quarta-feira, 16 de setembro de 2009

Imóveis antigos e suas histórias II

O requinte e o luxo das residências também ocorriam nos imóveis destinados ao comércio.
Palacete Ceara, conhecido popularmente como “Rotisserie. (foto Marciano Lopes
Em 1914 o banqueiro José Gentil Alves de Carvalho contratou a firma Rodolfo F. da Silva & Filho para construir o Palacete Ceará, um projeto de João Sabóia Barbosa. Por muitos anos o prédio abrigou no seu andar térreo o Rotisserie Sportman , restaurante, sorveteria, café e casa de chá, e na parte superior, o aristocrático Clube Iracema.
Palacete Ceará após a restauração
Em 1922 o palacete foi ampliado em dois blocos pelo lado da rua Floriano Peixoto e o Rotisserie instalou um salão de bilhares. Em 1955 a Caixa Econômica comprou o Palacete Ceará
Em 1982 o prédio foi destruído por um grande incêndio, restando apenas sua fachada. Chegaram a planejar sua demolição para levantar um prédio moderno, mas diante dos protestos de vários segmentos da sociedade, os dirigentes da Caixa reconsideraram e o Palacete Ceará foi reconstruído. 
Fica localizado na rua Floriano Peixoto na Praça do Ferreira.

Fachada do Cine Moderno. foto arquivo Marciano Lopes)
O Cine Moderno tinha uma fachada com duas torres e uma marquise de vitral que sugeria uma cauda de pavão. Sua sala de espera era um monumento “art-Nouveau” em madeiras lavradas e entalhadas, espelhos bisotés e sofás de couro negro.
Foi inaugurado em 7 de setembro de 1921, na rua Major Facundo, 594, na Praça do Ferreira, e era propriedade do grupo Severiano Ribeiro. A sala de projeção ficava de frente para a rua, e tinha 709 poltronas também de couro preto. 
Foi o primeiro cinema a adotar a sonorização, com o filme Broadway Melody, em 1930. O Cine Moderno foi fechado em 21.05.1968 e o prédio foi vendido para o grupo Edson Queiros.

fontes:
Lopes, Marciano.Royal Briar: A Fortaleza dos anos 40. Fortaleza: ABC, Coleção Nostalgia, 1996
Azevedo, Miguel Ângelo de (NIREZ). Cronologia Ilustrada de Fortaleza:roteiro para um turismo histórico e cultural. Fortaleza: Banco do Nordeste, 2001.

Nenhum comentário: