quarta-feira, 28 de outubro de 2009

Fortaleza na 2ª. Guerra: As Bases Americanas do Pici e do Cocorote

vista aérea de Fortaleza na década de 1930 - foto reprodução



Na década de 1940, durante a 2ª. Guerra mundial, Fortaleza abrigou duas bases americanas que serviam de apoio as forças aliadas. Uma base ficava no Pici, local que até aquela data nem era considerado como pertencente ao município de Fortaleza: era uma área com muito espaço verde que abrigava muitos sítios.
A paisagem começou a mudar com a construção de uma base aérea americana no ano de 1941, local escolhido para instalação de um posto de comando com uma pista de pouso de onde partiam aviões para bombardear países inimigos. Havia também uma torre para o pouso de zepelins.
O levantamento da área para a construção da pista do Pici foi iniciado em julho de 1941. O projeto previa uma pista de 500 pés de extensão para permitir o tráfego de aviões de médio porte, além de prestar apoio às aeronaves que patrulhavam o litoral do Nordeste. A pista foi inaugurada em fevereiro de 1942, com apenas 75% de extensão construída, para acolher um avião americano B-17 que estava perdido de sua rota original. A permanência da aeronave em Fortaleza foi de apenas 30 minutos.
Dados da época informam que o sobrevôo da aeronave causou pânico na população local em função das notícias que chegavam da Europa. O temor era causado pela possível participação brasileira na Segunda Guerra Mundial. De fato, o Brasil entrou na guerra em agosto de 1942.
As limitadas dimensões da pista do Pici e o avanço das forças alemãs na Europa e na África levaram os americanos a procurar outro local para a construção de uma nova pista em Fortaleza. A área escolhida foi o bairro Cocorote. Esse novo local permitiu o pouso dos aviões brasileiros estacionados no Alto da Balança. Foi construída ainda uma ampla pista de taxiamento, que facilitou a interligação com a pista do Alto da Balança.
Os trabalhos na base do Cocorote foram iniciados em julho de 1943, enquanto a Base do Pici era ampliada para atender a marinha americana. A Base do Cocorote, situada no mesmo local onde hoje funciona o Aeroporto Internacional Pinto Martins, praticamente só era separada da Base do Pici pela Avenida João Pessoa e um trecho da linha férrea. O acesso à pista do Cocorote pela Avenida João Pessoa era feito pelo Bar Avião, ainda existente na Avenida João Pessoa.
A pista de pouso do Pici ficava no bairro que lhe emprestou o nome, dentro do terreno que hoje pertence à Universidade Federal do Ceará.
Para dar suporte às obras das duas pistas (Pici e Cocorote) os americanos construíram uma fábrica de asfalto no Bairro da Itaoca.

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