quarta-feira, 26 de agosto de 2009

Fortaleza dos anos 40: O Cordão das Coca-Colas

Estoril por Tarcisio Garcia
acrílica sobre tela


As “coca-colas” surgiram com a chegada dos soldados americanos que instalaram uma base aérea em Fortaleza no início dos anos 1940, durante a 2ª. Guerra mundial. Eram moças em geral bem-nascidas, provenientes de famílias tradicionais, que viviam bem e não tinham problemas financeiros, que namoravam os soldados americanos.
Tratava-se de um grupo de mulheres muito bonitas, elegantes, vistosas, educadas, de mentalidade evoluída, obrigadas a viver numa pequena cidade provinciana, sem maiores opções de diversões ou lazer. Os soldados americanos representavam essas opções que as moças buscavam, pois ajudaram a mudar a rotina e a vida desmotivada que levavam na cidade.
Ganharam o apelido “coca-colas” por terem o privilégio de tomar o famoso refrigerante americano, numa época que o mesmo não existia na cidade e só era conhecido através dos filmes.
De modo geral sabe-se que as guerras geram tragédias e necessidades, sendo uma delas a prostituição de jovens como única maneira de obter recursos para si e para os seus familiares. Não era, no entanto, o caso das “coca-colas” que queriam apenas ser diferentes, viver novas aventuras e não serem obrigadas a namorarem com os rapazes locais.
O cenário dos encontros era no velho Estoril na Praia de Iracema, local que os soldados americanos transformaram em base, e onde o cordão das alegres “coca-colas” participava de festas que entravam pela madrugada e pareciam não ter fim.
Mas as moças pagaram o preço pela ousadia de desafiar a moral e os bons costumes da época: foram vítimas de preconceitos, isoladas pelas famílias, discriminadas pela sociedade.
Terminada a 2ª. Guerra no ano de 1945, os soldados americanos retornaram ao seu país e as “Coca-Colas” ficaram desativadas. Mas continuaram a desfilar seu charme e sua elegância pelas ruas de Fortaleza, para desespero das respeitáveis matronas, guardiãs da sagrada moral cristã.


Extraído do livro: Royal Briar: a Fortaleza dos anos 40
Autor: Marciano Lopes

Um comentário:

marcos disse...

linda pintura, muito punk