terça-feira, 4 de novembro de 2014

Praia de Titanzinho - O Paraiso do Surfe


Escondida atrás do Porto do Mucuripe a praia do Titanzinho é o melhor local para a prática de surfe em Fortaleza. Uma pequena multidão de meninas e meninos está sempre por lá, tentando se manter em cima de suas pranchas, treinando e sonhando com o dia em que seus feitos se tornarão referências no esporte.
A praia fica no bairro Cais do Porto (ou seria no Serviluz?) e à direita, um espigão separa o mar do Titanzinho da Praia do Futuro. No final um farol alerta os navegantes para a presença do muro de pedras. O equipamento mais importante da comunidade é o farol do Mucuripe, localizado no lado esquerdo da praia, próximo do molhe que contorna o final do porto e dá acesso a Praia Mansa.
O nome da comunidade foi inspirado nas máquinas que trabalharam na construção do paredão no Porto do Mucuripe, chamadas de “Titan”. “Quando os moradores foram deslocados para a área, colocaram o nome de Titanzinho”. Antes de ocuparem a área atual, a comunidade habitava a região mais próxima à Praia Mansa, nas imediações do Porto do Mucuripe. Em meados dos anos 70, os moradores foram deslocados pela Companhia Docas para a área onde se encontram hoje. A área não tinha nada. O terreno foi aplainado e loteado pela Cia. Docas. As primeiras moradias eram barracos de taipa, só bem mais tarde surgiram casas de alvenaria.
  

Num passado recente a Praia do Titanzinho esteve sob ameaça de ver um estaleiro implantado em suas areias, um equipamento poluidor, indesejado e que foi prontamente rechaçado pela comunidade. O Estaleiro foi se instalar em outras plagas, deixando o Titanzinho para os seus moradores e para os meninos do surfe.

fotos de Rodrigo Paiva
nov/2014 
 

Nenhum comentário: