroso e Pedro Pereira.

Eliane Nepomuceno disse...

Lembro do colégio Objetivo antes de ser integral na Av. Da universidade e estudei no patronato n. S. Auxíliadora de freiras de 1978 tia Inacia. E no Parque das criancas no centro hoje alba frota na Dom Manoel 1974 a 1976

Iraelio disse...

Colégio Padre Frota, ficava na avenida Osório de Paiva, tinha uma igreja que fazia parte do colégio, tinha missa toda semana. Estudei lá na década de 80, marcou muito a minha infância.

Manuel Albuquerque disse...

Esqueceram do Ginasio Santa Lucia da Professora Enedina.

Manuel Albuquerque disse...

Ginasio Santa Lucia era na rua Costa Barro em frente ao muro do antigo Palacio do Bispo perto da Catedral

Unknown disse...

Estudei no integral do Centro que ficava na General Bezerril. Eita sdds.

Unknown disse...

Faltou o colégio São José ,tenho muita saudade ,fiz o magisterio lá,se tem alguma colega que estudou comigo ,me adiciona no zap 11969434138,no ano de 1988.

Unknown disse...

Gente tá faltando Colégio Juvenal Galeno onde meu avó,pai e euzinha estudou fica na praça do liceu e aí lado dos bombeiros lindo e amado do meu coração momentos inesquecíveis

Unknown disse...

Estudei lá no ano de 1977 a 1981! Muito bom,tendo como diretor: Joaquim Batista e Nair Batista.

Unknown disse...

Estava tentando lembrar o nome dele e saí procurando aqui nessa matéria.

Unknown disse...

Fui aluno do colégio São José entre os anos de 1976 a 1980 no período da tarde. O coordenador era o padre Sebastião. Fui oriundo da escola reunidas catedral metropolitana de Fortaleza de 1975. Me chamo Francisco Rogério Bernardino.

Unknown disse...

Bela matéria sinto muita saudades estudei no Educandário XV de novembro muito triste ter fechado estudei de 1970 a 1975 gostoso as disputas de 7 de setembro venciamos
todas e faltou o Colégio Juventus do nosso querido Padre Gotardo saudades da minha querida Fortaleza e dos amigos de infância e adolescência

Luciana de Lima disse...

Colégio Ginásio Nordeste na Avenida João Pessoa! Também uma ótima referência de ensino por décadas.

Unknown disse...

Bom dia!
Busco informações do Colégio Skema.
Tenho um amigo que foi adotado e há anos que bisca sobre os seus genitores, mas infelizmente sem sucesso.
As únicas informações que tem é que sua mãe era aluna desse colégio na década de 70 e o seu pai era o professor de química.
Ele nasceu em 18/10/1973.
Se puder ajudar ficaremos grato.

Nascimento.

Fátima disse...

Realmente faltou o colégio São José. Estudei lá desde o exame de admissão no ano de 1968 ou 69, até 1975. Fiz todo o Ginásio (o ensino fundamental hoje), e todo o Pedagógico, até os Estudos Adicionais. Tempos bons que não voltam mais.

Anônimo disse...

Também estude lá de 87 a 89 saudade da turma

Anônimo disse...

Faltou o centro educacional são João Batista(Pedro Nunes) estude de 1986 a 1989 tarde saudade da turna

Régis Reis disse...

Faltou o Colégio Equipe no Centro e o Colégio Padre Champagnat

Anônimo disse...

Também estudei lá no Colégio Castelo Branco à época do pe Jonas e o pe Joselito. 1965 a 1970.
Pe Joseliro Cals de Oliveira foi um dos conselheiros do Conselho Estadual de Educação!

Anônimo disse...

Estudei no Pio X de 2003 a 2005.

Anônimo disse...

Estudei no colégio Pio X de 2003 até 2005. Fechou em 2007 se eu não me engano. O meu primeiro ano foi terrível porque minha turma era a pior do colégio. Muitos foram expulsos no final do ano. No início de 2004 comecei o ano no colégio Champagnat do centro, porém sai logo em Maio/ junho porque eu não estava conseguindo acompanhar as aulas e por mais que eu me esforçasse minhas notas eram sempre baixas. Voltei pro Pio X e o clima estava maravilhoso. Cheguei a visitar o colégio em 2006 e agora funciona una faculdade lá.

Anônimo disse...

Me chamo Marquinho estudei no colégio São José do parque dás crianças na década de 80 fiz vários amigos e tinha número e endereço de vários amigos só que em um serviço de construção perdi o contato de todos e gostaria de revê-los um abraço grande

Anônimo disse...

Lembro deste colégio, estudei alguns anos lá! Diretor Prof. Franzé!

Anônimo disse...

Alguém lembra do colégio Águia da Av. Oliveira Paiva? "um vôo direto ao vestibular "!

Anônimo disse...

Colegio sao jose ao lado do parque das crianças. Muito conhecido no centro da cidade. Estudei la em 1990. Nao encontrei nenhuma memoria dele no google.

Iran Rosa disse...

Marquinho, também estudei no Colégio São José nos primeiros anos da década de 80 (81 a 85). Estudei pela manhã.
Da minha época lembro dos professores Socorro, Roberto, Mamede, De Assis, Martins, Margarida. O coordenador era o Célio.

Anônimo disse...

Colégio Nossa Sra. Aparecida ao lado do Colégio Imaculada Conceição que fica frente ao Justiniano de Serpa (início da Av. Santos Dumont). O CNEC JOÃO PONTES era localizado na Clarindo de Queiroz, atrás do Colégio Marista Cearense.

Anônimo disse...

Alguém tem fotos da escola Rodolfo Teófilo que se localizava no bairro Benfica?

Anônimo disse...

Também estudei no colégio prof° domingos brasileiro. Ficava próximo do Visconde do Rio Branco. Também queria obter informações deste.

Roberto Ramos disse...

Sou o Roberto Ramos, estudei no Colégio Brasil da 4a. série até o 3o. científico, por volta de 1978 a 1985, colégio do saudoso Amadeu Arrais e do coordenador o Prof. Brasil. Lembro do meu professor de Geografia que vivia enaltecendo a cidade de Acopiara, interior do Ceará onde ele nasceu e que sempre levava vaia da turma, do Prof. de Biologia: "Liga a fita! / Volta a fita!". Quem lembra ? Do Prof. de Português e literatura, o Prof. Hugo.

Lembro de uma menina, chamada Andrelina, a mais linda da turma que morava na Rua Alfeu Aboim. Fiz amigos maravilhosos, que hoje não tenho mais contato: Júlio, Everton, Walber, Washington, Gorclesia, Vládia, dentre vários que não me recordo mais os nomes.. e de até um aluno que engabelava a turma com umas pedras que ele dizia que "trazia da lua", e do Soneca, que ganhou esse apelido por que viva dormindo na sala de aula.

Velhos tempos. lembro do recreio e da fila na cantina, do picolezeiro e picolé de ovo que não podia faltar no final da aula.

Quem se identificou e quiser colocar o papo em dia, pode mandar mensagem pelo whatsapp: 85-988266520.

Grande abraço a todos.

Madson Hermanny disse...

Bom dia, Faltou o Colégio Cabral e o Colégio São Paulo, ambos na Avenida João Pessoa

Anônimo disse...

Faltou os colégios Circulista e o São Francisco, ambos no Antônio Bezerra.

Anônimo disse...

o colégio general osório era do meu avô, major asthon. ele faleceu em 2020 e hoje tem uma escola pública em sua homenagem, escola professor asthon guilherme da silva

Anônimo disse...

sou neto do major asthon, ele se partiu em 2020 e até hoje lembram dele, fico muito feliz

Marcos Pinto disse...

Colégio Brasil que ficava na rua Dona Leopoldina, meu primeiro colégio aqui na capital, comecei a estudar lá em 1979,onde aprendi a jogar basquete e futebol de salão.Depois estudei no colégio Integral da Aldeota e depois no Integral do Centro, tempos que nunca mais voltarão.

«Mais antigas ‹Antigas   1 – 200 de 239   Recentes› Mais recentes»