quinta-feira, 28 de maio de 2015

Capitalismo de Fé: As Capelas dos Shoppings Centers

Os Shoppings Centers constituem os chamados “templos de consumo”, na definição consagrada de um autor. Apareceram no Brasil a partir de 1966, quando foi inaugurado em São Paulo, o Shopping Center Iguatemi.

Depois, esse tipo de empreendimento se espalhou pelo país afora, na maioria nas capitais dos Estados e nas grandes cidades do interior.  Os shoppings centers foram criados em razão do declínio do comércio do centro das cidades, que aglutinava todo tipo de atividades, produtos e serviços.  Quando  os consumidores passaram a residir nas periferias das cidades, cada vez mais longe do centro, e cada vez mais dependentes de transportes, esses centros comerciais, com seus problemas de  fluxo  de  tráfego,  estacionamento e insegurança, começaram  a  perder  negócios.  Os  comerciantes situados nos centros das cidades começaram a abrir  filiais em  shopping  centers  regionais,  e  o  declínio dos centros comerciais se acentuou.

Center Um - o primeiro shopping de Fortaleza em 1974 (foto do livro Viva Fortaleza) 

Em Fortaleza o primeiro shopping center foi o Center Um, inaugurado em 1974, que tinha como loja âncora um supermercado. Tinha estacionamento e mais de 48 lojas e lanchonetes.

Hoje, os Shoppings Centers estão espalhados por toda a cidade, e tem na diversidade na oferta de bens, serviços e lazer sua principal característica. São frequentados por pessoas de classes sociais diversas, que vão ao shopping por motivos também diversos. Mas, como nem só de consumismo vive o ser humano, os shoppings resolveram investir em um espaço que destoa do espírito do empreendimento: as capelas religiosas. 

São pequenos recantos, com iluminação discreta, alguns símbolos religiosos, localizados em áreas reservadas. São frequentadas por clientes em busca de sossego, de meditação ou por quem procura simplesmente um pouco de descanso entre uma e outra atividade.  Não se sabe ao certo quando ou qual shopping lançou a moda em Fortaleza, mas o fato é que vários deles, inclusive os maiores, já conta com esses espaços, a exemplo do Iguatemi e do recém-inaugurado Rio Mar, no bairro Papicu.


No Shopping Iguatemi - capela ecumênica Dom Lorscheider


 No Shopping Del Paseo - Capela Mãe de Deus. A capela fecha bem antes do horário de funcionamento do shopping (segunda a sábado das 10 as 19 hs; domingo das 14 às 20 hs) 



 No Shopping Benfica - Capela de Nossa Senhora


Fontes consultadas:
Shopping Centers e suas Peculiaridades Contratuais
De Silvana Martinazzo
Disponível em http://www.secal.edu.br/revista/pdf/140%20a%20164%20shopping.pdf
wikipédia
fotos de Rodrigo Paiva

Um comentário:

Michele disse...

Acho muuuuito positivo este espaço. Ao invés de esperar alguém no espaço do nada... se espera na presença de Deus! ;)