quinta-feira, 30 de outubro de 2014

Parque Otacílio Teixeira Lima Neto (Parque Riacho Maceió)

 Área do parque antes da requalificação
 

Localizado na confluência da Rua Tereza Hinko com a Avenida Beira Mar, no bairro do Mucuripe, o parque possui 22 mil metros quadrados e foi recuperado a partir de uma Operação Urbana Consorciada (OUC) entre o Município, representado pela Secretaria Municipal de Urbanismo e Meio Ambiente e a Nordeste Participação e Empreendimento (Norpar).


A água do riacho precisa ser tratada: a presença de plantas aquáticas, conhecidas como baronesas é um indicativo de poluição provocada por esgotos sem tratamento, que são lançados na água.

As Operações Urbanas Consorciadas (OUCs) estão previstas na Lei 8.503/2000 e são instrumentos para que a cidade se beneficie de parcerias entre o poder público municipal e empresas. Por meio delas, intervenções planejadas pela Prefeitura são executadas pela iniciativa privada, permitindo ações sociais nas comunidades atendidas, obras de mobilidade e a urbanização de áreas verdes e parques que passam a ser de uso de todos.
A área, que recebeu o nome de Parque Otacílio Teixeira Lima Neto (Bisão), em homenagem ao arquiteto e urbanista cearense, foi inaugurada no dia 1° de agosto desse ano.  A Operação Urbana Consorciada que revitalizou o espaço investiu cerca de R$ 7 milhões na recuperação do recurso hídrico e em obras de drenagem.



O nome do parque é uma homenagem ao arquiteto conhecido por Bisão, apelido herdado quando estudante e relacionado a uma espécie bovina grande e poderosa. Era assim que Otacílio Teixeira Lima Neto gostava de ser chamado. Foi servidor de carreira na Prefeitura de Fortaleza desde 1975, quando assumiu a extinta Coordenadoria de Desenvolvimento Urbano da Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seinf), até falecer em dezembro de 2013. Pela prancheta do arquiteto e urbanista, na Prefeitura de Fortaleza, passaram ações importantes, como a recuperação do Mercado dos Pinhões e urbanização do entorno, concepção dos parques Adahil Barreto e Alagadiço e o primeiro projeto de urbanização da Avenida Beira-mar e da Praia do Futuro. Foram 38 anos dedicados ao serviço público, projetando um novo desenho para a paisagem urbana de Fortaleza.



Site da Prefeitura de Fortaleza
fotos de Rodrigo Paiva
out/2014

Nenhum comentário: