segunda-feira, 3 de junho de 2013

Bairros de Fortaleza - Antônio Bezerra

Antônio Bezerra é um bairro situado a oeste do centro de Fortaleza, tendo como origem o povoamento Barro Vermelho,  ao lado da estrada do gado e rodagem do Barro Vermelho para o antigo Soure (atual Caucaia). Fazia parte do município de Parangaba quando este foi anexado à Fortaleza em 1921.


A história da Paróquia Jesus, Maria, José remonta ao inicio do Séc. XX quando o Dr. Teófilo Rufino Bezerra de Menezes, por devoção familiar, criou na sua própria moradia, no antigo Barro Vermelho, uma capela em louvor à Sagrada Família. O pequeno templo manteve um caráter privado até o ano de 1915, quando o Padre Rodolfo Ferreira da Cunha, então vigário da Parangaba, formou uma comissão com objetivo de construir uma capela maior para a Sagrada Família. Foto dos anos 50, do Arquivo Nirez.


A Igreja atual em nada lembra o templo dos anos 50. A praça também foi bastante modificada.
  
Deste passado ainda existem alguns vestígios de quando este o lugar era um ponto de escoamento para o gado que era transportado pela Estrada do Fio para Messejana, e depois para a Parangaba via a Estrada da Paranjana. 

A Avenida Mister Hull é a antiga estrada do gado e de rodagem do Barro Vermelho para o Soure (atual Caucaia). Foto dos anos 60, do Arquivo Nirez

 A Avenida atual. O nome Mister Hull é uma homenagem a Francis Reginald Hull, engenheiro inglês que trabalhou no projeto e execução de diversas estradas de ferro no Nordeste. A atuação de Mr. Hull lhe valeu o reconhecimento público, e também virou personagem de um romance de Jorge Amado. 

Era um bairro agrícola com muitas  fazendas e engenhos (Sítio São José do Muripicui, Casa Grande do Barro Vermelho, etc). Depois chegou a ser um área de veraneio para a os ricos de Fortaleza, que construíram algumas  chácaras. É um bairro com vocação comercial, com grande variedade de estabelecimentos que o tornam um bairro auto suficiente em serviços e produtos. 

 Antigamente o bairro contava com muitas chácaras, sítios e fazendas. A ocupação dos últimos anos levou ao desaparecimento das grandes propriedades, exceção para a Chácara Salubre. Construída em 1802, atualmente com 400 m², a propriedade fica na Avenida Mister Hull. (foto do Jornal O Povo)

A curiosidade principal deste bairro é a sua mudança do nome Barro Vermelho para Antônio Bezerra. Na época da ditadura militar em 1965, os militares associavam a palavra vermelho ao Comunismo e a URSS.
Também neste encontra-se desde 1936 um dos cemitérios públicos de Fortaleza. 

Inaugurado em dezembro de 2000, o Terminal Rodoviário do Antônio Bezerra passou por uma grande reforma em suas instalações. foto de novembro de 2012

 Avenida Parsifal Barroso
terreno onde será construído do Parque Rachel de Queiroz, projeto que conta com o amplo apoio dos moradores do bairro do Antônio Bezerra.

Localização:
Distrito – Antônio Bezerra
Limites
Norte: Quintino Cunha
Sul: Dom Lustosa, Autran Nunes e Genibaú
Leste: Padre Andrade e Pici
Oeste: Parque Tabapuá, no município de Caucaia (divisão feita pelo Rio Maranguapinho)
População:  25.846 moradores, em 7.478 domicílios, com renda média mensal de R$ 556,87.

Fontes:
Ipece
Anuário de Fortaleza-2012-2013
Wikipédia
Jornal O Povo 

2 comentários:

Unknown disse...

Graças a Deus que eu continuo morando no bairro que se chamava Barro vermelho, que hoje se chama antonio Bezerra. Mudou muito, mais continuo Morando na mesma casa, na mesma rua

elozinha disse...

Meu filho amou a história do bairro dele!