segunda-feira, 12 de janeiro de 2015

A Criação do Rotary Club de Fortaleza

O Rotary Club é definido como um clube de serviços à comunidade local e mundial sem fins lucrativos, filantrópico e social. É uma organização de líderes de negócios e profissionais, que prestam serviços humanitários, fomentam um elevado padrão de ética em todas as profissões, através da Prova Quádrupla e ajudam a estabelecer a paz e a boa vontade no mundo.

O Rotary Internacional tem mais de 1,2 milhão de associados, em 211 países. No Brasil, há quase 53 mil rotarianos, em 2326 clubes, 33 deles no Ceará. O Rotary é uma entidade sem fins lucrativos, que se destaca em ações humanitárias, educacionais e culturais, como a campanha mundial pela erradicação da paralisia infantil. 

O objetivo do Rotary é estimular e fomentar o ideal de servir como base de todo empreendimento digno, bem como a ajuda ao próximo, promovendo e apoiando: O desenvolvimento do companheirismo como elemento capaz de proporcionar oportunidade de servir; O reconhecimento do mérito de toda a ocupação útil e a difusão das normas de ética profissional; A melhoria da comunidade pela conduta exemplar de cada um na sua vida pública e privada; A aproximação dos profissionais de todo o mundo, visando a consolidação das boas relações, da cooperação e da paz entre as nações.

Edifício do Excelsior Hotel, onde foi realizada a sessão preliminar para fundação do Rotary Club de Fortaleza, em 1933

Em 22 de dezembro de 1933 foi realizada a primeira sessão preliminar para fundação do Rotary Club de Fortaleza, no salão do Excelsior Hotel, tendo como primeiro presidente Pedro Philomeno Gomes. A entidade foi inaugurada alguns meses depois, no dia 07 de maio de 1934, em sessão festiva no Palace Hotel. No evento presidido pelo governador do Distrito, Dr. Lauro de Andrade Borba, foi empossada a primeira diretoria  e lançado o primeiro número do Boletim do Rotary Club. 
O primeiro conselho Diretor, eleito por aclamação, ficou assim constituído: Presidente: Pedro Philomeno Ferreira Gomes; Primeiro Secretário: Raimundo Girão; Segundo Secretário: Edgar Dutra Nunes; Tesoureiro: José Thomé de Saboia e Silva; Diretor de Protocolo: Clóvis de Alencar Matos; e Vogal:  Carlos da Costa Ribeiro.

Jantar do Rotary Club no salão do Palace Hotel em 1936. 
No canto do salão, uma bandeira do Brasil ao lado da bandeira da suástica, lembrando que, à época da foto, não havia animosidades nem restrições com relação ao futuro símbolo do nazismo.   

O Rotary de Fortaleza foi filiado ao Rotary Club Internacional, idealizado pelo americano Paul Harris, através de Carta de Agregação, de 12 de julho de 1934. Foi o primeiro Rotary Club no Estado do Ceará e o 5° fundado no Nordeste.
Em cumprimento de suas ações filantrópicas, já em 1942, o Rotary Club contribuiu decisivamente para a fundação da Sociedade de Assistência aos Cegos, atual Instituto dos Cegos. O Rotary Fortaleza completou 80 anos de fundação em 2014.


fotos do arquivo Nirez
 

Nenhum comentário: