sábado, 27 de dezembro de 2014

A Praia de Iracema que o mar carregou


A foto aérea da praia de Iracema da década de 60 tem alguma coisa conhecida. Essa primeira rua paralela ao mar no sentido Leste-Oeste é a Tabajara, aliás, bem visível. Um pouco abaixo se vê o falado Estoril de longas histórias. Na época da guerra foi arrendado a USAF (United State Air Force - Força Aérea dos Estados Unidos) e que recebeu o nome de  USO - United States Office, uma espécie de escritório americano no Ceará. Nas tardes de domingo recebia o mulherio mais alegre de Fortaleza para uma tertúlia dançante com os militares americanos. Ao som de Glen Miller e Tommy Dorsey dizem que muitos casamentos saíram dessas tardes no USO. A casa na foto é perfeitamente identificável de cor branca com 7 janelas olhando para o leste; Depois restaurada, voltou ao nome de Estoril, restaurante e bar para alegria dos boêmios.
Subindo um pouco a direita um espigão entrando para o mar denominado Ponte do Ingleses, construído pelo DNOCS, no entanto aquela obra não foi concluída a qual seria o porto da cidade. Isso na década de 20.
Seguem as oficinas e a UR (Unidade de Recuperação) desse órgão. Antes neste local haviam dois grandes armazéns pertencentes ao Porto que estocavam produtos exportáveis principalmente o algodão já que o Ceará era seu principal produtor e exportador do país. Posteriormente a UR saiu dali para o Pici e no local foi construída a sede da 2a Diretoria Regional do DNOCS que ali funcionou relativamente por poucos anos. Como o quadro de pessoal era pequeno, o restante foi transferido para Administração Central. Sem qualquer função, vazio o prédio foi doado ao Governo do Estado que o demoliu e no local está construindo o Aquário.
Seguindo em frente observa-se um prédio pequeno e isolado, era o Cassino Atlântico de serviço bar e restaurante frequentado principalmente por gente que iam esperar passageiros vindos dos navios. Hoje é apenas um quiosque da INACE. A direita seguindo em direção ao mar aparece o Viaduto Moreira da Rocha (Ponte Metálica), onde era feito o embarque e desembarque de cargas e passageiros.  Segue mais acima o famoso Paredão onde a garotada ia brincar nas suas piscininhas que ele formava nas marés baixas. Essa formação rochosa limitava a área do "Poço da Draga",onde hoje está instalada a INACE -Indústria Naval do Ceará de grande conceito internacional.
Perpendicular à sua Tabajara segue a rua Almirante Tamandaré quase imperceptível na foto mas que dá para destacar um prédio comprido cerca de 80, 90 metros com um andar ocupando a metade do mesmo. Por detrás desse prédio estão 7 cilindros de alumínio que quase com certeza são silos para estocar algum produto pertencente à empresa que talvez seja esse prédio comprido já relatado. Estes silos foram desmanchados e vendidos como sucata.
Finalmente essa foto é histórica e é parte do que foi a mais bela praia de nossa cidade, onde em noites de luar atraiam os namorados pela beleza de seus raios de prata induzindo mil amores ao balanço de seus corações. Seus maravilhosos córregos de água límpida e cristalina não existem mais Os pássaros foram embora, não há mais árvores para instalar seus ninhos.
Os verdejantes e belíssimos coqueirais precisam de areia e não pedra para desenvolver e dar ao homem através de suas folhagens o oxigênio que ele respira. E as jangadas com suas velas brancas saíram com seus bronzeados pescadores atravessaram a linha do horizonte e nunca mais voltaram Adeus querida praia de Iracema que um dia o mar carregou....

crônica de José Vieira de Moura
dez/2014

2 comentários:

Asclléppios disse...

Grande José Baptista Fernandes Bastos Vieira de Moura, o nosso querido primo Zé Vieira de sete costados!!! Feliz 2015, belíssimo texto, bela poesia em prosa! Um abraço aqui do primo Ascléppio.

Fátima Garcia disse...

o José Vieira fez um belo texto, colaboração muito bem vinda