quarta-feira, 23 de setembro de 2009

Fortaleza e o aquecimento local

Praia de Iracema

Nos últimos 30 anos, a temperatura média histórica de Fortaleza aumentou em 0,5 graus Celsius. A mudança pode não estar ligada diretamente ao aquecimento global e à queima de gases de efeito estufa, mas é atribuída ao desenvolvimento descontrolado da cidade, ao aumento da área asfaltada, à ocupação da orla e a interferências no regime de ventos.
Mesmo não estando diretamente associadas com o aumento da temperatura do planeta, as mudanças locais podem afetar fenômenos naturais no Ceará. Futuramente, se as tendências se confirmarem, os ventos fortes podem mudar de período, as chuvas tendem a diminuir em até 30% e as secas acontecerão com mais freqüência.
Quanto maior o aumento da temperatura, mais irregularidades haverá no clima e na ocorrência de chuvas, explica o coordenador da Área de Satélites e Radar da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme), Raul Fritz Teixeira. Ele afirma ainda que, se as tendências se sustentarem, as secas aumentarão no Nordeste e na Amazônia.
Como informa o físico, o prognóstico mundial é que até 2100 a temperatura do planeta se eleve em até seis graus Celsius e o nível do mar, em 80 centímetros. "Isso causará derretimento das calotas polares", observa. Até 2000, o aumento havia sido de 10 centímetros.
Em Fortaleza, a temperatura média gira em torno de 27 a 28 graus Celsius. Porém, não raramente a sensação de calor sugere que o índice seja maior. Mas não é. É que essa sensação depende muito do vento e da umidade do ar. Exemplo disso é que, se a temperatura local for de 29 graus; a umidade, de 70%; e a velocidade do vento, de 12,5 a 21,5 quilômetros por hora, a sensação térmica equivale a 32 graus.
Portanto, o calor de que todos reclamam não é tanto dos 0,5 graus a mais, mas da sensação térmica elevada.
Estudo realizado pela EMBRAPA em 2004 revela que a temperatura média histórica de Fortaleza que até 1966 era de 26,9° Celsius, passou para 27,3° em 2003.


Fontes:
Jornal Diário do Nordeste, 29 de Junho de 2006
Dados climatológicos: Estação de Fortaleza, 2003. / Maria de Jesus
Nogueira Aguiar... [et al.] - Fortaleza : Embrapa Agroindústria
Tropical, 2004
.

Nenhum comentário: