segunda-feira, 26 de janeiro de 2015

Igreja de Jesus Crucificado (Capela de Donaninha)


foto de Muhammad Said

Quem passa pela CE-065, no trecho entre Guaramiranga e Pacoti, avista a margem da rodovia, uma velha capela de bela arquitetura, completamente abandonada.  As inúmeras pedras que estão pelas paredes do local informam tratar-se de um templo erguido no início dos anos 40, pelo comendador Ananias Arruda, em memória de sua esposa Ana Custódio dos Santos Arruda. 

Igreja de Jesus Crucificado

Construída por Ananias Arruda, em frente ao lugar, onde na manhã de 19-1-1941, foi chamada ao seio de Deus súbita e inesperadamente, sua querida e inesquecível consorte Donaninha – Ana dos Santos Arruda. Solenemente benta e inaugurada em 19-1-1942 pelo Sr. Arcebispo Metropolitano D. Antônio Lustosa. Com assistência do esposo, filhos, pai, irmãos, cunhados, sobrinhos, primos; do interventor Menezes Pimentel, secretários de Estado, jesuítas, salesianos, salesianas, franciscanos, capuchinhos, franciscanas, lazaristas, irmãs de caridade, associações religiosas, imprensa, grande número de sacerdotes, autoridades, famílias de Pacoti, Baturité, Fortaleza e Saboeiro e grande massa popular, havendo pregação preparatória de 3 dias, missas, grande número de comunhões.  Exéquias de 1° aniversário de falecimento.
------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Ananias Arruda pede a todas as pessoas que visitarem esta igreja, uma prece a Deus pela maior glorificação no céu de sua querida e inesquecível consorte Donaninha dos Santos Arruda.
------------------------------------------------------------------------------------------------------------


Ana dos Santos Arruda

Saudosa consorte de Ananias Arruda

Nasceu – Saboeiro – 31-3-1895

Casou-se – Baturité – 17-9-1911

Faleceu – Pacoti – 19-1-1941
Sepultou-se – Baturité – 20-1-1941
--------------------------------------------------------------------------------
Suas virtudes foram por todos aclamadas após seu trapasse ao céu.
-------------------------------------------------------------------------------- 

A esposa de Ananias Arruda faleceu na manhã do dia 19 de janeiro de 1941, e a capela foi inaugurada um ano depois do falecimento, no dia 19 de janeiro de 1942, em solenidade celebrada pelo então Arcebispo Metropolitano de Fortaleza, Dom Antônio de Almeida Lustosa, na presença de autoridades de Baturité, Pacoti, Saboeiro, e Fortaleza, a exemplo do interventor Menezes Pimentel.

A Capela de Donaninha fica no sitio Arvoredo, município de Pacoti, a cerca de 1 quilômetro da sede. Ana Custódio residia em Baturité e costumava se hospedar no Colégio Instituto Maria Imaculada  em Pacoti, quando sofreu um infarto fulminante falecendo naquele local. 

Muito triste com a partida de sua amada, Ananias Arruda resolveu erguer um monumento para que todos que por ali passassem pudessem lembrar o grande amor que ele sentia por ela. Dessa forma mandou construir a Igreja de Jesus Crucificado réplica da capela que existia na casa onde viviam em Baturité. 




Como se tratava de homem de muita influência, recebeu a visita do arcebispo do Rio de Janeiro e de muitos políticos influentes na inauguração e nos anos que se  seguiram. Durante muitos anos a capela foi palco de romarias e missas.

Com a morte do comendador, em 1980, como o casal não teve filhos, a herança passou para mãos de parentes que abandonaram aquele belo monumento. A Capela contava com algumas imagens de santos que foram retirados após a ação de vândalos e atualmente se encontram em um museu de Baturité.




Pela presença de colunas e muros no outro lado da estrada, fica evidente que o imóvel já ocupou um espaço maior do que o que ocupa atualmente. 
Em 2010 foi apresentado um projeto, pela Prefeitura de Pacoti, que contemplava a recuperação do monumento, visando transformá-lo num centro de atração turística. Pela situação atual do imóvel, pode se concluir que a proposta não encontrou o apoio necessário. 

site pesquisado: 
http://api.convenios.gov.br/siconv/dados/proposta/1547476.html
fotos Rodrigo Paiva - jan/2015

40 comentários:

Jardel Belo disse...

Fantástico!

Unknown disse...

bela história ! pena que não está recebendo os cuidados que merece.

Anônimo disse...

Uma pena, quando se trata da memória das nossas arquiteturas e cultura,ninguém tem interesse ,ja que não se tem retorno financeiro. Linda história.

Unknown disse...

Linda contrução e associada a hitória, fica mais linda ainda.O governo do estado bem que poderia, olhar com mais carinho pra essa obra. quem sabe o IPHAN, não se interessaria??

Elvinha disse...

Só um detalhe... Visitei o Museu do Comendador Ananias Arruda, pesquisei sobre a história do casal e do local, me foi confirmado por quem toma de conta do museu (familiares) que a senhora Donaninha (Ana Arruda ) não veio a óbito por meio de um infarto, mas sim de uma Aneurisma Cerebral.

Unknown disse...

Muito legal, ao passar na frente do monumento fiquei curioso em conhecer a história e agirá conhecendo é fantástico! !!!

Liana Marinho disse...

Populares afirmam que o local é mal assombrado... que motoqueiros que passam sozinhos, sem garupeiro sentem um empurrão, desequilibram e acabam caindo...

guedes disse...

Quando passei por lá a caminho de Pacotio e vi, nem acreditei. Distoa de tudo ali. É linda.

Lucas Alves disse...

Passei essa semana na capela, fiquei triste com o abandono,ele é um monumento histórico e tem uma linda história envolvida, sem falar que é lindo e merece ser restaurado, e ele é sim um ponto turístico, muitas pessoas passam por lá para tirar fotos e olhar o que outrora foi um lindo lugar.

Lucas Alves disse...

Passei essa semana na capela, fiquei triste com o abandono,ele é um monumento histórico e tem uma linda história envolvida, sem falar que é lindo e merece ser restaurado, e ele é sim um ponto turístico, muitas pessoas passam por lá para tirar fotos e olhar o que outrora foi um lindo lugar.

Unknown disse...

Passei por lá hoje. Tudo abandonado. De partir o coração. Como pode ser um povo sem história? ! Lugar lindo, história maravilhosa. O lugar merece ser reconhecido.

Fátima Garcia disse...

considero aquele um lugar mágico, misterioso. Deveria ser protegido, mas parece que nem mesmo a família, dona do lugar, se importa. Triste!

Anônimo disse...

Exatamente, o mais triste é a falta de piedade da família que abandonou o local às moscas.

Unknown disse...

sou apaixonada por histórias antigas, passei pela capela hoje e pesquisei pela história do monumento e descobri que o local onde fica a capela é território do Tasso. ele desembolsou 120 mil para a recuperação da capela. porém ao invés dele iniciar a restauração ele deu o dinheiro para que fizessem isso. resultou que o responsável deixado pelo Tasso comprou uma casa pra ele e nunca foi visto nem a cor do dinheiro e hoje a capela continua em total abandono.

Anônimo disse...

fui para guaramiranga e fui surpreendida por esse monumento na estrada... lindo, misterioso, simplesmente fantástico.

Renato wilson ou renatowcb disse...

Hoje estive lá! Completamente abandonado

Renato wilson ou renatowcb disse...

Hoje estive lá! Completamente abandonado

Unknown disse...

Tivemos, eu e minha mulher, a oportunidade de visitar esta igreja feita com muito amor e saudades.
Pena que está abandonado e infelizmente a mercê de vândalos, irresponsáveis e desrespeitosos. Sua fama de "assombrada" permanece, devido as energias ali existentes.
Energias ali mantidas pelos zombeteiros de plantão, aproveitando as crenças de alguns indivíduos.
Os verdadeiros moradores, esses já se foram para a casa de nosso Pai Maior, estando somente seus invólucros carnais descansando no local.

Bruna disse...

Linda arquitetura! em memória de toda uma História merece cuidados especiais.

Gustavo. disse...

Uma vergonha para o nosso Estado, não se importar com o abandono dessa capela, cadê o órgão responsável por zelar pelo patrimônio histórico e cultural? Incrível como esses medíocres que ocupam os cargos nos órgãos de defesa e proteção do patrimônio histórico e cultural não mexem uma palha, o único interesse deve ser receber seu salário, decorrente de sua improbidade, isto é uma VERGONHA.

Unknown disse...

Ja vi esse local em sonho.
Tive o mesmo umas dez vezes .Nunca tinha chegado a um denominador, a um fundamento.
Ate q nas ultimas vezes se tornou mais longo de modo q vi o fim.
Fui eu e uma mulher q penso q era minha esposa ou coisa assim... assassinados ali.
E a riqueza de detalhes foi tremenda q decorei os locais de uma forma assombrosa.
Tinha uma igreja proximo q alguns meses depois reconheci em uma postagem de um amigo do face.
"Nao tem como confundir uma lateral daquela "
Era aqui mesmo no meu CE.
Podem dizer q era uma encarnação ou qualquer outra coisa.
Mas para mim, foi so um sonho enfadonho .Q sabe Deus de onde veiu...
Só sei de uma coisa pode ser oq for esse lugar ae...
Me causa embrulho no estomago so em v Deuzuliv de ir la.

Unknown disse...

Bela construção, pena que encontra-se abandonada, em total descaso, o Brasil é um país sem memória,aqui não preserva parte da história.

Anônimo disse...

Cheguei a esse site do nada e logo depois essa matéria me chamou atenção, creio que passei pelo lugar há uns 3 anos, e recordei-me, essa história só me causou mais curiosidade sobre os mistérios que essa igreja pode ter

Fátima Garcia disse...

