sábado, 5 de julho de 2014

O Escuro Tenebroso das Ruas

Todos os dias tem alguém reclamando da escuridão que passou a tomar conta das ruas de Fortaleza. E não só nos bairros periféricos, historicamente preteridos pelo poder público em termos de serviços, estrutura e melhorias. Desta vez o escuro das vias públicas é bastante democrático, até ruas e avenidas da Aldeota e outros bairros de classe média foram alcançados.

 Rua no Parque Manibura, com longo trecho totalmente as escuras 

Em outros tempos mais românticos e quando a violência e a insegurança pública eram muito poucas ou nenhuma, Fortaleza já ficou carente de iluminação pública. Por ocasião da Guerra de 1914 o fornecimento do carvão de pedra tornou-se deficiente, pelo que a concessionária de energia Ceara Gaz Company Ltd. apagou metade dos combustores da cidade. E para atender melhor a iluminação da Praça do Ferreira e de outras, transportou para lá alguns dos combustores que estavam nas ruas. E assim ficou a outrora bem iluminada Fortaleza: praças iluminadas, ruas e travessas escuras.

 Rua Floriano Peixoto em 1909, nos tempos do Contrato com a Lua  

Em outras oportunidades, a Capital ficava propositalmente sem iluminação pública. Era nas noites de lua cheia, quando a luz de prata banhava a cidade, e as luzes dos combustores permaneciam apagadas, resultado de uma parceria unilateral imposta pela companhia de energia, que os cronistas da época apelidaram de “Contrato com a Lua”. Boêmios, poetas, seresteiros, namorados invadiam as noites da pequena cidade e cantavam seus amores tendo a lua por testemunha. Não havia nenhum risco para os notívagos naquelas madrugadas festeiras.
O tipo de iluminação mudou com o tempo, passou da era do azeite de peixe para a do  gás carbônico, mas o "Contrato com a Lua" foi sendo renovado até 1934/35, data da chegada da luz elétrica.

 Rua Major Facundo, início dos anos 1900

Na Fortaleza de 1887, vagar de madrugada pelas ruas desertas não era proibido, e podia-se largar a voz no mundo, fazer o barulho que quisesse, tendo por testemunha a lua mais bonita que Deus fez, econômica lua, com quem uma vez os administradores fizeram um incrível contrato, tão simples e peremptório, que só deu certo porque os filhos da cidade eram também meio lunáticos. (Mozart Soriano Aderaldo, em Crônicas da Cidade Amada) 

Mas as noites escuras dos tempos atuais não mais atraem poetas românticos e sonhadores, e sim outro tipo de público, pessoas nefastas, indivíduos indesejáveis, marginais inescrupulosos, covardes de toda ordem, que surgem  e desaparecem nas sombras, beneficiários que são, da inércia e da indiferença de gestores incompetentes.
Para comprovar a falta de prestação do serviço, no início de junho, denunciei a lâmpada queimada de um poste no bairro Parreão e solicitei a sua substituição. Liguei para o número 156 – Central de atendimento da Secretaria Municipal de Conservação e Serviços Públicos de Fortaleza. Pediram nome, CPF, ponto de referência, e logicamente, identificaram meu endereço: Prazo para atendimento: 36 horas.
Passados mais de 30 dias, ninguém apareceu para fazer o conserto. Liguei inúmeras outras vezes e a resposta é a mesma: a solicitação está com a equipe, que está na rua, executando serviços. O número do protocolo é 1765400012. 
A “agilidade” da equipe explica a cidade às escuras e o aumento da insegurança em Fortaleza. Dá para confiar num serviço desses? 


  fotos antigas do Arquivo Nirez

 

4 comentários:

Anônimo disse...

É um absurdo o que está acontecendo em Fortaleza em se tratando de iluminação pública.A cidade está as escuras,e o pior é que ligamos para esse 156 e é mesmo que nada.No meu bairro várias lâmpadas queimadas e nenhuma providência.

Fátima Garcia disse...

total absurdo, voltamos aos primórdios da iluminação pública.

Anônimo disse...

Através do seu blog, eu fiz várias viagens ao passado desta cidade que amo muito, minha Fortaleza, que pena hoje está maltratada pelas últimas gestões e a onde os bandidos dominam e nossa história as vezes esquecida, apesar de ser de 1979 pra cá... Mas aprecio muito a historia de Fortaleza, parabéns... Virei seu leitor de carteirinha. Abraços.

Fátima Garcia disse...

obrigada amigo, volte sempre.