quinta-feira, 11 de maio de 2017

Colégios Desativados de Fortaleza


Os excelentes resultados obtidos pelos colégios particulares de Fortaleza em olimpíadas de ciências exatas e os altos índices de aprovação em vestibulares difíceis, como o do Instituto Tecnológico da Aeronáutica (ITA), um dos mais concorridos do País, impressionam. Os números colocam o ensino privado da capital cearense entre os melhores do País. O talento para aprovar, contudo, é bem menor do que o talento para administrar.


 Só nos últimos dez anos, nada menos de 2262 escolas de ensino básico foram à falência no Ceará - uma média de mais de 200 por ano. Em Fortaleza está a maior parte desses estabelecimentos: 1318. Essas empresas sucumbiram diante da concorrência acirrada, do alto índice de inadimplência e da alta carga tributária, mas, principalmente, pela falta de habilidade para gerir seus negócios. Alguns deles: 

Colégio Evolutivo 


Surgiu em 1980 com o nome de Colégio Positivo, e passou a ser Colégio Evolutivo, em 1992. Chegou a ter nove sedes em Fortaleza e 15 mil alunos no mesmo ano. Após 32 anos de serviços prestados à comunidade, o Colégio Evolutivo chegou a representar um dos maiores grupos educacionais do Estado, se destacando no cenário local pela ampla oferta de bolsas e preços mais acessíveis que os praticados pelo mercado da época. A instituição fechou as portas em 2012, alegando dificuldades financeiras. Os prédios que abrigaram os colégios tiveram destinos diferentes. Alguns foram transformados em outros estabelecimentos comerciais, e outros, como a sede da Parangaba, agora abriga uma faculdade. 

Colégio GEO 


Com sedes espalhadas por mais de cinco bairros da Capital, além de cidades do interior do Ceará e de outros estados, a rede GEO foi referência na educação privada do Estado, de 1979  até o início dos anos 2000. As escolas com estrutura de clube e com oferta de diversas atividade extracurriculares atraíram mais de 5 mil matrículas, em balanço parcial. Após o fechamento, também motivado por questões administrativas, as unidades foram vendidas e transformadas em outras escolas. A sede Dunas, uma das maiores da rede, foi transformada em Faculdade. 

Colégio Agapito dos Santos 


Estava localizado na Avenida Tristão Gonçalves, 1409, propriedade dos professores Mozart Sobreira Bezerra, Lauro de Oliveira Lima e Ivan Vieira Ramos.  Foi oficialmente extinto em fevereiro de 2006. De acordo com documento oficial do Conselho de Educação do Ceará, a escola era de “grande tradição” no Ceará, dirigida por Lauro de Oliveira Lima. 

Colégio Cearense


O Colégio Marista Cearense Sagrado Coração foi fundado no dia 4 de janeiro de 1913. Funcionou inicialmente na Rua da Amélia n° 146 (atual Rua Senador Pompeu), Rua 24 de Maio e na Praça José de Alencar, onde depois esteve a Rádio Iracema. Mais tarde mudou-se para a Rua Barão do Rio Branco, no local onde hoje está o edifício Diogo. Por fim, em 1917, foi para o prédio próprio na Avenida Duque de Caxias. A partir de 1916 a administração do Colégio Cearense passou para os Irmãos Maristas. Na década de 80, os estabelecimentos de ensino, dirigidos por religiosos, viveram seus melhores dias, com grande procura por vagas, em razão da excelência do ensino que ofereciam.  O Colégio Marista Cearense ficou pequeno para comportar tantos alunos, eram 4.500, divididos em três turnos. A partir dos anos 2000, tudo mudou:  o aumento da inadimplência, a redução de matrículas, o surgimento de grandes conglomerados educacionais, que tornaram a educação um ramo de negócio altamente rentável, determinaram o fechamento de outros colégios religiosos e comprometeu o futuro do Colégio Cearense, que encerrou suas atividades no dia 31 de dezembro de 2007. 

Ginásio Capistrano de Abreu/Colégio Zênite 


Localizado na Rua Luís de Miranda, no Benfica. Consta que o prédio onde funcionou o antigo ginásio, era uma propriedade rural denominada Sitio Barro Preto, propriedade do Coronel Antônio Felinto Barroso, pai do escritor Gustavo Barroso. O escritor vinha de sua residência urbana, na Rua Formosa, de bonde de burro, descia na Fundição Cearense e caminhava até essa casa de campo, rústica, em terreno arborizado, de onde saía a passear montado no seu cavalo predileto, exibindo-se pelo centro da cidade e indo até a praia. O Colégio Capistrano de Abreu foi criado em outubro de 1966 e posteriormente, passou a chamar-se Colégio Zênite. Com única sede, situada no bairro Benfica, o colégio Zênite encerrou as atividades em 2012.  O prédio, que foi vendido para outro grupo escolar, faz parte da história do bairro universitário. 

Colégio Tony 

Surgiu nos anos 70, como um cursinho de matemática preparatório para vestibulares, cujas aulas eram ministradas pelo próprio professor Tony.  A Rede de Ensino Tony, também ficou conhecida em razão desses cursos preparatórios para vestibular e concursos, teve grande destaque no mercado local até a primeira metade dos anos 2000. Com sedes em vários bairros, a instituição foi responsável pela formação de mais de 5 mil alunos por ano. 

Colégio Júlia Jorge 


O colégio foi inaugurado no dia 24 de junho de 1966, com a presença do presidente da República, do Governador do Estado, e outras autoridades. Foi instalado na esquina das ruas General Piragibe com a Azevedo Bolão. Estabelecimento de ensino da rede cenecista, o Júlia Jorge foi a grande opção de escola de boa qualidade para moradores dos bairros da Parquelândia, Parque Araxá, Monte Castelo e vizinhanças.  Em 2007, fechou, encerrou as atividades, segundo dizem, por falta de alunos. Depois, o prédio foi vendido a uma imobiliária, e logo começou a ser demolido. No local, foram construídos vários edifícios residenciais. O mesmo destino teve o Colégio João Pontes, também da rede cenecista, localizado no bairro do Jacarecanga, à rua Antônio Bandeira, n° 50. 

Colégio Redentorista


Localizado no bairro Rodolfo Teófilo, a instituição foi administrada por padres da Congregação do Santíssimo Redentor, mais conhecidos como redentoristas. Com o fechamento do colégio, o prédio abrigou outra instituição escolar. O prédio onde funcionou o colégio foi erguido em 1963, na rua Delmiro de Farias, 900, no bairro Rodolfo Teófilo, por missionários redentoristas para abrigar, a princípio, confrades em Fortaleza. Em carta enviada ao Provincial, o Padre Jaime detalhava a casa a ser construída: “Devido ao clima daqui, é necessário ter chuveiros nos quartos. Os corredores dos dois lados dos quartos também são necessários por causa do clima. Em algumas partes do mosteiro, haverá combogó”. O Colégio Redentorista foi fundado em 1966 e funcionou até 1999. 

Colégio das Doroteias 


Em 1915, o Colégio N. S. do Sagrado Coração – das Irmãs Doroteias – instalou-se em edifício próprio na Avenida Visconde do Rio Branco, com grande prestigio na cidade. A criação deveu-se a recomendação de D. Manuel da Silva Gomes, o terceiro bispo do Ceará e o primeiro arcebispo metropolitano de Fortaleza. Sua direção foi entregue às Irmãs da Congregação de Santa Doroteias, e construído de acordo com quatro referenciais importantes, nesse momento, para a educação da elite feminina do Ceará: os ideais católicos; os pressupostos patrióticos baseados na República recém instaurada; preparação para o casamento, à família e o lar e, por fim, a criação de um ambiente condizente com o bem-estar saudável e civilizador oferecido pela arquitetura monumental do prédio que se estabelecera. 

Colégio General Osório


Quando foi fundado em 1970, era o Curso General Osório, um preparatório para exame de admissão ao Colégio Militar. Seu diretor, Major Asthon, animado com os resultados alcançados pelos seus alunos, decidiu fundar o colégio. Em maio de 1971 iniciou as quatro primeiras séries, e gradativamente, foi implantando novas turmas, até ser transformado em escola de 1° e 2°graus. Ficava na Avenida Santos Dumont. 

Colégio São João


O Colégio São João surgiu em 1930, sob direção do professor César Adolpho Campello, e patrocínio de seu cunhado João da Frota Gentil e instalou-se na antiga Villa Adolpho Quixadá, na Avenida Santos Dumont. O imóvel foi construído por Adolfo Quixadá e foi utilizada como residência dos presidentes de Estado. Em 1976 o colégio foi vendido para a Organização Farias Brito. 

Colégio Stella Maris


 foto de Erikson Salomoni 

O Colégio Stella Maris, foi fundado em 1952, uma cinquentenária instituição educacional, responsável pela educação de milhares de membros da elite da sociedade cearense. Com o encerramento de suas atividades, o respeitado Colégio fechou sua sede, localizada à Rua Antônio Justa. O prédio foi demolido. 

Colégio Salesiano Dom Lustosa 

A escola da rede salesiana, localizada na Avenida João Pessoa, foi declarara extinta em 07 de junho de 2013. O prédio que abrigava a instituição foi vendido ao SESC/Ceará. 

Colégio Santa Maria Goretti 

O Colégio Santa Maria Goreti, instituição ligada às irmãs de caridade da ordem das Vicentinas,  foi construído na Avenida do Imperador, com entrada pela Avenida Domingos Olímpio, em terreno doado pelo bispo Dom Manuel da Silva Gomes. Fazia parte da mesma entidade mantenedora do Patronato Nossa Senhora Auxiliadora (também extinto) e a Escola Doméstica São Rafael, atual Colégio São Rafael. O Santa Maria Goretti encerrou as atividades em 2004.

fontes: Jornal O Povo, Verdinha, Diário do Nordeste, IG-Último Segundo, Wikipédia 
fotos Anuário do Ceará,O Povo, Verdinha, Portal IG

239 comentários:

«Mais antigas   ‹Antigas   201 – 239 de 239
Anônimo disse...

Lembro das aulas de matemática dele, que dizia, "quem não simplifica, se estrumbica"

Anônimo disse...

Faltaram os colégios CCC - Colégio Carlos de Carvalho, no Centro de Fortaleza(que brincando, chamávamos de "Cabaré do Centro da Cidade"), Colégio Mesquita Mendes, no Montese e o Colégio Madre Tereza de Calcutá, no Bairro de Fátima.

Anônimo disse...

Sou o professor Juarez Leitão.
Durante 48 anos dei aulas de história para várias gerações. Ensinei em muitos dos extintos colégios mencionados.
Hoje, escrevo biografias e histórias sobre os costumes cearenses.
Dos 45 livros que até agora publiquei o mais mencionado neste site é “ Sábado, Estação de Viver- Histórias da boemia cearense”.

Anônimo disse...

Ainda hoje tá lá tem no Facebook e Instagram

Anônimo disse...

Colégio São José

Estudei lá até 1993. Adoraria rever colegas, mas adoraria ainda mais rever a Professora de Direito Marlene (não lembro o sobrenome).

Anônimo disse...

Estudei no colégio Rui Barbosa, o Fênix Caxeiral era bem próximo... saudades sess tempo....

Anônimo disse...

Hoje 24/03/2023 passando em frente onde foi sede do colégio General Osório, 😘 chorei ao lembrar dessa escola em que tive os momentos mais felizes da minha vida e a horra de ter cido aluno do professor de matemática Asthon Guilherme da Silva.

Anônimo disse...

Estudei no Águia em 2000.

Anônimo disse...

Falaram de excelentes Escolas foi um mata saudade enorme
Mas gostaria da lembrança do antigo Ginásio São Vicente no bairro de Antônio Bezerra

Anônimo disse...

O Ginasio Santa Cruz da Rua Caio Prado em Parangaba ainda existe? Estudei nele no primario e ginásio.Obrigado

MFBarreto disse...

Um amigo mencionou o Ginásio Santa Lúcia. Quem passou por lá certamente se lembrará das aulas de Português da Professora D. Enedina Ramos Ferreira, "Tia" Tereza e "Tia" Baísa. Nos anos 80, até tínhamos aulas de francês. Se o Ginásio era antigo? Minha mãe foi aluna dessas mesmas professoras (...)

Anônimo disse...

faltam o Colégio Capital, Instituto Educacional de Alencar, na qual eu estudei.

Anônimo disse...

Também estudei no colégio General Osório da Santos Dumont. Só gratidão. Excelentes lembranças. Meus cumprimentos à família do Major. Todos diferenciados. Obrigado

Anônimo disse...

Tinha tbm o colégio CCC Colégio Carlos de Carvalho, diretor Samuel Braga.

Anônimo disse...

Estudei no Ginásio Nordeste em 1964. Diretora: Irmã Inês Campos. Saudades!

Anônimo disse...

Bravo ! Valeu! Deus dê a todos que já partiram Luz e Paz !
Principalmente a Dona Enedina Ferreira Ramos !
Amém

Anônimo disse...

Escola reunidas general tiburcio era anexo ao colégio militar. Profess. Nadi ...

Anônimo disse...

Escola reunidas general tiburcio,era o nome da escola que ficava anexo ao colegio militar.

Anônimo disse...

Nao era na Av.Capistrano de Abreu 6601,no Parangaba?Estudei la.

Anônimo disse...

Nao ficava na Av.Capristano de Abreu 6601 no Parangaba?Estudei la,saudades da Ir. Lucinda

Anônimo disse...

Estudei no Olavo Bilac, eu amava esse colégio. 💖

Anônimo disse...

Tbm estudei no ginásio nordeste, gostava muito, colégio das irmãs. 🌸

Anônimo disse...

Sim continua.

Anônimo disse...

estudei lá ficava no bairro itaoca.

Anônimo disse...

Faltou o Colégio São José na Visconde do Rio Branco onde estudei

Marcos Pollo disse...

Faltou o Instituto Educacional Valdemar Falcão, funcionava onde hoje é a praça do BNB entre as ruas Floriano Peixoto e Assunção estudei lá nos anos 70 alguém lembra?

Anônimo disse...

Faltou colégio Instituto Educacional de Alencar "Escolinha" de Nildes Alencar Lima, irmã do Frei Tito, na rua José Lourenço. Estudei do Jardim Um a Oitava Série. Muita saudades da " Escolinha ".

Anônimo disse...

Estudei no Colégio General Osório, muitas saudades, de 1982 a 1984.

Anônimo disse...

Lembro q na Parangaba tinha o ginásio nordeste, e o Carolino Sucupira onde estudei até a sétima série.

Anônimo disse...

Colégio São José, está ativo?

Anônimo disse...

Eu estudei em 1983 no Olavo Bilac

Anônimo disse...

Estudei no Olavo Bilac nos anos 80

Leonardo disse...

Estudei de 85 a 93

Anônimo disse...

Lembro do Padre Pedro, do Padre Luís, que ensinava francês e música, e do padre Adriano, que ensinava Inglês.

Anônimo disse...

Parabéns pela matéria. Lembro muito da professora Dona Estrela.

Cintia Castro disse...

Meu pai também estudou no Santa Lúcia! Conta muitas histórias de lá. Dá Dona Enedina e da sua eterna professora, Dona Estela! Amou ouvir sua narrativa!

MFBarreto disse...

… que legal. Então, o pai de Cíntia Castro, que estudou no Santa Lúcia, deve lembrar-se das arguições de D. Enedina, que se estendiam até o meio-dia - e, salvo engano, eram três aulas por semana.

Anônimo disse...

Também estudei neste colégio

Muito Mais Delícia disse...

Colégio Cearense? não pode faltar

«Mais antigas ‹Antigas   201 – 239 de 239   Recentes› Mais recentes»