Crisanto Abreu, é só um lugar, que desperta curiosidade pelo inusitado de estar abandonado, quando se percebe que foram empregados muitos recursos na sua construção. abs

Fátima Garcia disse...

Rodrigo Mesquita, acho que o descaso principal é por parte dos proprietários, que abandonaram aquela bela homenagem a um ente querido. Obrigada pela visita, volte sempre. abs

Unknown disse...

Fatima, as informações que obtive deste monumento é de que a conservação dele esta a encargo da prefeitura local. Desconheço a existência dos herdeiros do comendador.
Abraço

Unknown disse...

Embeleza aquela curva com sua beleza e ar de mistério.E sobrevive ali valente pois ao que parece não tem sido cuidada
Com seu merecido valor !

Unknown disse...

Temos parentescos no sobrenome minha vó e meu vô eram desse lugar e tinha uma casa por aí,minha tia já estudou no colégio Maria Imaculada??Estou a procura da minha mãe q me abandonou des de quando nasci...meu padrinho se chamava Felix era prefeito do Pacotí!

Unknown disse...

Boa noite!lendo seu comentário sobre a capela de Donana Arruda, fiquei interessada em saber mais sobre suas impressões do lugar e, naturalmente...sobre seu sonho!Aconteceu novamente, esse ou outro sonho sobre o lugar...? Me desculpe se pareço inoportuna mas esse assunto, capela de Donana Arruda, me interessa bastante! Um abraço!

Unknown disse...

Guaramiranga é um lugar simplesmente incrível. Cada pedacinho daquele lugar tem uma história especial. Lá escrevi um pouco da minha também. Estive lá ontem e hoje já sinto saudades do lugar. A igreja é simplesmente linda, chama a atenção de quem por ela passa, mas infelizmente é como os colegas comentaram, está abandonada. Queria por meio deste comentário pedir aos órgãos responsáveis pela proteção de Guaramiranga que cuidem de cada pedacinho daquele lugar para que as próximas gerações que vier visitar este lugar possam curtir cada detalhe daquele lindo lugar como eu tive o prazer de curtir.

Unknown disse...

Este casal não teve filhos

Ailton Gomes disse...

Encontrei fotos dessa capelinha restaurada em 2020. Veja as fotos no link abaixo:
#capeladonaninha Instagram Posts
https://gramho.com/explore-hashtag/capeladonaninha

Anônimo disse...

QUE MASSA NO MEU CANA STOU FALANDO DE GUARAMIRANGA ENTOU DOCUMENTANDO TODOS OS PONTOS TURISTICO DE GUARAMIRANGA

WILVLOG disse...

https://www.youtube.com/watch?v=o7TE7UBesRk

Unknown disse...

Caramba linda historia,uma arquitetura belissima..Se eu ganhar na loto viajo direto para minha terra natal ceara nome de nova Russas. E vou reconstruir esse patrimonho..Se Deus me ajudasse e eu conseguir ganhar, ja q jogo sempre quem sabe..

Unknown disse...

Seu sonho, nao diz muito sobre o local..Ja mais poderia causar tanto assombro assim.se DonaAninha faleceu apenas de um infarto.foi uma historia de amor, linda..So se voce voltou no tempo. Em vidas passadas aconteceu nesse local a desolva.quem sabe antes dela ter morrido. Voce conseguiu ver o local onde aconteceu suas suporte morta e da sua esposa.

Unknown disse...

Boa noite!
Nunca tinha ouvido falar desse lugar, hj quando li sobre esse lugar, fiquei muito curiosa! Faz um ano mais ou menos, sonhei com esse lugar, e que eu morava nele. Detalhe eu moro Porto Alegre RS.

Anônimo disse...

VC TEM PROBLEMA???

Anônimo disse...

A deterioração, o abandono dessa igreja é uma vergonha não só para a família como também é decepicionoso para o município e de um modo especial é uma vergonha para a igreja católica também saber ali existe um passado cheio de acontecimentos que marcaram a história da capela de donaninha. A igreja católica também tem essa obrigação moral cristã de preservar este legado e o seu nome. Mas, infelizmente onde há ignorância há ausência de respeito a todos os princípios de morais.

Anônimo disse...

Vamos corrigir algumas colocações. Primeiro não é uma igreja, e uma capela erigida em homenagem a Donaninha. O descuido generalizado e de responsabilidade da cidade (ponto turistico), a igreja certamente nem tem nenhuma responsabilidade física, mas quem sabe poderia assumir e organizar a limpeza e reforma. Se todos nós que reclamamos, criticamos, damos pintados e responsabilizamos "os outros " levassemos um tijolo, uma lata de tinta, duas mãos e muito boa vontade, o espaço seria certamente muito mais bonito.
A família quem sabe poderia até ter alguma presenca se os acharem em agum lugar.