segunda-feira, 26 de janeiro de 2015

Igreja de Jesus Crucificado (Capela de Donaninha)


foto de Muhammad Said

Quem passa pela CE-065, no trecho entre Guaramiranga e Pacoti, avista a margem da rodovia, uma velha capela de bela arquitetura, completamente abandonada.  As inúmeras pedras que estão pelas paredes do local informam tratar-se de um templo erguido no início dos anos 40, pelo comendador Ananias Arruda, em memória de sua esposa Ana Custódio dos Santos Arruda. 

Igreja de Jesus Crucificado

Construída por Ananias Arruda, em frente ao lugar, onde na manhã de 19-1-1941, foi chamada ao seio de Deus súbita e inesperadamente, sua querida e inesquecível consorte Donaninha – Ana dos Santos Arruda. Solenemente benta e inaugurada em 19-1-1942 pelo Sr. Arcebispo Metropolitano D. Antônio Lustosa. Com assistência do esposo, filhos, pai, irmãos, cunhados, sobrinhos, primos; do interventor Menezes Pimentel, secretários de Estado, jesuítas, salesianos, salesianas, franciscanos, capuchinhos, franciscanas, lazaristas, irmãs de caridade, associações religiosas, imprensa, grande número de sacerdotes, autoridades, famílias de Pacoti, Baturité, Fortaleza e Saboeiro e grande massa popular, havendo pregação preparatória de 3 dias, missas, grande número de comunhões.  Exéquias de 1° aniversário de falecimento.
------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Ananias Arruda pede a todas as pessoas que visitarem esta igreja, uma prece a Deus pela maior glorificação no céu de sua querida e inesquecível consorte Donaninha dos Santos Arruda.
------------------------------------------------------------------------------------------------------------


Ana dos Santos Arruda

Saudosa consorte de Ananias Arruda
Nasceu – Saboeiro – 31-3-1895
Casou-se – Baturité – 17-9-1911
Faleceu – Pacoti – 19-1-1941
Sepultou-se – Baturité – 20-1-1941
--------------------------------------------------------------------------------
Suas virtudes foram por todos aclamadas após seu trapasse ao céu.
-------------------------------------------------------------------------------- 

A esposa de Ananias Arruda faleceu na manhã do dia 19 de janeiro de 1941, e a capela foi inaugurada um ano depois do falecimento, no dia 19 de janeiro de 1942, em solenidade celebrada pelo então Arcebispo Metropolitano de Fortaleza, Dom Antônio de Almeida Lustosa, na presença de autoridades de Baturité, Pacoti, Saboeiro, e Fortaleza, a exemplo do interventor Menezes Pimentel.

A Capela de Donaninha fica no sitio Arvoredo, município de Pacoti, a cerca de 1 quilômetro da sede. Ana Custódio residia em Baturité e costumava se hospedar no Colégio Instituto Maria Imaculada  em Pacoti, quando sofreu um infarto fulminante falecendo naquele local. 

Muito triste com a partida de sua amada, Ananias Arruda resolveu erguer um monumento para que todos que por ali passassem pudessem lembrar o grande amor que ele sentia por ela. Dessa forma mandou construir a Igreja de Jesus Crucificado réplica da capela que existia na casa onde viviam em Baturité. 




Como se tratava de homem de muita influência, recebeu a visita do arcebispo do Rio de Janeiro e de muitos políticos influentes na inauguração e nos anos que se  seguiram. Durante muitos anos a capela foi palco de romarias e missas.

Com a morte do comendador, em 1980, como o casal não teve filhos, a herança passou para mãos de parentes que abandonaram aquele belo monumento. A Capela contava com algumas imagens de santos que foram retirados após a ação de vândalos e atualmente se encontram em um museu de Baturité.




Pela presença de colunas e muros no outro lado da estrada, fica evidente que o imóvel já ocupou um espaço maior do que o que ocupa atualmente. 
Em 2010 foi apresentado um projeto, pela Prefeitura de Pacoti, que contemplava a recuperação do monumento, visando transformá-lo num centro de atração turística. Pela situação atual do imóvel, pode se concluir que a proposta não encontrou o apoio necessário. 

site pesquisado: 
http://api.convenios.gov.br/siconv/dados/proposta/1547476.html
fotos Rodrigo Paiva - jan/2015

20 comentários:

Jardel Belo disse...

Fantástico!

Glaukon Macedo disse...

bela história ! pena que não está recebendo os cuidados que merece.

Anônimo disse...

Uma pena, quando se trata da memória das nossas arquiteturas e cultura,ninguém tem interesse ,ja que não se tem retorno financeiro. Linda história.

Unknown disse...

Linda contrução e associada a hitória, fica mais linda ainda.O governo do estado bem que poderia, olhar com mais carinho pra essa obra. quem sabe o IPHAN, não se interessaria??

Elvinha disse...

Só um detalhe... Visitei o Museu do Comendador Ananias Arruda, pesquisei sobre a história do casal e do local, me foi confirmado por quem toma de conta do museu (familiares) que a senhora Donaninha (Ana Arruda ) não veio a óbito por meio de um infarto, mas sim de uma Aneurisma Cerebral.

Cleiton Morais disse...

Muito legal, ao passar na frente do monumento fiquei curioso em conhecer a história e agirá conhecendo é fantástico! !!!

Liana Marinho disse...

Populares afirmam que o local é mal assombrado... que motoqueiros que passam sozinhos, sem garupeiro sentem um empurrão, desequilibram e acabam caindo...

guedes disse...

Quando passei por lá a caminho de Pacotio e vi, nem acreditei. Distoa de tudo ali. É linda.

Lucas Alves disse...

Passei essa semana na capela, fiquei triste com o abandono,ele é um monumento histórico e tem uma linda história envolvida, sem falar que é lindo e merece ser restaurado, e ele é sim um ponto turístico, muitas pessoas passam por lá para tirar fotos e olhar o que outrora foi um lindo lugar.

Lucas Alves disse...

Passei essa semana na capela, fiquei triste com o abandono,ele é um monumento histórico e tem uma linda história envolvida, sem falar que é lindo e merece ser restaurado, e ele é sim um ponto turístico, muitas pessoas passam por lá para tirar fotos e olhar o que outrora foi um lindo lugar.

Hulda Barros disse...

Passei por lá hoje. Tudo abandonado. De partir o coração. Como pode ser um povo sem história? ! Lugar lindo, história maravilhosa. O lugar merece ser reconhecido.

Fátima Garcia disse...

considero aquele um lugar mágico, misterioso. Deveria ser protegido, mas parece que nem mesmo a família, dona do lugar, se importa. Triste!

Anderson Fortaleza disse...

Exatamente, o mais triste é a falta de piedade da família que abandonou o local às moscas.

Danna Souza disse...

sou apaixonada por histórias antigas, passei pela capela hoje e pesquisei pela história do monumento e descobri que o local onde fica a capela é território do Tasso. ele desembolsou 120 mil para a recuperação da capela. porém ao invés dele iniciar a restauração ele deu o dinheiro para que fizessem isso. resultou que o responsável deixado pelo Tasso comprou uma casa pra ele e nunca foi visto nem a cor do dinheiro e hoje a capela continua em total abandono.

Anônimo disse...

fui para guaramiranga e fui surpreendida por esse monumento na estrada... lindo, misterioso, simplesmente fantástico.

Renato wilson ou renatowcb disse...

Hoje estive lá! Completamente abandonado

Renato wilson ou renatowcb disse...

Hoje estive lá! Completamente abandonado

Carlos Spinosa disse...

Tivemos, eu e minha mulher, a oportunidade de visitar esta igreja feita com muito amor e saudades.
Pena que está abandonado e infelizmente a mercê de vândalos, irresponsáveis e desrespeitosos. Sua fama de "assombrada" permanece, devido as energias ali existentes.
Energias ali mantidas pelos zombeteiros de plantão, aproveitando as crenças de alguns indivíduos.
Os verdadeiros moradores, esses já se foram para a casa de nosso Pai Maior, estando somente seus invólucros carnais descansando no local.

Bruna disse...

Linda arquitetura! em memória de toda uma História merece cuidados especiais.

Gustavo. disse...

Uma vergonha para o nosso Estado, não se importar com o abandono dessa capela, cadê o órgão responsável por zelar pelo patrimônio histórico e cultural? Incrível como esses medíocres que ocupam os cargos nos órgãos de defesa e proteção do patrimônio histórico e cultural não mexem uma palha, o único interesse deve ser receber seu salário, decorrente de sua improbidade, isto é uma VERGONHA.