sexta-feira, 16 de janeiro de 2015

O Clube das Damas

O bairro das Damas seguia-se ao elegante bairro residencial do Benfica, que disputava a preferência da elite com o então aristocrático Jacarecanga. A linha do bonde do Benfica terminava em frente ao Dispensário dos Pobres, uma instituição de caridade, ainda hoje dirigida pela Ordem das Irmãs de Caridade de São Vicente de Paula. 

Ao lado do Dispensário, num casarão localizado em um recanto pitoresco, funcionava o Café do Pedro Eugênio, famoso pela reunião de boêmios e pelas serestas. Posteriormente, esse local seria ocupado pela Mercearia do Rabelo, tendo a sua frente, o Cine Benfica. A partir daí, estendia-se a estrada de concreto que levava ao Arronches.  

Avenida João Pessoa - 1949
Dessa parada final do bonde, até a sede do novo clube, que se preparava para ali se instalar, percorria-se uma distância de cerca de 2 quilômetros, por isso o automóvel era o transporte preferido para cumprir a distância. Os carros de praça cobravam seis mil réis para fazer o percurso do centro da cidade  ao clube.

O antigo sítio de Luiz Gonzaga Flávio da Silva, medindo 435 palmos de frente por 350 de fundos, com suas construções e benfeitorias, localizado no lado poente da antiga estrada de Arronches, antigo nome de Parangaba, foi o local escolhido para sede da agremiação.
De areia batida até o ano de 1929 a Estrada de Parangaba recebeu pavimentação de concreto durante o governo de Washington Luiz, último presidente da República Velha. Tornou-se uma referência à avançada tecnologia e valorizou sobremaneira aquela área de Fortaleza.

No início, a avenida que pretendia adentrar pelos sertões e atingir Guaramiranga, foi chamada de Avenida Washington Luiz. Mas após a deposição do presidente na Revolução de 30, a população revoltada arrancou as placas que ainda conservavam o antigo nome, substituindo-as por outras. Depois passou a ser chamada de Avenida João Pessoa, em memória de um dos líderes do movimento, tragicamente assassinado quando governava a Paraíba.

A presença do Ideal Club – e a iminência de sua inauguração, estimulava o progresso do bairro das Damas, conforme afirmava o jornal "O Povo" nas edições do mês de outubro de 1931. Os terrenos ao longo da estrada valorizavam-se principalmente nas proximidades do clube; novas residências foram surgindo. Toda a cidade se movimentava. Os jornais publicavam reclames das lojas apresentando seus refinados produtos e oferecendo-os para serem usados no baile de inauguração. 

A tradicional loja A Cearense, de Aprígio Coelho, oferecia meias, musselines, seda natural, retilínea; a Loja Maranguape, de Luiz Vieira, alardeava seu estoque variado de sedas, próprias para a feitura de vestidos de baile. 



 dependências do Ideal Club no bairro Damas
 
A inauguração aconteceu na noite de sábado, no dia 3 de outubro de 1931, com grande baile. O afastado Damas, com noites clareadas pelas lamparinas e pela luz do luar, viu-se invadido por um inusitado brilho. A iluminação do parque, em volta do clube, foi acrescida de inúmeros refletores. 

A Avenida João Pessoa em toda a sua extensão, desde o seu início no Benfica, até a sede do clube, foi especialmente iluminada, por deliberação do gerente da Ceará Tramway Light and Power. 

Frente ao clube uma multidão se apinhava no sereno para apreciar a festa, um grande desfile da elite da cidade. A festa inaugural constou de uma sessão magna, seguida de um grande baile, que teve início às 22 horas e se prolongou até às 5 horas da manhã.

Atualmente descaracterizado por lojas comerciais, a área onde se instalou a primeira sede do Ideal Club pode ser localizada no espaço entre as ruas Antônio Martins e Dondon Feitosa, perpendiculares à Avenida João Pessoa. 

A Rua Apolo, uma ruela que se abre equidistante às duas ruas paralelas, formou-se da antiga aleia que se seguia ao portão de entrada do clube. Através dessa alameda chegava-se, pelo lado esquerdo, à sua parte social: o pavilhão de festas e dependências de serviços; à direita chegava-se à parte esportiva com o campinho de golfe, as quadras de tênis, na parte anterior e mais trás, as piscinas. No fundo deste terreno localizava-se o Cassino.


O Ideal Club ficou no bairro Damas até 1939, quando foi inaugurado o restaurante da sede atual, localizada no bairro do Meireles.

Extraído do livro Ideal Clube – história de uma sociedade
De Vanius Meton Gadelha Vieira 

Nenhum comentário: